A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada.

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada.

A relação entre escola, comunidade e os pais é um importante quesito para a boa qualidade e o bom funcionamento da instituição escolar. Essa relação pode ser construída de modo lento e informal, mas deve ser realizada de forma organizada. Com a sistematização e organização desse processo, os resultados são mais positivos. A gestão democrática vai muito além da participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, ela precisa estar aberta ao diálogo constantemente com a comunidade, proporcionando que os envolvidos diretamente tenham condições de expor suas necessidades. A escola consegue, assim, tornar-se uma unidade social efetiva, sendo possível apenas com a junção da participação da comunidade. Parcerias entre as escolas e a comunidade podem ser formadas, inclusive com a participação de empresas. As empresas podem agir para trazer tutores e palestrantes, fazer doações financeiras, proporcionar capacitações, entre outros. As parcerias que duram e trazem resultados são aquelas recíprocas, em que ambos os lados saem com algum benefício e possuem objetivos e metas bem definidos. É importante que a instituição escolar apresente seus objetivos educacionais, defina suas necessidades, planeje e estruture a forma com que o parceiro deve intervir, sempre acompanhando os resultados alcançados. Quando a parceria entre escola e comunidade é boa, as atividades exercidas serão enriquecedoras na educação dos estudantes.

Com base no período narrado, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A gestão democrática na escola limita-se à participação dos membros da comunidade escolar nas instâncias colegiadas, sem a necessidade de um diálogo contínuo com a comunidade.

Alternativa 2:

Parcerias entre escola e empresas devem ser evitadas, pois podem comprometer a autonomia da instituição escolar e não contribuem para a educação dos estudantes.

Alternativa 3:

A relação entre escola e comunidade não precisa ser sistematizada ou organizada, já que os resultados positivos surgem de interações espontâneas e informais.

Alternativa 4:

Para que a escola se torne uma unidade social efetiva, é fundamental que a gestão esteja aberta ao diálogo com a comunidade, promovendo parcerias e garantindo que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.

Alternativa 5:

A construção de uma relação sólida entre escola e comunidade depende exclusivamente da escola, sem a necessidade de envolver pais ou membros da comunidade em eventos e decisões escolares.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho