ATIVIDADE 3 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 53_2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 3 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 53_2024

ATIVIDADE 3 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 53_2024

 

QUESTÃO 1

Na década de 80, o modelo esportivista começa a ser muito criticado pelos meios acadêmicos e a Educação Física passa por um período de valorização dos conhecimentos produzidos pela ciência. Nesse momento, rompe-se, ao menos em nível de discurso, com a valorização excessiva do desempenho como objetivo único da escola.

 

Fonte: MALDONADO, Daniel Teixeira; HYPOLITTO, Dinéia; DE ALMEIDA LIMONGELLI, Ana Martha. Conhecimento dos professores de Educação Física sobre abordagens da Educação Física escolar. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 7, n. 3, 2008.

 

Relembrando as abordagens pedagógicas da Educação Física apresentadas no livro da disciplina, assinale a alternativa que apresenta exemplos corretos de teorias pedagógicas:

Alternativas

 Alternativa 1 - Crítico-emancipatória e libertadora.

 Alternativa 2 - Aulas abertas e histórico-crítica.

 Alternativa 3 - Psicomotora e pedagogicista.

 Alternativa 4 - Crítico-superadora e crítico-sistêmica.

 Alternativa 5 - Construtivista e Desenvolvimentista

 

QUESTÃO 2

Considere você, aluno do curso Licenciatura em Educação Física, foi realizar estágio obrigatório na escola com dois professores diferentes e, percebe que a organização das aulas de cada um deles era baseada em abordagens pedagógicas:

Lara, organizava os objetos de conhecimentos através de reflexão pedagógica e em todos os planos de aula estava presente o termo cultura corporal.

Gabriel, contribuía para que os alunos pudessem ser capazes de se manifestarem pela manifestação corporal ou pela linguagem e também incentivava o confronto com a realidade.

Elaborado pelo professor, 2022.

 

As abordagens utilizadas pelos docentes Lara e Gabriel são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - Desenvolvimentista e Aulas abertas.

 Alternativa 2 - Aulas Abertas e crítico-superadora.

 Alternativa 3 - Construtivista e Crítico-emancipatória.

 Alternativa 4 - Desenvolvimentista e construtivista.

 Alternativa 5 - Crítico-superadora e crítico-emancipatória.

 

QUESTÃO 3

A obra mais citada de Elenor Kunz (1994), denominada “Transformação Didático-Pedagógica do Esporte”, apresenta a concepção critico-emancipatória para anunciar e estimular mudanças reais e concretas na concepção de ensino da Educação Física, bem como no conteúdo, no método e nas condições das possibilidades da prática pedagógica.

 

Fonte: TAFFAREL, Celi Zulke; MORSCHBACHER, Marcia. Crítica a teoria crítico-emancipatória: um diálogo com Elenor Kunz a partir do conceito de emancipação humana. Corpus et Scientia, v. 9, n. 1, p. 45-64, 2013.

 

Relembrando os fundamentos propostos por Kunz, avalie o que se propõe a seguir:

 

  1. Ao apresentar o conceito de “crítico-emancipatória”, Kunz delimita a necessidade de emancipação e construção de classes sociais mais igualitárias.
  2. Apresenta o jogo como principal meio e recurso pedagógico e crítico, visto que as bases da abordagem estão direcionadas para Jean Piaget.

III. O autor amplia a necessidade de ensino do esporte com possibilidades críticas, resistindo as estruturas autoritárias.

 

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - III, apenas.

 Alternativa 4 - I e II, apenas.

 Alternativa 5 - II e III, apenas.

 

QUESTÃO 4

Retornando ao início da Concepção Aberta no Ensino da Educação Física escolar brasileira, nota-se que o aluno precisa ocupar a posição central no ensino, sendo ele o “ponto de partida” e, ao mesmo tempo, o ponto central das reflexões didáticas. Nesse sentido, quando o planejamento do professor e, por exemplo, as ideias, experiências prévias ou interesses dos alunos não coincidem, abre-se para o replanejamento da aula ao invés da insistência na imposição da intenção previamente definida pelo educador.

HIRAI, Rodrigo Tetsuo; CARDOSO, Carlos Luiz. Para a compreensão da concepção de “aulas abertas” na Educação Física escolar: orientada no aluno, no processo, na problematização, na comunicação e... Motrivivência, Florianópolis, v. 18, n. 27, 2006.

 

Ao interpretar o enunciado acima e retomar seus conhecimentos adquiridos sobre a Abordagem das Aulas Abertas, avalie as afirmações a seguir com V para verdadeiras e F para falsas:

 

I – Na Abordagem das Aulas Abertas, destaca-se que o planejamento de ensino do professor de Educação Física deve ser estruturado e seguido de forma rígida, sem que hajam modificações no decorrer das aulas.

II – O aluno, dentro da perspectiva das Aulas Abertas, tem papel principal durante a aprendizagem, uma vez que, a estruturação das aulas de Educação Física leva em consideração a sua realidade e seus conhecimentos prévios.

III – Um dos pontos principais da Abordagem das Aulas Abertas é a busca pela autonomia do aluno frente aos conhecimentos da Educação Física escolar, sendo o planejamento do professor uma ação flexível e necessária para o alcance de tal propósito.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 - V, V, V.

 Alternativa 2 - F, V, V.

 Alternativa 3 - F, F, V.

 Alternativa 4 - V, V, F.

 Alternativa 5 - F, V, F.

 

QUESTÃO 5

Lucas é estagiário de Educação Física em uma escola privada e foi acompanhar as aulas do professor de EF nas turmas de ensino fundamental. Ao chegar lá, na primeira semana já conseguiu refletir sobre algumas atitudes presentes nas falas do professor e também na forma em que ele conduzia a aula. Alguns exemplos de falas do docente foram anotados por Lucas:

 

“Pessoal, prestem atenção nos movimentos, os movimentos são indispensáveis”.

“Precisamos relacionar a movimentação com a conexão entre vocês e o mundo”.

“Percebam como o jogo pode ajudar para que vocês aprendam o conteúdo de vôlei”.

 

Considerando as falas do professor, qual abordagem ele utilizava em suas aulas?

Alternativas

 Alternativa 1 - Desenvolvimentista.

 Alternativa 2 - Crítico-emancipatória.

 Alternativa 3 - Crítico-superadora.

 Alternativa 4 - Aulas abertas.

 Alternativa 5 - Construtivista.

 

QUESTÃO 6

A especificidade pedagógica da Educação Física gera enormes discussões, de maneira intensiva, há pelo menos duas décadas. Diferentes respostas têm sido formuladas para tentar encontrar o "caminho" que deve seguir uma prática pedagógica que atenda a todas as necessidades da Educação Física em sua intervenção na sociedade, bem como dê a ela as margens de seu conteúdo. Esses "caminhos" têm sido chamados de abordagens, e se apresentam de maneiras distintas quando se referem ao conteúdo e à identidade da Educação Física, principalmente a aplicada no ambiente escolar.

Fonte: NETTO, A. V. Abordagens pedagógicas em educação física: corpo como objeto e abordagem cultural como conteúdo. Revista Digital, Buenos Aires, p. 1, 2008.

 

Sobre exemplos de autores responsáveis por teorias pedagógicas da Educação Física, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - Maria Montessori e Go Tani.

 Alternativa 2 - Elenor Kunz e Darcy Ribeiro.

 Alternativa 3 - Paulo Freire e Reiner Hildebrandt.

 Alternativa 4 - Carmen Lúcia Soares e Celi Taffarel.

 Alternativa 5 - João Batista Freire e Demerval Saviani.

 

QUESTÃO 7

Durante o estudo, num contexto educacional mais amplo, percebemos que as décadas de 80 e 90 foram cruciais para a educação física. Fruto de longa tradição que evidenciou que a presença da educação física na escola era incômoda tanto para a escola como para aqueles que lidavam com a educação física, a “crise da educação física” lidou com a possibilidade de superar esse mútuo desajeito.

Fonte: HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).


Considerando o texto apresentado e a trajetória histórica da educação física, avalie as afirmações a seguir:

I. Em sua trajetória, a educação física nunca ganhou espaço no ambiente escolar e isso está longe de acontecer.

  1. No conjunto dessas inquietações, os professores de educação física pouco ou quase nada se esforçaram para participar de um modo mais pleno dos planejamentos educacionais e dos processos de gestão das instituições em que atuavam.

III. A saída buscada a partir de muitos debates e com o doloroso exercício de constatar uma história plena de relações sociais e políticas de um campo profissional, dadas a conhecer por meio de livros e análises de diferentes ordens, foi a construção de “tendências” que buscaram construir a “legitimidade pedagógica” da educação física.

  1. Em sua trajetória, a educação física enfrentou uma luta que se deu junto aos demais professores, do mesmo modo que junto aos pais e alunos, com a intenção de mostrar que a educação física na escola deveria ser ensinada, aprendida, avaliada e respeitada por todos envolvidos no mundo escolar pela importância do conhecimento por ela a ser transmitido.
  2. Ao longo da história, nessa construção, buscou-se evidenciar que a educação física era tão importante quanto os demais componentes curriculares, da mesma maneira que os professores de educação física estavam imbuídos das mesmas responsabilidades e condições pedagógico-profissionais para a realização dos objetivos educacionais propostos para a educação básica brasileira.

    É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e IV.

 Alternativa 2 - I, II e III.

 Alternativa 3 - I, II e V.

 Alternativa 4 - III, IV e V.

 Alternativa 5 - II, III, IV e V.

 

QUESTÃO 8

Existem diversas abordagens pedagógicas que orientam a Educação Física escolar. A escolha por uma dessas teorias deve ser feita de acordo com o planejamento e os objetivos das aulas, em específico, se ponderarmos a relevância que o docente de Educação Física tem na formação integral dos alunos, sendo crianças ou adolescentes. Neste sentido, é importante que o professor compreenda quais são os elementos que norteiam cada abordagem.

Elaborado pelo professor, 2022.

Sobre as diversas abordagens pedagógicas, assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - A abordagem crítico-emancipatória defende que os alunos possam contribuir nas escolhas do processo de ensino e aprendizagem, entretanto, não significa permissividade.

 Alternativa 2 - A abordagem construtivista foi elaborada de acordo com ideais do materialismo histórico-dialético de Engels e Marx, no qual, os autores defendiam o ideia de luta de classes.

 Alternativa 3 - A abordagem de aulas abertas corresponde à Educação mais conhecida como ?rola bola?, em que se demonstrava falta de planejamento.

 Alternativa 4 - A abordagem desenvolvimentista visa o desenvolvimento de habilidades motoras e considera os estágios de desenvolvimento.

 Alternativa 5 - A abordagem crítico-superadora, apesar de ser de grande valia em turmas de alunos com bom desempenho, pode ser muito negativa para alunos portadores de necessidades especiais, pois seus objetivos são muito fixos.

 

QUESTÃO 9

A imagem a seguir apresenta a capa da obra de João Batista Freire:

 

Fonte: https://www.amazon.com.br/Educa%C3%A7%C3%A3o-Corpo-Inteiro-S%C3%A9rie-Pensamento/dp/8526276891. Acesso em: 9 set. 2023.

 

Com base nos pressupostos estudados pelo autor, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. Ao considerar as habilidades e o desenvolvimento motor o centro dos interesses e preocupações da Educação Física, Freire inova em sua teoria.

PORQUE

 

  1. São consequência dos aspectos afetivos, sociais e cognitivos. Ademais, o autor organiza as reflexões baseadas nas análises de Piaget.

 

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

 

QUESTÃO 10

Ao lado de muitas discussões, paralelas a um aumento de reflexões estimuladas, sobretudo, por tendências teóricas que assumiam como relevantes à crítica das relações sociais que sustentavam a educação e a educação física em sua história, outra manifestação bastante curiosa vale a pena ser observada: a formação dos professores de educação física. É válido pensarmos as mudanças na formação desses profissionais e entender as transformações que aconteceram no campo da formação dos “professores de educação física”, ou seja, os “licenciados”, os que possuem a “licença” para trabalhar com as práticas corporais nas instituições de educação básica brasileiras.

Fonte: HEROLD JUNIOR, Carlos. Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil. Maringá PR.:Unicesumar, 2018 (adaptado).


A partir do texto apresentado e os caminhos percorridos para que a formação de professores de educação física ocorresse de maneira satisfatória, avalie as afirmações a seguir:

I. Para entender essa manifestação, é importante considerar a importância que passou a ter o esporte nas décadas de 60 e 70.

  1. Essa importância se deu tanto em aspectos econômicos quanto culturais. Se para nossa atualidade o valor das práticas e eventos desportivos para muitos aspectos dessa nossa vida é algo inquestionável, o mesmo não ocorria nas primeiras décadas do século XX.

III. Não se deve esquecer, inclusive, de que, em boa parte daquele século, não era o esporte o conteúdo predominante das aulas de educação física que aconteciam nas escolas. A forma como o esporte foi se tornando o que é hoje culminou no fato de “aulas de educação física” tornarem-se sinônimos dessas práticas.

  1. Historicamente, o ingresso das práticas corporais na escola deu-se por meio da possibilidade dessas práticas serem submetidas ao escrutínio, à avaliação científica. Conforme o peso cultural, econômico e político dos esportes se avoluma, a ciência passa a olhar o esporte como “objeto de estudo”, tornando-o passível de avaliações de diferentes especializações: a fisiologia, a biomecânica, a aprendizagem motora dos gestos técnicos e os impactos das dimensões psicológicas na formação e treinamento dos atletas, aumentando assim a autonomia pedagógica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II e IV, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho