
“À medida que os cientistas examinam as carreiras dos seres humanos mais proficientes, em várias atividades, menor parece ser o papel atribuído ao “talento inato” e mais significativo se afigura o contributo da aprendizagem e do treino.
“À medida que os cientistas examinam as carreiras dos seres humanos mais proficientes, em várias atividades, menor parece ser o papel atribuído ao “talento inato” e mais significativo se afigura o contributo da aprendizagem e do treino.
“À medida que os cientistas examinam as carreiras dos seres humanos mais proficientes, em várias atividades, menor parece ser o papel atribuído ao “talento inato” e mais significativo se afigura o contributo da aprendizagem e do treino. De facto, os executantes excepcionais parecem ser beneficiários de “vantagens escondidas”, oportunidades extraordinárias e legados culturais que lhes permitem aprender e trabalhar bastante” (GLADWELL, 2008 apud GARGANTA et al., 2013, p. 200).
GARGANTA, J.; GUILHERME, J.; BARREIRA, D.; BRITO, J.; REBELO, A. Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In: TAVARES, F. (Ed.). Jogos desportivos coletivos: ensinar a jogar. Porto- -PT: Editora FADEUP, 2013. 301 p.
Com base no texto e considerando a discussão acerca dos “capitais futebolísticos” proposta por Damo (2007), assinale a alternativa correta.

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