Por outro lado, a doutrina (carma) religiosa que dá conteúdo a esta rigidez hierárquica é extremamente racional e consistente. Está baseada na doutrina da compensação e na crença, na transmigração do espírito

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DESCRIÇÃO

Por outro lado, a doutrina (carma) religiosa que dá conteúdo a esta rigidez hierárquica é extremamente racional e consistente. Está baseada na doutrina da compensação e na crença, na transmigração do espírito

Sobre as castas da Índia, leia as colocações a seguir:

Texto 1:
Por outro lado, a doutrina (carma) religiosa que dá conteúdo a esta rigidez hierárquica é extremamente racional e consistente. Está baseada na doutrina da compensação e na crença, na transmigração do espírito, respectivamente, carma e samsara (Weber, 1967a: 118). A combinação das duas doutrinas tem o seguinte significado: 1) que os homens estão destinados a uma sequência infinita de vidas e mortes; 2) que cada um é responsável por seu destino subsequente, pois a posição na hierarquia de status é decorrente do comportamento na vida anterior. Isto é, durante uma vida determinada a desigualdade é imutável, mas as oportunidades de nascimento dentro dos status mais altos da hierarquia de castas são iguais para todos e dependem, exclusivamente, do comportamento do interessado na vida anterior.

CARDOSO DE OLIVEIRA, L. R.. Compreensão e Comparação Em Max Weber e Em Louis Dumont: O Sistema de Castas Na Índia. ANUARIO ANTROPOLOGICO/84, Rio de Janeiro, v. 84, p. 66-94, 1985.
Texto 2:
[...] A interdependência das castas é expressa aqui pela existência de direitos complementares, onde os direitos do rei e os direitos do cultivador são apenas os principais elos de uma corrente que às vezes era complexa [...].
DUMONT, Louis. Homo Hierarchicus. Londres: Granada Publishing Limited. 1972, p. 202.
Com base nas informações que ambos os textos apresentam, marque a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A mobilidade entre as castas era não apenas facilitada, como encorajada pela sociedade.

Alternativa 2:

Sem nenhuma lógica, o sistema de castas é pautado na irracionalidade e misticismo ignorante.

Alternativa 3:

O sistema de castas indiano estabelece uma ordem imutável, para a infinita existência da alma daquele indivíduo.

Alternativa 4:

Como forma de pensamento revolucionários, carma e samsara desobrigam a obediência das castas populares para com as castas ricas.

Alternativa 5:

A coesão da sociedade indiana foi propiciada, entre outros fatores, por um pensamento filosófico-religioso, que estabelece obrigações entre as castas.

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