
MAPA - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2024
MAPA - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2024
MAPA - TOC - SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTO HUMANO - 54_2024
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar, de forma PRÁTICA, os conteúdos aprendidos na nossa disciplina.
Para a realização da atividade, leia o texto a seguir:
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica que afeta tanto crianças quanto adultos, causando desafios significativos em áreas como atenção, controle de impulsos e comportamento hiperativo. Indivíduos com TDAH podem ter dificuldades para manter o foco em tarefas, agir de forma impulsiva e demonstrar inquietação excessiva. Sem o diagnóstico e intervenções adequadas, essas dificuldades podem impactar negativamente a vida acadêmica, social e profissional dos indivíduos afetados.
Compreender o TDAH é fundamental para criar ambientes que promovam o desenvolvimento e o bem-estar das pessoas que vivem com o transtorno. Ao reconhecer as características específicas do TDAH, podemos implementar estratégias eficazes para apoiar essas pessoas em sua vida cotidiana. Esta atividade tem como objetivo aumentar o entendimento sobre o TDAH e explorar maneiras práticas de lidar com os desafios que ele apresenta.
Para a realização desta atividade, considere o case abaixo:
Ana, uma estudante de 15 anos, foi diagnosticada com TDAH. Ela apresenta dificuldades em manter a atenção durante as aulas, o que faz com que muitas vezes perca detalhes importantes das explicações e esqueça de entregar tarefas. Ana também demonstra comportamentos como levantar-se repetidamente durante as aulas e falar fora de hora, interrompendo os colegas. Além disso, ela age tomando decisões rápidas sem considerar as consequências, o que a coloca em situações problemáticas tanto na escola quanto em casa.
Sobre o case, responda o que se pede:
1. Em nossa disciplina estudamos que o TDAH caracteriza-se por três características básicas, conhecidas também como tríade sintomatológica, que se manifestam de maneira desproporcional quando relacionadas à idade e ao nível de desenvolvimento do indivíduo, desta forma apresente quais são estas três características relacionando com o case.
2. Apresente as classificação do TDAH, e suas características.
3. Considerando o caso de Ana, uma estudante de 15 anos diagnosticada com TDAH, que apresenta tais dificuldades quais estratégias podem ser implementadas na sala de aula para ajudar Ana a manter o foco e reduzir a desatenção durante as atividades escolares?
Para realizar o seu MAPA:
- No Studeo, acesse o ambiente da disciplina e faça o download do arquivo "Formulário MAPA", no item "Material da Disciplina", na parte superior direita da tela do seu Studeo.
- De posse desse formulário padrão, leia as informações que constam nele e se lembre de preencher corretamente todas as informações solicitadas.
- Considere as orientações para a atividade MAPA, acessando o link do vídeo orientativo.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o coloque nas normas da ABNT, conforme orientações contidas no próprio "Formulário MAPA" em que você fez o download.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim sendo observe as Normas ABNT.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo da sua atividade respondida no espaço específico da atividade MAPA. Certifique-se de que se trata do arquivo correto da disciplina que está estudando. Depois, clique em "Responder" e em "Finalizar" para efetivar sua participação. Uma vez finalizado, não há como reenviar ou alterar o arquivo enviado.
- Caso fique com alguma dúvida com relação à atividade, entre em contato com o professor mediador.
Bons estudos!
Dúvidas? Entre em contato com a mediação.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


