ATIVIDADE 2 - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO - 53_2024

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DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO - 53_2024

ATIVIDADE 2 - GQ - NORMAS E PROCESSOS DE CERTIFICAÇÃO - 53_2024

 

QUESTÃO 1

Com a evolução dos conceitos de gestão, houve a necessidade em utilizar algum tipo especial de documentação: os documentos normativos que, para Carvalho e Paladini (2012), consiste em um termo genérico que chamamos, tais como as especificações, regulamentos, relatórios e normas técnicas. Podemos definir norma como sendo um documento estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido, que fornece, para uso comum e repetitivo, regras diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando à obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto conforme o guia ISO/IEC Guia 2 (CARVALHO; PALADINI, 2012, p. 159).


Fonte: Dispoível em: CHATALOV, Renata Cristina de Souza. Normas e Processos de Certificação. Maringá: UniCesumar,2018.

Considerando o texto acima em relação ao uso de Normas nacionais e internacionais avalie as afirmações a seguir..

  1. Na prática, a normalização está presente no nosso cotidiano desde a fabricação de produtos, melhoria da qualidade de vida por meio de normas referentes à saúde, segurança e proteção do meio ambiente;
    II. Essas normas podem ser internacionais (normas ISO), regionais (como, por exemplo, normas do Mercosul) e nacionais (normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT). Além destas, temos, também, documentos normativos utilizados, tais como relatórios e especificações técnicas.
    III. A normalização, de uma maneira geral, é executada com organismos e que tem a participação de interessados no assunto, que objetiva a elaboração, aprovação e, também, a divulgação das normas.
    IV. Quanto mais abrangente, eficaz e estruturado for o sistema de normalização, mais ele pode apoiar o desenvolvimento da qualidade em determinado setor, seja pela exigência de padrões mínimos de projeto, execução e avaliação durante o desenvolvimento e uso de produtos e serviços, deixando para empresas e profissionais capacitados as decisões que estariam acima do padrão mínimo de qualidade que é estabelecido pelas normas .

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - II e III, apenas

 Alternativa 2 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 3 - I, II e IV, apenas

 Alternativa 4 - II, III, IV, apenas

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 2

De acordo com ABNT (2021, [s.p.]), normalização é um processo que formula e aplica regras para solução ou prevenção de problemas, com participação de partes interessadas, e que contribui para a promoção da economia global, e consiste na elaboração, difusão e implementação de normas. Para estabelecer essas regras, é utilizada tecnologia com instrumento que estabelece condições para que o produto ou processo atenda à finalidade a que se destina, preservando, também, a segurança.

Fonte: Disponível em: SCHIPFER, Caroline Wolf Trentini; BATISTA, Maurilio José. Normas e Processos de Certificação. Maringá: UniCesumar, 2022.

 

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - Para que uma norma seja criada, é essencial o consenso e a aprovação de um organismo certificador reconhecido, que vai determinar por meio de regras ou diretrizes os atributos mínimos necessários para o atingimento de um nível de qualidade determinado como adequado para determinado ramo de atuação.<br/>  <br/>  

 Alternativa 2 - Criar normas, é essencial o consenso e a aprovação de um organismo certificador reconhecido, que vai determinar por meio de regras ou diretrizes os atributos mínimos necessários para o atingimento de um nível de qualidade, e a criação de uma norma, pode ser feita apenas para indústrias automotivas.<br/>  

 Alternativa 3 - A criação de uma norma, não necessita de uma aprovação de um organismo certificador reconhecido, pois qualquer organização tem o poder de criar normas, com base na sua estrutura e processos organizacionais.<br/>  

 Alternativa 4 - Não há como criar uma norma, haja visto que o organismo certificador, apenas estrutura normas já existentes e modifica algumas regras, diretrizes e também atributos necessários para atualizações.<br/>  

 Alternativa 5 - Nenhuma das alternativas acima estão corretas

 

QUESTÃO 3

O Sistema Brasileiro de Normalização (SBN), criado no âmbito do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (SINMETRO), tem como órgão máximo o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO). Além dele, faz parte da sua estrutura o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), o Comitê Brasileiro de Normalização (CBN) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme figura apresentada abaixo.

Figura: Estrutura básica do Sistema Brasileiro de Normalização.

Fonte: BATISTA, M. J.; SCHIPFER, C. W. T. Normas e Processos de Certificação. Maringá - PR.: UniCesumar, 2022.

 

Considerando as informações apresentadas acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

  1. Os órgãos e entidade apresentados no texto e ilustrados na figura são chamados de Organizações Nacionais de Normalização.

 

PORQUE

 

  1. São órgãos e entidade criados em âmbito nacional que atuam no Sistema Brasileiro de Normalização.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 4

Para que a sua empresa consiga se sustentar a longo prazo e se manter competitiva no mercado, é imprescindível adotar normas que ajudem a garantir a qualidade de seus processos. Com a concorrência cada vez mais acirrada, a qualidade é um fator determinante para te colocar à frente de seus principais concorrentes no mercado. Nesse sentido, a certificação ISO 9001 pode ser uma grande aliada da sua empresa. Ela atesta que o seu modelo de negócio cumpre uma série de normas e diretrizes internacionalmente reconhecidas para a garantia de uma gestão de qualidade competente.

Fonte: Disponível em: https://www.siteware.com.br/qualidade/iso-9000/. Acesso em: 29 jun 2022.



De acordo com essas informações assinale a alternativa que aborda quais os princípios de gestão que orientam a ISO 9001.

Alternativas

 Alternativa 1 - Foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem por processos, melhoria, decisão baseada em evidência, gestão de relacionamento.

 Alternativa 2 - Liderança, envolvimento das pessoas,inteligência emocional, abordagem de sistema para gestão, melhoria, abordagem factual para a tomada de decisões, relacionamento com fornecedores.

 Alternativa 3 - Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem dos processos, abordagem de sistema para gestão, abordagem factual para a tomada de decisões, habilidade para problemas complexos.

 Alternativa 4 - Foco no cliente, liderança, abordagem dos processos, abordagem de sistema para gestão, melhoria contínua, abordagem factual para a tomada de decisões, empatia, relacionamento com fornecedores,

 Alternativa 5 - Foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas, abordagem dos processos, planeamento estratégico, abordagem de sistema para gestão, melhoria, relacionamento com fornecedores.

 

QUESTÃO 5

Considerando o ambiente organizacional, padronização pode receber diferentes significados, dentre eles o de que é uma uniformização de produtos, serviços, atividades e processos, conduzida por moldes/modelos que representam a melhor forma de execução de um trabalho, sendo considerada uma maneira mais segura e confiável de se atingir a qualidade esperada em, basicamente, três aspectos diferentes.

Fonte: Disponível em: https://www.fm2s.com.br/blog/o-que-e-padronizacao. Acesso em: 18 jun. 2023 (adaptado).

 

Com base no parágrafo acima e nos conhecimentos adquiridos com a disciplina, assinale a alternativa que apresenta quais são os três aspectos diferentes que a padronização pode ser analisada.

Alternativas

 Alternativa 1 - Padronização para a empresa, padronização para o cliente e padronização para o processo.

 Alternativa 2 - Padronização para o sistema, padronização para a atividade e padronização para o modelo.

 Alternativa 3 - Padronização para o colaborador, padronização para serviço e padronização para o departamento.

 Alternativa 4 - Padronização para a execução, padronização para o planejamento e padronização para a estratégia.

 Alternativa 5 - Padronização para a segurança, padronização para a melhoria e padronização para a qualidade.

 

QUESTÃO 6

Na elaboração e implementação de um processo de padronização é importante verificar se o que está sendo apresentado no modelo padrão é relevante e necessário, se trará benefício para a empresa e se o colaborador realmente fará uso da uniformização. Além disso, deve-se verificar se existe algum recurso tecnológico disponível que possa deixar o processo mais rápido e eficiente, já que todos os esforços devem ser utilizados com o objetivo de evitar falhas, otimizar recursos e buscar a satisfação do cliente.

Fonte: Disponível em: SILVA, R. A.; SILVA, O. R. Qualidade, padronização e certificação. Curitiba: Intersaberes, 2017 (adaptado).

 

Considerando o texto apresentado e as características que um padrão deve ter, avalie as afirmações a seguir.

 

  1. Um padrão deve ser claro e simples.
  2. Um padrão deve ser prático e de fácil revisão.

III. Um padrão deve ser escrito com foco em quem vai utiliza-lo.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 7

A execução da Normalização ocorre, de forma sistematizada, com organizações compostas pelas partes interessadas no assunto objeto da normatização e sua função principal é a elaboração, aprovação e divulgação das normas. Dessa forma, a representação dos níveis de normalização costuma ser realizada por meio da figura de uma pirâmide, conforme ilustração abaixo.

Figura: Pirâmide de Normas.

Fonte: Disponível em: https://abracopel.org. Acesso em 20 jun. 2023 (adaptado).

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

 

  1. As normas elaboradas e difundidas em nível internacional são mais exigentes, porque precisam de lei de aprovação.
  2. As normas elaboradas e difundidas em nível nacional não são todas obrigatórias, visto que a adesão é, normalmente, voluntária, variando em função das transações comerciais estabelecidas.

III. As normas elaboradas e difundidas em nível empresarial têm como objetivo servir como orientação para as diversas etapas dos processos.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 8

De acordo com a International Organization for Standardization – ISO, as normas devem ser analisadas por um processo chamado systematic review no máximo a cada cinco anos para determinar se devem ser mantidas, emendadas, revisadas ou descartadas.
Esse processo tem o objetivo de manter as normas atualizadas para que atendam o mercado e as suas partes interessadas, como dirigentes de organizações, gestores da qualidade, provedores de capacitação, consultores e auditores, entre outros.
Além disso, a Norma ISO 9001 é de extrema relevância para uma Gestão de Mudança, visto que essa norma é capaz de unificar uma gestão de crise com a de oportunidades, tornando-se um diferencial para a gestão dos seus processos ou até mesmo de toda a organização.

Disponível em: <https://www.consultoriaiso.org/revisao-da-norma-iso-9001-2015/>. Acesso em: 29 jun 2022.

Em relação à atualização da Norma ISO 9001 avalie as afirmações abaixo.

I- Na versão de 2015, o modelo de SGQ está fortemente baseado nos princípios da qualidade total.
II- Na edição de 2008, o modelo de gestão era estruturado em cinco requisitos: sistema de qualidade; responsabilidade da direção; gestão de recursos; realização do produto; medição, análise e melhoria. Nessa edição, a de 2015, o SGQ passa a ser estruturado em sete requisitos ou macroprocessos (cláusulas de 4 a 10): contexto da organização; liderança; planejamento; suporte; operação; avaliação de desempenho; e melhoria (CARPINETTI; GEROLAMO, 2016).
III- É Além dessas mudanças na terminologia observadas no Quadro 2, outra mudança importante é a adoção do conceito de risco.A noção de risco já estava implícita nos requisitos da ISO 9001, mas somente nesta última edição, 2015, é que o termo foi explicitamente adotado (CARPINETTI; GEROLAMO, 2016).
IV- Em relação à versão de 2008, a última edição, de 2015 não trouxe muitas considerações importantes nas estruturas dos requisitos, foi somente uma necessidade de atualização por se fazer muito tempo que a Norma estava em vigor.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - II e III, apenas.

 Alternativa 2 - I, III e IV, apenas

 Alternativa 3 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 9

Para implementação de normas de sistema de gestão, vimos que o ciclo do PDCA é fundamental para tal aplicabilidade, pois, a partir dele, teremos as etapas de planejamento, ação, resultados e ações corretivas, que irão sempre proporcionar à organização a melhoria contínua.

CHATALOV, Renata Cristina de Souza. Normas e Processos de Certificação. Maringá: UniCesumar,2018.

 

Em relação à aplicação do Ciclo PDCA avalie as afirmações abaixo.

I - O Ciclo PDCA consiste em uma sequência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido;

II - É uma ferramenta de qualidade que auxilia na organização de processo de implementação de melhorias, dando uma diretriz para a condução dos projetos e dos

III - É também utilizada para facilitar a tomada de decisões visando garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência dos estabelecimentos e, embora simples, representa um avanço sem limites para o planejamento eficaz

IV - A empresa deve escolher a etapa que melhor se adapta a sua realidade e diretrizes organizacionais e aplicá-la. Por exemplo, dependendo do ramo de negócio, a empresa deve aplicar somente a etapa do P – planejar, não precisando rodar o ciclo completo para se ter o resultado esperado.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - II e III, apenas.

 Alternativa 2 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 3 - I, II e IV, apenas

 Alternativa 4 - II, III, IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 10

Na versão de 2015, o modelo de SGQ está fortemente baseado nos princípios da qualidade total (CARPINETTI; GEROLAMO, 2016). Para um melhor entendimento sobre o modelo estabelecido pela ISO 9001:2015, vamos abordar os sete princípios de gestão fundamentais para implementação dos requisitos de qualidade estabelecidos pela ISO (ABNT, 2015b), são eles:

1. Foco no cliente;
2. Liderança;
3. Engajamento das pessoas;
4. Abordagem de processo;
5. Melhoria;
7. Gestão de Relacionamento.

Fonte: Disponível em: CHATALOV, Renata Cristina de Souza. Normas e Processos de Certificação. Maringá: UniCesumar,2018.

 

Considerando as informações apresentadas acima, avalie as afirmações a seguir.:

  1. O foco no cliente consiste em identificar e ouvir os clientes. Esse princípio diz que a organização tem que trazer a visão de mercado e de clientes sobre requisitos de produtos e serviços para dentro da organização.
    II. A melhoria contínua é fundamental para o objetivo da redução de não conformidades e de riscos em uma organização. Um método que é utilizado a fim de verificar a melhoria contínua é o ciclo do PDCA
    III. A decisão baseada em evidências consiste no uso de evidências provenientes de observação de fatos e coleta de dados, e é essencial para melhoria contínua.
    IV. A gestão de relacionamento consiste na conquista de um bom relacionamento dos stakeholders. Essa interdependência pode criar uma relação mutuamente benéfica, em que todos melhoram a eficiência e a eficácia de suas operações.

    É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - I e IV apenas.

 Alternativa 4 - I, III e IV, apenas

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

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