ATIVIDADE 2 - EDU - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 53_2024

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DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 2 - EDU - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 53_2024

 

ATIVIDADE 2 - EDU - JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS - 53_2024

 

QUESTÃO 1

Para Huizinga (2000), autor da obra clássica Homo Ludens, o jogo e parte constituinte da cultura do homem. Entretanto, para o autor, o jogo e anterior a própria cultura e essa afirmação dá-se devido ao fato de que até os animais brincam, ou seja, eles não dependeram do homem para que sua atividade lúdica fosse desenvolvida. O jogo não e um fenômeno apenas fisiológico ou psicológico, ele ultrapassa essas esferas.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina, assinale a alternativa que contenha uma característica do jogo de acordo com Kishimoto:

Alternativas

 Alternativa 1 - Seriedade.

 Alternativa 2 - Certeza dos resultados.

 Alternativa 3 - A relevância do processo de brincar.

 Alternativa 4 - A literalidade das ações dentro do jogo.

 Alternativa 5 - A não liberdade de ação dos jogadores.

 

QUESTÃO 2

Nem sempre o direito ao brincar, ou mesmo os direitos das crianças estiveram em pauta. Por muito tempo na nossa história, as crianças eram vistas como seres imaturos, ainda não prontos e sem direitos garantidos pela legislação. Nesse contexto, as crianças também não tinham a proteção necessária para o seu desenvolvimento, como entendemos hoje ser tão necessário.

NATALI, P. M.; COSTA, L. B. B. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá - PR.:Unicesumar, 2022.

Considerando o texto acima analise as afirmativas abaixo:

 

I - O século XX foi um marco, no que se refere a legislação sobre a infância por avanços. Nesse século, reconhece-se que a criança e uma pessoa em condição peculiar de desenvolvimento e que necessita de uma legislação própria para ter seus direitos garantidos.

II – Efetivamente na segunda parte do século XIX que o direito a brincar começa a aparecer nas declarações e legislações. Passando a ser entendido como um direito fundamental pela sociedade.

III - A Convenção Internacional dos Direitos da Criança de 1989 foi um marco na defesa de direitos de crianças e adolescentes.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e III, apenas. 

Alternativa 5 - I, II, III.

QUESTÃO 3

As brincadeiras são fontes de aprendizagem para as crianças. Desde o início da vida, nos primeiros contatos com os pais ou responsáveis se tem interação, e esta interação pode se expressar através de brincadeiras.

MALUF, Â. C. M. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

 

Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina sobre as classificações das brincadeiras analise as afirmativas abaixo:

 

I – As brincadeiras dirigidas, são compreendidas como, brincadeira nas quais as crianças não sabem brincar e que existe uma ideia correta para executar aquela ação.

 

PORQUE

 

II – O objetivo principal ressaltado para essas atividades é o de ensinar a brincadeira, mas não necessariamente o de brincar.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

 

Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 4

A história do brinquedo, do jogo e da brincadeira e tão antiga quanto possamos ter acesso ao registro da história da humanidade. Se tivermos acesso aos museus, podemos identificar objetos que são considerados brinquedos de tempos longínquos como piões, bonecas e bolas, o que nos mostra que muitas manifestações desta natureza se mantem nos tempos e são transmitidas de geração em geração.

NATALI, P. M.; COSTA, L. B. B. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá - PR.:Unicesumar, 2022. 164 p.

Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina, assinale a alternativa que contenha uma atividade lúdica descrita por Ariés (1981):

Alternativas

 Alternativa 1 - Trilha.

 Alternativa 2 - Dama.

 Alternativa 3 - Jogo de malha. 

Alternativa 4 - Jogo de grama.

 Alternativa 5 - Jogo de copiação.

 

QUESTÃO 5

Expressão humana de significados da/na cultura referenciada no brincar consigo, com o outro e com o contexto. Por essa razão, o lúdico reflete as tradições, os valores, os costumes e as contradições presentes em nossa sociedade.

GOMES, C. L. Lúdico. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 141-146.

 

Considerando os seus estudos na disciplinas a respeito do conceito de lúdico analise as asserções abaixo:

 

I – O desenvolvimento da expressão lúdica pode estimular o reforço de estereótipos, de preconceitos entre as pessoas e grupos, bem como pode incitar o diálogo e a reflexão critica.

 

PORQUE

 

II – A compreensão da ludicidade como uma expressão humana que se concretiza em diversas manifestações relaciona-se ao princípio da educação democrática e da participação dos alunos no processo de ensino.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 6

Foram muitos os avanços e mudanças na forma como a lei tratou e hoje trata a infância, porem e ainda imprescindível que professores, pais, políticos, pesquisadores, a sociedade em geral, busquem cada vez mais elementos que levem concretamente a garantia de uma vida mais digna e com desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes.

NATALI, P. M.; COSTA, L. B. B. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Maringá - PR.:Unicesumar, 2022.

Considerando o texto acima analise as afirmativas abaixo:

 

I – Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, previa o direito ao repouso e ao lazer, mas não tratava especificamente da criança, mas sim de todas as pessoas, e nem da expressão do brincar, e sim do lazer.

II – A Convenção Internacional dos Direitos da Criança: estabeleceu para o mundo todo que criança é sujeito de direito e que devem ser disponibilizados mecanismos para essa garantia.

III – O Código de Menores tinha um viés punitivo e não tratava do direito das crianças, e sim sobre encaminhamentos e procedimentos a respeito da criança pobre, órfã ou em conflito com a lei.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III.  

 

QUESTÃO 7

O jogo também e considerado uma atividade voluntaria que nos dispomos a realizar e também se caracteriza pela liberdade. Para o Huizinga, “[...] o jogo não é vida ‘corrente’ nem vida ‘real’. Pelo contrário, trata-se de uma evasão da vida ‘real’ para uma esfera temporária de atividade com orientação própria”.

HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina, assinale a alternativa que contenha uma característica do jogo de acordo com Bruhns:

Alternativas

Alternativa 1 - Espontâneo. 

 Alternativa 2 - Organização.

 Alternativa 3 - Geração de conflitos.

 Alternativa 4 - Aspecto compromissado.

 Alternativa 5 - Relação entre jogo e realidade.

 

QUESTÃO 8

Para ensinar avaliar os conceitos teóricos da Ginástica Rítmica, o professor Felipe decidiu realizar uma competição entre duplas na sala de aula. Funcionando como “passa ou repassa”, o aluno da dupla que alcançasse a garrafa de água na mesa primeiro que o outro, tinha direito de responder à pergunta primeiro. Se errasse passava para a dupla.

 

Essa forma de avaliação foi interessante, porque Felipe se utilizou de uma classificação de brincadeira para ensinar e avaliar os conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta qual é a classificação desse tipo de brincadeira.

Alternativas

 Alternativa 1 - Brincadeira Educacional.

 Alternativa 2 - Brincadeira Pedagógica.

 Alternativa 3 - Brincadeira Recreativa.

 Alternativa 4 - Brincadeira Avaliativa.

 Alternativa 5 - Brincadeira Dirigida.

 

QUESTÃO 9

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 2.

 

Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina sobre as classificações das brincadeiras analise as afirmativas abaixo:

 

I – Brincadeiras livres, partem da ideia de que as crianças não precisam da interferência de adultos para brincarem, em muitos casos, a autonomia a que este tipo de brincadeira está baseado não acompanha uma real compreensão desse sentido.

II – Brincadeira recreativa, são brincadeiras desenvolvidas com as crianças visando a ensinar algum conteúdo escolar. Está relacionada ao fato de que o conteúdo escolar que a criança tem que aprender não e interessante

III – Brincadeira pedagógica, pautada no desenvolvimento de brincadeiras livres e espontâneas para as crianças, normalmente, está relacionada a uma ideia funcional de ocupação do tempo.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas. 

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III.

 

QUESTÃO 10

O jogo supõe, sem dúvida, a vontade de ganhar, pela utilização plena dos recursos e pela exclusão das jogadas proibidas. Mas exige mais: e preciso ser cortes para com o adversário, dar-lhe confiança, por princípio, e combate-lo sem animosidade. E preciso aceitar antecipadamente uma eventual derrota, o azar ou a fatalidade, admitir a derrota sem cólera nem desespero.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens. Lisboa: Cotovia, 1967.

Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina, assinale a alternativa que contenha uma característica do jogo de acordo com Caillois:

Alternativas

 Alternativa 1 - Real.

Alternativa 2 - Incerto. 

 Alternativa 3 - Limitado.

 Alternativa 4 - Produtivo.

 Alternativa 5 - Sem regulamentações.

 

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