ATIVIDADE 2 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2024

ATIVIDADE 2 - PED - NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - 53_2024

 

QUESTÃO 1

“A internet, os softwares de busca, as redes sociais possibilitam a todos mergulhar num oceano de dados e informações nunca disponíveis. Como uma commodity, a internet passou a fazer parte da rotina de todos.”

FAVA, R. Educação 3.0. São Paulo: Saraiva, 2014, p. 33.

 

São exemplos de softwares navegadores:

Alternativas

 Alternativa 1 - WhatsApp, Mozilla Firefox e Bing.

 Alternativa 2 - Facebook, Instagram e WhatsApp.

 Alternativa 3 - Internet Explorer, Ópera e Instagram.

 Alternativa 4 - Google Chrome, Internet Explorer e WhatsApp.

 Alternativa 5 - Google Chrome, Microsoft Edge e Mozilla Firefox.

 

QUESTÃO 2

[...] em uma perspectiva mais superficial, o conceito de tecnologia pode ser aplicado a tudo aquilo que, não existindo na natureza, o ser humano inventa para expandir seus poderes, superar suas limitações físicas, tornar seu trabalho mais fácil e a sua vida mais agradável. Além disso, a tecnologia não é apenas instrumento, ferramenta ou equipamento tangível. Ela pode constituir-se por elementos intangíveis, como procedimentos, métodos, técnicas, etc.

VELOSO, R. Tecnologias da informação e da comunicação: desafios e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2011.

 

Considerando o fragmento de texto acima e o material da disciplina, avalie os itens a seguir quanto a serem ou não considerados tecnologia e coloque V para Verdadeiro e F para Falso:

 

  1. a) caneta.
  2. b) cometa.
  3. c) design thinking.
  4. d) agricultura.

 

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 - F, V, V, V.

 Alternativa 2 - F, F, V, V.

 Alternativa 3 - F, V, F, V.

 Alternativa 4 - V, V, F, V.

 Alternativa 5 - V, F, V, V. 

 

QUESTÃO 3

"Pacotes de utilitários ou suítes são programas de computador apresentados em conjunto, que possuem diversas funções e facilidades diferentes, disponibilizados aos usuários. Geralmente, esses pacotes incluem um editor de texto, uma planilha de cálculos, um gerenciador de correio eletrônico, um gerenciador de banco de dados e um aplicativo para efetuar apresentações gráficas".

IDANKAS, Rodney. Informática para concursos. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009, p. 141.

Com base nos estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir e considere V para Verdadeiras e F para Falsas:

 

  1. O WORD é um editor de textos que faz parte do pacote MS OFFICE.
  2. O IMPRESS e o POWERPOINT são programas para apresentação gráfica.

III. As suítes de aplicativos MS OFFICE e LibreOFFICE apresentam programas semelhantes.

  1. O CALC é um programa de planilha eletrônica produzido pela Microsoft.

 

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 - F, V, V, V.

 Alternativa 2 - F, F, V, V.

 Alternativa 3 - F, V, F, V.

 Alternativa 4 - V, V, V, F. 

 Alternativa 5 - V, F, V, V.

 

QUESTÃO 4

O Sistema Operacional (SO) é responsável por fazer a leitura dos hardware para que o dispositivo eletrônico possa funcionar em perfeito estado. Para que um smartphone funcione é necessário além dos dispositivos de um sistema operacional, dentre os mais utilizados são Android e iOS. No computador e notebook não é diferente, além de hardwares é necessário o SO para fazer a leitura e o usuário conseguir utilizá-lo.

Sobre esse assunto, avalie as seguintes afirmações:

 

  1. Windows 7 é considerado Sistema Operacional.
  2. Windows 10 é considerado Sistema Operacional.

III. Ubuntu não é considerado Sistema Operacional.

  1. Chrome OS não é considerado Sistema Operacional.

 

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas. 

 Alternativa 3 - II e III, apenas.

 Alternativa 4 - III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 5

Para implementar uma aprendizagem adaptativa, independentemente do modelo de caracterização individual adotado, deve-se, inicialmente, empregar um instrumento de avaliação para o reconhecimento do estilo do aprendiz. O ambiente de aprendizagem poderá, a partir dos resultados deste levantamento inicial, ser adaptado às necessidades de cada usuário.

BECHARA, J. J. B.; HAGUENAUER, C. J.. Por uma aprendizagem adaptativa baseada na plataforma Moodle. EducaOnline, UFRJ, v. 4, n. 1, 2010.Disponível em: https://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=95. Acesso em: 15 de jun. 2020.

 

Analise as alternativas a seguir e verifique qual delas corresponde a uma Plataforma Adaptativa:

Alternativas

 Alternativa 1 - Khan Academy

 Alternativa 2 - Blackboard

 Alternativa 3 - Studeo

 Alternativa 4 - Proinfo

 Alternativa 5 - Udemy

 

QUESTÃO 6

A plataforma Facebook é uma rede de relacionamentos sociais de interface simples e funcional que abriga perfis de pessoas físicas e jurídicas de forma gratuita. Cada perfil criado passa a integrar uma rede interligada que formam a rede social em si. A plataforma recebe uma gama enorme de usuários todos os dias. O educador tem a possibilidade de optar por uma rede de relacionamentos livre ou formar uma rede mais restrita, como suas turmas de ensino em espaço formal utilizando a plataforma como canal para disseminar informações complementares ao currículo tradicional ou buscar aprofundamento em temas discutidos em sala de aula.

FUMIAN, Amélia Milagres; RODRIGUES, D. C. G. A. O facebook enquanto plataforma de ensino. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 173-182, 2013.

 

Sobre Redes Sociais, leia as assertivas a seguir e considere V para verdadeiro e F para falso:

 

  1. O professor pode utilizar o facebook para tirar dúvida de alunos por meio do chat, considerando que muitos alunos estão conectados nesta plataforma.
  2. Por meio dos compartilhamentos é possível difundir informações e conhecimentos para os alunos, podendo ser feito em uma página do professor ou da disciplina ou até mesmo em um grupo da sala.

III. Após montar o grupo da sala e postar os conteúdos da disciplina, o professor pode divulgar as datas das avaliações por meio da ferramenta: Eventos do Facebook.

  1. A enquete do Facebook é um ótimo recurso para os professores e alunos debaterem sobre um determinado tema, tendo em vista, que na enquete os alunos podem postar comentários, fotos e compartilhar vídeos sobre os assuntos das aulas.

 

As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 - F, V, V, F.

 Alternativa 2 - V, V, V, F. 

 Alternativa 3 - V, F, F, F.

 Alternativa 4 - V, V, F, F.

 Alternativa 5 - V, F, V, V.

 

QUESTÃO 7

Diferentemente de um Blog, a Webquest constitui-se como uma ferramenta de natureza essencialmente didática, criada por Bernie Dodge, professor da Universidade do Estado de San Diego, em 1995.

 

Acerca da Webquest, avalie as seguintes afirmativas:

 

  1. Uma Webquest pode ser entendida como uma proposta metodológica na qual os alunos realizam uma pesquisa orientada na internet.
  2. Na Webquest, os alunos deverão analisar os recursos disponíveis e apresentar de maneira criativa uma solução para determinada situação problema.

III. Geralmente, uma Webquest é constituída por introdução, tarefa, processo, recursos, avaliação e conclusão.

  1. A criação de uma Webquest é um processo demorado e, além disso, requer a utilização de um software específico.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - I e III, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, III e IV, apenas.

 

QUESTÃO 8

A sala de aula está em constante transformação, as mídias digitais começam a substituir os livros físicos presentes nas bibliotecas. Basta um clique para saber o que está acontecendo em qualquer parte do mundo, não precisamos nos deslocar ou aguardar a notícia por vários dias, basta abrir as redes sociais e se conectar. [...] Não podemos admitir que um aluno fique quatro ou cinco horas na sala de aula de forma passiva, sem expressar ou participar do que está sendo exposto. O aluno que está presente no mundo virtual não se satisfaz sem a participação ativa, a proposta não é deixar os livros de lado, mas sim, oferecer outros métodos que envolva o aluno nas práticas de ensino.

JORGE, Welington J.; SILVA, Marcelo J. da. Novas Tecnologias na Educação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020.

 

Sobre as metodologias ativas, avalie as afirmações a seguir e considere V para Verdadeiras e F para Falsas:

 

  1. Nas metodologias ativas, o aluno assume um papel ativo, de protagonista, e o professor um papel de mentor, facilitador, aquele que não dá respostas prontas, mas que aponta o caminho a ser seguido.
  2. Graças à internet, as informações estão disponíveis e a um clique de distância do aluno, o que faz com que o docente tenha que se reinventar para propor atividades que engajem mais os estudantes na aprendizagem.

III. Diante desse cenário cada vez mais digital, os livros físicos perderam a sua importância, e cabe ao professor escolher os e-books que mais se adaptem aos dispositivos móveis.

  1. Em contraposição ao modelo tradicional de ensino, as metodologias ativas propõem um repensar da sala de aula e da educação como um todo, e o uso de diferentes estratégias para promover o engajamento e participação do aluno.

 

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 - F, V, V, V.

 Alternativa 2 - F, F, V, V.

 Alternativa 3 - F, V, F, V.

 Alternativa 4 - V, V, F, V.

 Alternativa 5 - V, F, V, V.

 

QUESTÃO 9

“Os aplicativos desenvolvidos pela Google permitem aos seus utilizadores o desenvolvimento de várias competências em diferentes níveis, tais como: a escrita online (pessoal ou colaborativa), o estímulo visual por imagens e por fim o auditivo através da gravação e reprodução de arquivos em formato de som. Estes recursos são gratuitos e encontram-se à disposição do professor e dos alunos através da Internet. A variedade de ferramentas que a Google oferece é tamanha que permite aos utilizadores realizarem praticamente todas as atividades de criação, edição, gravação, divulgação e armazenamento de arquivos diretamente a partir da Web. Estas funcionalidades agregadas à criatividade do professor poderão potencializar diversas estratégias didáticas em sala de aula.”

BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google educacional: utilizando ferramentas web 2.0 em sala de aula. Paidei@ - Revista Científica de Educação a Distância. ISSN 1 983-2664. Volume 5- no 1-janeiro/abril de 2011. Disponível em: <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/163>. Acesso em 28 dez. 2022.

 

Considerando este fragmento de texto, e o conteúdo da disciplina, podemos afirmar que a alternativa que inclui ferramenta Google de escrita pessoal ou colaborativa é:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Google Expeditions.

 Alternativa 2 - Google Cardboard.

 Alternativa 3 - OneDrive.

 Alternativa 4 - Apresentações Google.

 Alternativa 5 - Google Arts&amp;Culture.

 

QUESTÃO 10

Esta metodologia “fundamenta-se em princípios educacionais e em resultados da pesquisa em ciência cognitiva, os quais mostram que a aprendizagem não é um processo de recepção passiva e acumulação de informações, mas de construção de conhecimentos. Para que informações se tornem conhecimento é preciso ativar conceitos e estruturas cognitivas existentes a respeito do assunto, permitir aos alunos que as elaborem e as ressignifiquem”.

DE CAMARGO RIBEIROA, Luis Roberto. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

Com base nos estudos da disciplina, o trecho acima se refere a:

Alternativas

 Alternativa 1 - Aprendizagem Baseada em Resultados

 Alternativa 2 - Aprendizagem Baseada em Respostas

 Alternativa 3 - Aprendizagem Baseada em Problemas

 Alternativa 4 - Aprendizagem Baseada em Ideias

 Alternativa 5 - Aprendizagem Baseada em Casos

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho