ATIVIDADE 3 – PED – LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 53_2024

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DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 3 – PED – LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 53_2024

ATIVIDADE 3 – PED – LINGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 53_2024

 

QUESTÃO 1

"Ler não é ver o que está escrito, nem tampouco lhe atribuir uma versão oral. Quem ousaria dizer que sabe ler em latim só porque sabe pronunciar as frases que lhe são apresentadas? Ler é ser questionado pelo mundo e por si mesmo, é saber que certas respostas podem ser encontradas na produção escrita, é poder ter acesso ao escrito, é construir uma resposta que entrelace informações novas àquelas que já se possuía" (Maria, 2008, p. 21).

Fonte: MARIA, L. de. Leitura & colheita: livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2008.

 

Após ler o excerto, é possível afirmar sobre a importância da leitura que:

Alternativas

 Alternativa 1 - É uma habilidade simples e por isso deve ser aprendida com a família.

 Alternativa 2 - É uma habilidade fundamental para o desenvolvimento humano. 

Alternativa 3 - É uma habilidade que compete exclusivamente a escola.

 Alternativa 4 - É uma habilidade dissociada de outras práticas comunicativas.

 Alternativa 5 - É uma habilidade que se fundamenta na gramática normativa.

 

QUESTÃO 2

“Considera que a leitura e a escrita apareçam como objetivos prioritários da Educação Fundamental. Espera-se que no final dessa etapa, os alunos possam ler textos adequados para sua idade de forma autônoma e utilizar os recursos ao seu alcance" (Sole, 1998, p. 34).

 

Fonte: SOLE, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artemed, 1998, p.34.

 

Após ler o excerto, fica evidente que a escola deve ter o compromisso com o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos, isso se justifica, pois:

 

  1. Essas habilidades só são utilizadas na escola, por isso elas devem desenvolvidas nesse ambiente.
  2. É parte fundamental da habilidade humana usar práticas de leitura e escrita para comunicar-se.

III. Como o uso da leitura e escrita restringe-se ao uso escolar, é lá que devem ser estimuladas.

  1. Mesmo sendo habilidades distintas, ambas fazem parte de necessidade humana de comunicação e interação.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - III, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - II e IV, apenas. Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

 

QUESTÃO 3

“Se considerarmos que ler e produzir textos significa produzir sentido e que isso só é possível no confronto com o outro, com o diferente, com as múltiplas vozes que nos constituem e que nos transformam em estranhos para nós mesmos; que ler e produzir textos significa também nos inserir numa dada formação discursiva, conhecendo a regra de seu jogo então, compreenderemos por que a escola não está formando leitores nem produtores de texto, mas apenas artífices da reprodução e da passividade, silenciando a uns e a outros, naturalizando as construções que servem apenas a interesses escusos" (Coracini, 2002, p. 264).

Fonte: CORACINI, M. J. R. F. et al. Leitura: decodificação, processo discursivo...?. In: CORACINI, M. J.R. (Org.). O jogo Discursivo na Aula de Leitura. Língua Materna e Língua Estrangeira. São Paulo: Pontes, 2002.

 

Após ler o excerto e compreender a importância de formar leitores críticos e bons produtores de texto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I- O processo de comunicação humana é dinâmico, interativo e com múltiplas possibilidades de sentido, uma vez que ler e escrever são funções básicas da interação social.

 

PORQUE

 

II- A construção social do indivíduo se faz na interação com o outro e na produção de sentido por meio da leitura e escrita do mundo, evidenciando a importância de uma formação discursiva ampla e competente.

 

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 4

Muitas vezes, com pressa e sem paciência redigimos um texto, porém não fazemos uma revisão adequada dele, deixando, assim, exemplos supérfluos, informações em excesso, erros gramaticais e etc. A revisão textual é parte fundamental no processo de escrita de um bom texto, independentemente do gênero textual e temática escolhidos.

 

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

  1. Todos nós estamos sujeitos a cometer erros no momento da produção textual.

 

PORQUE

 

  1. Ao produzir um texto nos prendemos à mensagem e os erros gramaticais passam despercebidos.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.<br/>  

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.<br/>  

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.<br/>  

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.<br/>  

 

QUESTÃO 5

Pensamento que se constrói sobre a informação visual impressa, pensamento que é alimentado e dirigido pela escrita. O ato de construir sentido a partir do texto impresso é pôr em exercício o pensamento, interagindo com o texto, interagindo com o autor do texto. O envolvimento emocional do leitor com a experiência da leitura é o mesmo que se pode ter em qualquer tipo de experiência e, da mesma forma, dela extraímos sempre algum aprendizado (Maria, 2008).

Fonte: MARIA, L. de. Leitura e colheita: livros, leitura e formação de leitores. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 24-25.

 

Após ler o excerto e compreender a importância da leitura, é possível afirmar que:

 

  1. A formação de um aluno leitor ocorre somente nos anos iniciais da escola.
  2. A habilidade de leitura associa-se a outras habilidades comunicativas.

III. A escola é parte fundamental para a formação de um leitor autônomo e competente.

  1. Só a escola tem a obrigação de desenvolver habilidades comunicacionais na criança.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - III, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas. 

 Alternativa 3 - II e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

 

QUESTÃO 6

A linguagem que aprendemos desde criança é composta de estruturas e organizações que são assimiladas naturalmente por nós sem precisarmos ter um estudo aprofundado da gramática normativa. Muitas vezes, não sabemos os nomes e funções dos termos, mas sabemos usá-los com maestria, isso indica uma função específica da gramática que contrapõe a visão normativa de regras.

 

Analisando essa afirmação podemos dizer que essa concepção está ligada à:

Alternativas

 Alternativa 1 - Gramática descritiva, pois está preocupada em descrever os efeitos das regras.

 Alternativa 2 - Gramática internalizada, pois se constrói nas interações linguísticas.

 Alternativa 3 - Gramática normativa, pois abdica das regras em função do uso.

 Alternativa 4 - Gramática tradicional, pois vincula-se obrigatoriamente às regras.

 Alternativa 5 - Gramática da fala real, pois é a anulação das regras gramaticais.

 

QUESTÃO 7

A concepção que o professor adota de ensino é fundamental para o processo de aprendizagem dos alunos, sendo essencial compreender como as etapas formativas ocorrem. Refletindo sobre isso, uma das concepções é:

“linguagem como expressão do pensamento (desde a tradição gramatical grega até, aproximadamente, meados do século XX, quando começam a figurar os preceitos estruturalistas propostos por Saussure (1916);”

(Gonçalves, Letícia Aparecida de Araújo; Baronas, Joyce Elaine de Almeida. Concepções de linguagem: gramática de língua portuguesa e ensino de língua maternal. Revista Entretextos, Londrina, v.13, nº 02, p. 243 – 265 , jul./dez. 2013).

 

Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:

 

I – Essa concepção evidencia uma prática contemporânea e baseada no princípio do estudo da língua de forma contextualizada e dentro dos possíveis usos pelo falante.

 

PORQUE

 

II – Ao entender que a linguagem provém do pensamento, o que o ser humano pensa, ele expressa da mesma forma e com os mesmos significados.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas. 

 

QUESTÃO 8

As práticas de leitura e escrita na escola são fundamentais para formar um cidadão crítico e com habilidades de interação social, representando um “instrumento de comunicação e expressão, meio de ampliar contatos, de se fazer presente no mundo ou compreendê-lo, enfim, a possibilidade de estabelecer outros canais de interlocução, inserindo-se ativa e criticamente em práticas da sociedade letrada.

(COLELLO, S. M. A escola que (não) ensina a escrever. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.)

Com base nesta informação analise as asserções abaixo:

I – A escrita acadêmica está circunscrita em um contexto específico e por isso exige o desenvolvimento de habilidades argumentativas aprofundadas e direcionadas para sua área de conhecimento específica.

PORQUE

 

II – Há um contexto científico que exige o uso da norma culta, padrões bibliográficos e estruturais que são próprios do ambiente acadêmico.

 

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.  Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 9

“Um compromisso a ser assumido pela escola é o de possibilitar ao aluno a aprendizagem da leitura dos diferentes textos que circulam socialmente. A leitura de jornais, revistas, livros e o contato com o texto, cinema e música alargam os limites da mente e dos possíveis leitores de um mesmo objeto. Aplicar esses limites pode contribuir (embora não garanta) para que a capacidade da escrita também se desenvolva (ortográfica, morfológica e sintaxe) e no conteúdo (ideias de argumentação).”

Fonte: CAFIERO, D. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In Brasil, Secretária de Educação Básica. Língua portuguesa, v. 19, 2010, p.88.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I – O uso dos gêneros textuais em sala de aula enfatiza o uso da gramatica normativa como chave para a aprendizagem da leitura e da escrita.

 

PORQUE

 

II – Ler e escriver são atos mecânicos e dimensionados no nível da regra, por isso é tão importante compreender a gramática para ser um leitor e escritor competente.

A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 10

Monteiro Lobato é um marco divisório na produção literária para crianças no Brasil, pois suas obras registram uma mudança de olhar para o que se produzia para as crianças.

Sobre o autor, analise as afirmativas que seguem:

 

  1. A sua única obra para as crianças é o livro Reinações de Narizinho.
  2. Suas obras uniram o universo popular com o conhecimento clássico.

III. Os personagens de suas obras infantis valorizavam as crianças.

  1. Suas obras consolidam a literatura infantil no Brasil.

 

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - II e III, apenas.

 Alternativa 4 - III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

 

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