No pensamento educacional contemporâneo, muitos autores ganharam força e se tornaram destaque ao definir o conceito da existência humana e o papel que ele desempenha na vida. Três autores são referência nesta concepção: Hegel, Marx e Nietzsche.

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DESCRIÇÃO

No pensamento educacional contemporâneo, muitos autores ganharam força e se tornaram destaque ao definir o conceito da existência humana e o papel que ele desempenha na vida. Três autores são referência nesta concepção: Hegel, Marx e Nietzsche.

No pensamento educacional contemporâneo, muitos autores ganharam força e se tornaram destaque ao definir o conceito da existência humana e o papel que ele desempenha na vida. Três autores são referência nesta concepção: Hegel, Marx e Nietzsche.
O primeiro deles. Hegel, é um pensador alemão do final do Século XVIII e Início do Século XIX. Ele foi um defensor do idealismo e da dialética. Considerava que um determinado objeto de análise, um determinado tema, deve sempre estar vinculado ao momento histórico que é produzido.
O segundo pensador desta lista, Marx, foi discípulo de Hegel, mas divergiu do seu mestre na compreensão dos fatores que determinam a consciência humana. Marx, defensor do materialismo históricos e dialético, criticava as relações de produção da vida material, a economia capitalista e seu sistema de organização social.
Já, o terceiro pensador apresentado, Nietzsche, é um crítico da filosofia moderna. Ele considera que tudo o que a civilização ocidental produziu e fez do conhecimento fracassou. Não conseguimos dar um sentido real a vida humana e geramos uma doutrina autoritária da vida idealizando ou supervalorizando a razão.
Você terá, na sequência, duas afirmações. Você deve analisá-las, compará-las e posteriormente associá-las aos autores (Hegel, Marx e Nietzsche).

Afirmativa I
Devemos considerar que a sociedade capitalista está sustentada nas relações de produção dominadas pela classe burguesa, a qual detém os meios para a produção da vida material. Esta vida que é medida pela mercadoria. Vida que só é possível manter se nos submetermos as relações de produção que tem no assalariamento da mão-de-obra uma de suas características principais. Desta forma, a educação é uma condição criada pelas relações capitalistas e que tem como finalidade garantir a permanência da classe operária como assalariada, submissa a dominação capitalista e, por fim, burguesa.

Afirmativa II
Há um desencantamento com este mundo. O que construímos como a busca de felicidade nesta sociedade é o culto a razão ou uma percepção de submissão as regras que limitam a existência humana. A forma como impomos na educação a visa de mundo para crianças e jovens acaba por condená-los. Eles estão submetidos a uma racionalidade que castra e não realiza o gozo da existência. Da mesma forma, a religião cristã no ocidente prega a espera da morte para a plena realização de existir apostando em uma “suposta” eternidade.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

A segunda afirmação está ligada ao pensamento de Nietzsche. Para ele, devemos romper com a exploração capitalista através da negação da ciência. Quem aposta no conhecimento como condição de superação da realidade está se iludindo, na proporção em que frequenta os templos religiosos cristãos.

Alternativa 2:

As duas afirmações estão ligadas a Hegel, um dos maiores críticos do capitalismo e um opositor do idealismo. O pensador alemão abominava a ideia de que em uma sociedade fundada no assalariamento da mão-de-obra haverá condições de ascensão social ou de felicidade na educação racional que as pessoas recebem.

Alternativa 3:

Enquanto na afirmação I temos o pensamento de Hegel, e sua crítica a massificação dos seres humanos na condição de operários, na segunda afirmação há uma postura de Marx ao considerar que a religiosidade cristã é o ?ópio do povo?. Para Marx há uma fraqueza dos trabalhadores ao acreditarem na educação e na religião.

Alternativa 4:

A primeira afirmação é fundamentada no pensamento de Karl Marx, uma crítica veemente ao capitalismo que limita a condição da classe operária, obrigada a vender a sua força de trabalho. Já, na segunda afirmação, se percebe a concepção de Nietzsche e o niilismo que condenava, criticava os valores da racionalidade e da religiosidade ocidental.

Alternativa 5:

As duas afirmações estão relacionadas ao pensamento de Marx. Enquanto na primeira ele faz uma análise crítica do capitalismo, demonstrando a condição de limitação da classe operária, na segunda ele valoriza a independência de pensamento e o como os seres humanos devem apostar no futuro, seja em uma sociedade perfeita, o comunismo, ou na vida pós-morte pregada pelo cristianismo.

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