“[...] Akbar não só observou as variações através de toda a Índia, mas também fez tentativas sérias de padronização. Com efeito, tanto o seu movimento abortado de criar um calendário integrado para a Índia, o Tarikh-ilahi, e seus esforços

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DESCRIÇÃO

“[...] Akbar não só observou as variações através de toda a Índia, mas também fez tentativas sérias de padronização. Com efeito, tanto o seu movimento abortado de criar um calendário integrado para a Índia, o Tarikh-ilahi, e seus esforços

Referente às religiões na Índia e sua pluralidade, leia o trecho a seguir:

“[...] Akbar não só observou as variações através de toda a Índia, mas também fez tentativas sérias de padronização. Com efeito, tanto o seu movimento abortado de criar um calendário integrado para a Índia, o Tarikh-ilahi, e seus esforços infrutíferos de ter uma religião sintética, a Din-I lahi, baseada nas diferentes religiões conhecidas na Índia, refletiram busca construtiva por uma unidade abrangente, combinada com um reconhecimento sólido da pluralidade. O reconhecimento da heterogeneidade tem muito a ver com a compreensão de solidariedade qualificada indiana que emerge nestes diversos esforços literários, científicos e políticos. Nem uma concepção homogênea de uma Índia unitária, nem uma visão de segmentos isolados poderia tomar o lugar da ideia de uma Índia pluralista, que estava firmemente estabelecida bem antes de Lord Clive começar a erguer as bases do Raj.”

SEN, Amartya. The Argumentative Indian. Londres, Penguin Books Ltd, 2005, p. 41-42 (tradução de Luiza Costa Lima Corrêa)
Durante a sua história, a sociedade indiana teve várias religiões, e vários de seus reinos e impérios exercitaram, em menor ou maior grau, uma política de tolerância religiosa. Sobre estas políticas religiosas, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Nenhuma das religiões presentes na Índia em sua história surgiram naquele subcontinente.

Alternativa 2:

Devido à essa abertura política, as religiões indianas sempre foram exclusivamente relegadas a segundo plano na sociedade.

Alternativa 3:

As religiões indianas não fazem uso do hibridismo, com cada grupo de religiosos vivendo em sociedade isoladas umas das outras.

Alternativa 4:

Apesar de conquistas islâmicas, essa religião se propagou pela Índia por meio do diálogo e de pregadores, das castas inferiores para as superiores.

Alternativa 5:

A tolerância religiosa, enquanto instituição política, permitiu o comércio, a diplomacia e, para determinados vieses de pensamento, a unidade indiana.

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