Com base na reflexão proposta por Circe Bittencourt (2004) sobre a disciplina de História, discuta a importância de compreender a história como mais do que uma simples matéria escolar.

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Com base na reflexão proposta por Circe Bittencourt (2004) sobre a disciplina de História, discuta a importância de compreender a história como mais do que uma simples matéria escolar.

ATIVIDADE 1 - PED - METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA - 54_2024

 

No Brasil, segundo Schmidt e Cainelli (2004), a trajetória da História como disciplina teve início no Segundo Reinado, a partir do colégio Dom Pedro II, sempre sustentada pelas diferentes concepções e escolas históricas. A República Velha, sob a égide de republicanos, como Rui Barbosa e Benjamin Constant, pretendia um Estado presidido pela “ordem e progresso”, como até hoje lemos em nossa bandeira nacional.

(PAIXÃO, Priscilla Campiolo Manesco. Metodologia do Ensino de História. TEMA: MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS

NOS MÉTODOS DAHISTÓRIA ENQUANTO CIÊNCIA E ESCOLAR. Maringá: Unicesumar, 2021.)

Ao longo das últimas décadas, o ensino de História passou por mudanças significativas, tanto nos conteúdos quanto nas teorias e nas estratégias pedagógicas. No entanto, quando a História é tratada como algo rígido e meramente decorativo, devido à falta de habilidades e conhecimento dos próprios professores para abordar questões de conteúdo e método, os alunos tendem a repetir automaticamente o que lhes é transmitido.

​A História como disciplina, e não apenas como matéria escolar, é um primeiro passo indicado por Circe Bittencourt (2004), em que ocorre uma explanação sobre conceitos. Com base na reflexão proposta por Circe Bittencourt (2004) sobre a disciplina de História, discuta a importância de compreender a história como mais do que uma simples matéria escolar. Em sua resposta, considere o papel da disciplina de História no contexto educacional, explicando como a definição de finalidades, a escolha de conteúdos e a adoção de métodos de ensino adequados contribuem para o processo dinâmico de produção do conhecimento histórico.

 

Orientações:

- Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento frente às questões levantadas.

- Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.

- Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.

- Leia novamente o que escreveu, ampliando as ideias.

- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

- Após finalizado o envio, não será possível alterar a resposta enviada.

- Após o prazo encerrado, não será possível realizar a atividade.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho