Há uma revolução na percepção da educação em Emmanuel Kant (1724-1804). O pensador consegue unir duas concepções, os racionalistas em empiristas, na capacidade humana de aprender através da experiência e racionalidade

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DESCRIÇÃO

Há uma revolução na percepção da educação em Emmanuel Kant (1724-1804). O pensador consegue unir duas concepções, os racionalistas em empiristas, na capacidade humana de aprender através da experiência e racionalidade

Há uma revolução na percepção da educação em Emmanuel Kant (1724-1804). O pensador consegue unir duas concepções, os racionalistas em empiristas, na capacidade humana de aprender através da experiência e racionalidade. Contudo, com uma diferença fundamental, o foco no ser humano como condição de aprendizagem, mas não universal, e sim no potencial particular da compreensão.
O que Kant afirma, é que o ser humano é contaminado pela sua compreensão da realidade, que não é absoluta, suprema, universal. Ao mesmo tempo, o objeto, problema ou questão que se apresenta é vista pelo ser-humano de uma determinada forma particular, nunca se apresenta de maneira pura.
Logo, é impossível desassociar o ser-humano de seu objeto de aprendizado e vice-versa.
Uma educação tem na visão de Kant uma diferença significativa em relação ao que se apresenta na educação tradicional. Porém, qual é esta diferença?

Assinale a alternativa que responde a esta indagação de maneira correta levando em consideração o pensamento kantiano.

Alternativas
Alternativa 1:

Discípulo de Sócrates, Kant defendia uma capacidade de questionar o mundo e permanecer com a questão. A busca da realidade para ele é a contemplação da natureza, da vida, nada mais.

Alternativa 2:

Para Kant, o conhecimento é fruto de uma razão que considera a experiência pela reflexão. Nunca seremos capazes de reproduzir a verdade absoluta, mas devemos nos aproximar ao máximo do que ela expressa.

Alternativa 3:

O pensamento dos alunos deve ser conduzido para que ele seja considerado como uma expressão da verdade, apesar de qualquer conhecimento. Logo, o valor subjetivo, a opinião é mais importante que a razão.

Alternativa 4:

A sabedoria é fruto da reflexão pura. Logo, não se deve considerar a experiência. Nada do que vivemos tem valor. Todo o conhecimento é pura intuição. O que temos sobre o mundo é uma representação superficial da realidade.

Alternativa 5:

Vinculado a uma exigência extrema do saber, a postura kantiana sobre a educação se estabelece valorizando o conhecimento reproduzido. Não há por que questionar aquilo que se aprende, devemos apenas reproduzir, considerava Kant.

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