ATIVIDADE 3 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 3 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024

ATIVIDADE 3 - BEDU - GINÁSTICA - 53_2024

 

QUESTÃO 1

Segundo Tibeau (1988, essa modalidade possui três características básicas marcantes: movimentos corporais, manuseio de materiais e acompanhamento musical apropriado. Estes elementos então formam uma unidade que fundamenta sua própria existência. Desde essa época, a autora já constatava o costume de se iniciar o trabalho dessa modalidade pelo chamado trabalho a mãos livres, e somente quando os exercícios corporais eram executados corretamente e com a técnica adequada é que se iniciava o trabalho com o manuseio dos materiais.

Fonte: TIBEAU, C. Ensino da Ginástica Rítmica Desportiva pelo método global: Viabilidade e Eficácia. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1988.

CAÇOLA, P. A iniciação esportiva na Ginástica Rítmica. Revista Brasileira de Educação Física, Esporte, Lazer e Dança, v. 2, n. 1, p. 9-15, mar. 2007.

 

A partir das características do excerto do texto, assinale a alternativa que corresponde à modalidade correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - Ginástica Artística.

 Alternativa 2 - Ginástica Rítmica.

 Alternativa 3 - Ginástica Aeróbica.

 Alternativa 4 - Ginástica Para Todos.

 Alternativa 5 - Ginástica de Trampolim.

 

QUESTÃO 2

Temos uma infinidade de aparelhos (oficiais ou não) que podemos utilizar na prática da Ginástica e do circo. No entanto, muitas vezes, o material pode não estar disponível porque tem um custo alto, ou também porque nos locais em que atuam não há espaço apropriado para a sua disposição. Dessa forma, os profissionais querem sempre conhecer algumas alternativas, que possibilitem a iniciação esportiva.

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

A partir do trecho acima, assinale a alternativa correta sobre a construção de materiais:

Alternativas

 Alternativa 1 - A construção de materiais alternativos não compensa, pois, fica mais caro do que comprar o pronto.

 Alternativa 2 - A construção de materiais alternativos não é indicada, pois, não é fácil de se encontrar os materiais para construção.

 Alternativa 3 - A construção de materiais alternativos atrapalha na formação das crianças, pois, desvaloriza o material fabricado pela indústria.<br/>  

 Alternativa 4 - A construção de materiais alternativos não é necessária, pois, sempre temos os materiais oficiais disponíveis em nosso local de trabalho.<br/>  

 Alternativa 5 - A construção de materiais alternativos é importante, visando a aprendizagem que a confecção de um material pode proporcionar, além da valorização que muitas vezes se tem mais para o que é feito e não comprado.

 

QUESTÃO 3

De acordo com Fiorin-Fuglsang e Paoliello (2008), a Ginástica para Todos (GPT), é uma modalidade que resgata a Ginástica do passado, praticada em busca de prazer, alegria e sem a preocupação com desempenhos ou recordes. O fato de ser uma modalidade não competitiva permite que esta seja mais abrangente em relação aos seus praticantes, que buscam na ginástica viver com melhor qualidade de vida e aumentar o convívio social.

Fonte: FIORIN-FUGLSANG, C. M.; PAOLIELLO, E. Possíveis relações entre ginástica geral e o lazer. In: PAOLIELLO, E. (Org). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008, p. 97-119.

 

De acordo com o trecho acima e seus conhecimentos sobre a GPT, assinale a alternativa que ressalta os benefícios dessa modalidade.

Alternativas

 Alternativa 1 - A Ginástica para Todos contribui para a saúde, boa forma e bem-estar físico, social, intelectual e psicológico, com foco no divertimento, na atividade física e na amizade.

 Alternativa 2 - A Ginástica para Todos não contribui para a saúde, apenas para a boa forma e bem-estar físico, pois, tem como foco a atividade física.

 Alternativa 3 - A Ginástica para Todos contribui apenas para o social com o foco na amizade, devido à sua característica não competitiva.

 Alternativa 4 - A Ginástica para Todos não contribui para a saúde intelectual e psicológica, pois, ao seu foco não é no divertimento.

 Alternativa 5 - A Ginástica para Todos não possui benefícios.

 

QUESTÃO 4

Observe a imagem:

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

Duas pessoas fazem uma coreografia em um único aparelho, que pode ser o trapézio, tecido ou um quadrante fixo. O portô é o que fica em contato com o aparelho e faz a sustentação para o volante pelas mãos ou pelos pés.

 

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

A partir da imagem e do excerto acima, assinale a alternativa que corresponde ao conteúdo das Acrobacias Aéreas representada:

Alternativas

 Alternativa 1 - Lira.

 Alternativa 2 - Trapézio.

 Alternativa 3 - Corda Indiana.

 Alternativa 4 - Tecido circense.

 Alternativa 5 - Acrobacias em dupla.

 

QUESTÃO 5

Com o passar do tempo e muitas transformações, o circo que conhecemos hoje começa a ser desenvolvido no século XVIII, na Inglaterra, onde havia a presença de apresentações ao ar livre sobre o dorso de cavalos, apresentações essas conhecidas como apresentações equestres.

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

A partir do excerto acima, analise as afirmativas referente ao circo no Brasil:

  1. Todos faziam tudo: vendiam pipoca, se apresentavam, cuidavam para que todos contribuíssem para o desenvolvimento do circo, e esse circo em que a própria família gerava o circo ficou conhecido como circo-família.
  2. Desde o século XVIII tem-se o registro de artistas ambulantes que já executavam números circenses, sendo apontadas referências a essas manifestações dos ciganos;

III. Muitas famílias decidiram ficar por aqui, após virem se apresentar, e foram se organizando, criando relações e fortalecendo laços de sociabilidade.

  1. O circo brasileiro também tem sua contribuição na disseminação de diferentes manifestações artísticas.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 6

Este movimento chama bastante atenção pela sua característica de execução. Para que ele seja feito, o executante precisa ter força, coordenação e controle corporal. O movimento se dá a partir de um impulso realizado com os dois pés, mediante uma pequena flexão das pernas. Ao realizar este impulso para trás, o executante deverá colocar as mãos no solo (de forma rápida e passageira) para já finalizar na posição de pé. Esse movimento é comumente utilizado na Ginástica Artística(GA), Ginástica Acrobática (GACRO), Ginástica Para Todos (GPT) e Atividades Circences.

Fonte: MIRANDA, A. C. M.; NAKASHIMA, F. S.. Ginástica. Maringá- PR: UNICESUMAR, 2018.

 

A partir da descrição acima, assinale o movimento a qual se refere o texto:

Alternativas

 Alternativa 1 - Ponte.

 Alternativa 2 - Oitava.

 Alternativa 3 - Rodante.

 Alternativa 4 - Flick-Flack.

 Alternativa 5 - Reversão para trás.

 

QUESTÃO 7

As formas de andar se caracterizam pelas diferentes maneiras existentes para se deslocar de um ponto a outro. Segundo Peuker (1973, apud MIRANDA, 2023), andar é a execução de um deslocamento, com transferência do peso do corpo de um pé para outro, sem perda de contato com o solo.

Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC: Arqué, 2023.

 

A partir do excerto do texto apresentado po Peuker (1973), analise as afirmativas a seguir:

 

  1. Andar valseado: esse andar é muito parecido com o dançar da valsa. Você dará um passo grande em deslocamento e dois pequenos no mesmo lugar.
  2. Andar em meia ponta ou releve: a ponta do pé toca o solo, descendo para o restante do pé, enquanto isso, o outro pé já vem em ponta para dar continuidade.

III. Andar cruzado: mesma posição dos pés, corpo virado de lado para a direção em que se vai. A cada passo, cruza-se um pé na frente do outro, depois voltar do outro lado.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e II, apenas.

 Alternativa 2 - II e III, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 8

Existem várias denominações dos padrões de movimento a partir de diferentes autores. No entanto, utilizaremos a proposta de Russel e Kinsman (1986 apud NUNOMURA; TSUKAMOTO, 2005). Para os autores, todos os movimentos realizados na Ginástica partem dos Padrões Básicos de Movimento (PBMs).

Fonte: NUNOMURA, M.; TSUKAMOTO, M. H. Fundamentos da ginástica artística. In: NUNOMURA, M.; NISTA-PICOLLO, V. L. (org). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte, 2005.

Um princípio mecânico de um dos PBMs, é a aplicação de força interna ou externa para produzir um deslocamento rápido do CG. Essa força deverá ser de magnitude suficiente, na direção desejada e aplicada a um corpo rígido.

 

Assinale a alternativa do PBM que corresponde a essa definição:

Alternativas

 Alternativa 1 - Saltos.

 Alternativa 2 - Balanços.

 Alternativa 3 - Rotações.

 Alternativa 4 - Aterrissagens.

 Alternativa 5 - Deslocamentos.

 

QUESTÃO 9

Saltar é um movimento no qual os pés perdem o contato com o chão e a permanência no ar é destacada. Quanto a isso, Peuker (1973, apud MIRANDA, 2023) destaca que o salto é composto por três fases. Do ponto de vista da primeira à terceira fase do saltar, podemos executá-lo impulsionando o chão com um pé, descendo para o mesmo pé, para o outro, para os dois, ou largando o chão com dois pés, descendo tanto para os dois pés quanto para um pé só.

Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC : Arqué, 2023.

 

A partir do excerto de texto sugerido por Peuker (1973), assinale a alternativa que corresponde corretamente às fases do salto:

Alternativas

 Alternativa 1 - Permanência no ar e Descida ao solo.

 Alternativa 2 - Saída do chão (impulso) e Descida ao solo.

 Alternativa 3 - Saída do chão (impulso); Giro; Descida ao solo.

 Alternativa 4 - Saída do chão (impulso); Permanência no ar; Descida ao solo.

 Alternativa 5 - Saída do chão (impulso); Movimento estático; Descida ao solo.

 

QUESTÃO 10

Segundo Publio (2005, apud MIRANDA, 2023), “o trabalho de Jahn foi sem dúvida a ‘célula mater’ da Ginástica Olímpica (gymnastique artistique), também denominada Ginástica Artística, Ginástica Desportiva ou Ginástica de solo e de aparelhos”. Para Jahn, caminhar, saltar, lançar e sustentar-se são exercícios gratuitos como o ar e podem ser praticados em qualquer lugar, além do que, isso o Estado pode oferecer a todos – pobres, ricos, classe média, – tendo cada um, sua necessidade.

 

Fonte: MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC : Arqué, 2023.

 

A partir do excerto de texto, analise as afirmativas a seguir:

 

  1. O movimento criado por Jahn era tão forte e buscava tanto um caráter nacional.

PORQUE

 

  1. A palavra gimnasia foi substituída por turnkunst, por considerá-la de origem alemã.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

 Alternativa 4 - A asserção I é proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho