ATIVIDADE 3 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - 53_2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 3 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - 53_2024

ATIVIDADE 3 - GESTÃO E EMPREENDEDORISMO - 53_2024

 

QUESTÃO 1

É amplamente reconhecida a crescente importância da inovação para a competitividade. Esse reconhecimento ocorre de forma intensa tanto no meio acadêmico quanto no meio empresarial. Vários autores já reforçaram a necessidade de as organizações inovarem para obter sucesso sustentável nos mercados em que atuam ou mesmo para reinventar tais mercados.

STEFANOVITZ, J. P.; NAGNO, M. S. Gestão da inovação de produto: proposição de um modelo integrado. Production, v. 24, n. 2, p. 462-476, 2014.

 

Desse modo, a inovação é muito mais que a combinação de conhecimentos já dominados para transformá-los em produtos e serviços novos, ou seja, pode resultar em novos mercados, novos segmentos, não apenas novos produtos ou serviços. Com base nas informações apresentadas no texto, no livro e nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, sobre o modelo utilizado por empresas e acadêmicos para o processo de inovação, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. O modelo é composto por três etapas: busca, seleção e implementação.

 

  1. A etapa da implementação é dividida em quatro fases, como: aquisição, execução, lançamento e sustentação.

 

III. Na etapa de seleção, a empresa deve balancear aspectos de tecnologia e de mercado, precisa estar atenta às novas demandas dos clientes, do mercado e do contexto no qual está inserida, também deve olhar as novas tecnologias que aparecem, pois ela precisa estar atualizada.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 2

O termo empreendedorismo é uma livre tradução que se faz da palavra entrepreneurship, que contém as ideias de iniciativa e inovação. É um termo que implica uma forma de ser, uma concepção de mundo, uma forma de se relacionar. O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas e propostas positivas para si e para os outros. É alguém que prefere seguir caminhos não percorridos, que define a partir do indefinido, acredita que seus atos podem gerar consequências.

SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5. n. 8. p. 150-165, 2017.

 

Pensando em gestão de marketing, quando falamos em “negócios”, estamos nos referindo às atividades necessárias para levantar novas oportunidades comerciais para a empresa, podemos até afirmar que nos referimos aos esforços para “fazer dinheiro novo” para o negócio, vender, entregar e satisfazer os clientes. Diante disso, de acordo com Kotler e Armstrong, é correto afirmar que o, marketing pode ser entendido como sendo o (a).

 

Assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Recurso disponíveis devem ser separados conforme a necessidade do cliente

 Alternativa 2 - Ordenando-se os recursos disponíveis de forma sistêmica no processo visual.

 Alternativa 3 - Qualidade do atributo do processo produtivo que tem por objetivo desenvolver a dinâmica empresarial.

 Alternativa 4 - Garantia de viabilização de excelência na execução de resultados de aprimoramento de tempo e gestão de metas.

 Alternativa 5 - Processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos para capturar seu valor em troca.

 

QUESTÃO 3

A comunicação pode ser definida como a transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor, e que ambos a compreendam da mesma forma. No caso do marketing, os profissionais da área esperam dos receptores (potenciais clientes), a resposta como aquisição do produto. Para esse resultado acontecer, o cliente precisa ser influenciado de diferentes formas, e há um modelo, chamado AIDA, para que essa influência resulte na ação do cliente ao final das etapas.

BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Gestão e Empreendedorismo. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Adaptado.

Considerando o texto acima, e as fases do modelo AINDA, avalie as afirmações abaixo.

  1. A primeira fase é a ação.
  2. O modelo possui quatro fases.

III. As fases do modelo AIDA são: atenção, interesse, desejo e ação.


É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 4

Observar o fenômeno empreendedorismo se traduz em buscar entender o perfil do empreendedor. Quem é ele, o que ele aprende, como se comporta, o que ele faz, que habilidades necessita, como elabora a estratégia de organização. Desse modo, o empreendedor é o indivíduo que, apesar da objetividade, tem uma visão ampla da realidade e busca sempre a inovação com base na aprendizagem contínua.

MACHADO, F. O.; OLIVEIRA, W. W. de.; TORRES FILHO, H. G.; VILELA, A. C. De L. A gestão da qualidade e o papel do empreendedor: estudo de caso em caruaru/PE. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 4, n. 3, p. 103-120, 2010.

 

Nesse sentido, o Sistema 5S é mais que uma ferramenta, é uma filosofia de trabalho, cujo maior objetivo é desenvolver a criatividade e a cooperação visando à melhoria do ambiente de trabalho. Diante do exposto, com as informações contidas no livro e com base no tema gestão de qualidade, sobre o sistema 5S, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. O objetivo do Senso de Autodisciplina é promover no ambiente de trabalho um estado favorável à saúde, num sentido amplo (físico, mental e emocional).

 

  1. Na prática o senso de saúde (Seiketsu) funciona eliminando-se as fontes de perigo, embelezando o local de trabalho e promovendo atividades para a integração

e desenvolvimento social dos funcionários.

 

III. Para o Seiri (Senso de Utilização ou Descarte) os recursos disponíveis devem ser separados conforme a necessidade, a frequência de uso ou a adequação, procurando evitar os excessos, as perdas, os desperdícios e a má utilização.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 5

De acordo com Castro e Neves (2005), vimos que o significado das palavras Marketing e vendas são dissociáveis, pois cada uma tem sua função no processo de captação de clientes, porém, ao mesmo tempo, elas devem trabalhar de maneira integrada e se complementar, para que juntos possam trazer o cliente e o resultado esperado. Mas para podermos chegar neste objetivo algumas etapas precisam ser consideradas.

BLANCO, Thiago Henrique Martinez. Gestão e empreendedorismo - gestão de negócios. Maringá: Unicesumar. 2020. Adaptado.


Observe essas etapas abaixo e ressalte quais são elas:

I - Avaliação das alternativas: uma vez encontrado diversas alternativas viáveis, é necessário comparar as possibilidades que melhor resolve sua dor.

II - Decisão de compra: quando as ponderações são realizadas, é chegado o momento de o potencial cliente decidir e efetivar sua escolha por determinado produto.

III - Busca de informações: quando o potencial cliente passa a considerar que precisa de ajuda, inicia a coleta de informações para levantar possíveis alternativas no mercado.

IV - Reconhecimento da necessidade: antes dessa etapa, o potencial cliente não percebeu um problema (uma dor), não considera que precisa comprar algo, sua situação ainda não é incômoda ou não gera prejuízos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II e IV, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

 

QUESTÃO 6

No ensino de empreendedorismo, o Plano de Negócios, composto por diversos itens complexos de planejamento que podem dificultar o desenvolvimento de ideias de negócios, é a principal ferramenta. Portanto, facilitar o processo de ensino do Plano de Negócios pode contribuir com o desenvolvimento do tema.

 

FERREIRA, F. M.; PINHEIRO, C. R. M. S. Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor. Gestão de Produção, v. 25, n. 4, p. 854-865, 2018.

 

O Plano de Negócio (PN) é uma ferramenta que auxilia um empreendedor e, como afirma, Dolabela: “é uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: para onde ir, como ir mais rapidamente, o que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos. A partir das informações apresentadas no texto e com base nas aulas ministradas pelo professor da disciplina, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. O Plano de Negócios é uma ferramenta que permite ao empreendedor pensar no passado e no presente.

 

  1. Um Plano de Negócio possui uma estrutura rígida e o modelo que encontramos é uma única estrutura.

 

III. Recomenda-se que todo empreendimento deva elaborar um Plano de Negócio (PN), independentemente do porte ou do ramo de atividade, visto que é importante ressaltar que existem diversas utilidades, não só para quem pensa em empreender, mas para aquele que já possui um empreendimento e pretende expandir.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e II, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 7

Chiavenato (2005) considera e conceitua o empreendedor, como alguém capaz de executar uma boa e nova ideia de forma que a mesma ganhe mercado. Somado a isto, o autor afirma que o empreendedor tem em si a sensibilidade para os negócios, capaz de visualizar oportunidades antes dos concorrentes. Por fim, o indivíduo que empreende, tem como resultado a estruturação da ideia de forma sólida e viável.

SANTOS, P. V. S.; PINHEIRO, F. A. O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso. Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 5. n. 8. p. 150-165, 2017.

 

Segundo Sebrae (2020), a análise do DNA para identificação de riscos de doenças e recomendação de tratamentos individualizados se refere a qual tendência de ideia de negócios do segmento de saúde e bem-estar?

Alternativas

 Alternativa 1 - Saúde calibrada.

 Alternativa 2 - Gestão e diagnóstico.

 Alternativa 3 - Marketplace e colaboradores.

 Alternativa 4 - Acesso à informações e relacionamentos.

 Alternativa 5 - Estratificação de categorias de desenvolvimento e modelo de negócios.

 

QUESTÃO 8

Empreendedorismo é um processo de aprendizagem e uma teoria de empreendedorismo requer uma teoria de aprendizagem. Nem tudo que se aprende sobre empreendedorismo é certo ou garante o sucesso de um negócio; afinal, pode-se aprender com erros e os erros de outros empreendedores.

PIETROVSKI, E. F.; SCHENEIDER, E. I.; REIS, D. R.; REIS JUNIOR, D. R. dos. Análise do potencial empreendedor em alunos do ensino superior: aplicação da teoria à prática. Innovar, v. 29, n. 71, p. 25-41, 2019.

Dessa forma, o empreendedorismo se torna possível em função das possibilidades para fazer algo diferente. Por isso, é importante estudar e compreender o que há em volta

do contexto em que vivemos. A partir do texto apresentado e as informações contidas no livro, sobre a formulação da oportunidade negócio, avalie as afirmações abaixo.

 

  1. Mudança econômica é caracterizada pela interação de novos produtos e serviços.

 

  1. Mudança social corresponde ao rápido aumento nos números de mulheres que trabalham fora.

 

III. Mudança tecnológica envolve criação de nova tecnologia para produzir, armazenar e vender.

 

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

 

QUESTÃO 9

O modelo de negócios é a descrição é a criação, entrega e captura de valor, isto é, qual estratégia será implementada. Há nove componentes para se definir um modelo de negócios, de acordo com o Business Model Generation (BMG).

BLANCO, T. H. M. Gestão e Empreendedorismo. Maringá: Unicesumar, 2020.

De acordo com esse texto, analise as afirmativas a seguir:

  1. Em ‘segmentos de clientes’ é determinado o público alvo.
  2. Em ‘proposta de valor’ é definido o preço do bem ou serviço.

III. Em ‘canais’ é planejado toda a logística com os fornecedores.

  1. Em ‘fonte de receitas’ necessita-se pensar em como irá ganhar dinheiro.
  2. Em ‘estrutura de custos’ deve-se ter em mente os fatores que podem causar desperdícios de produção.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e IV.

 Alternativa 2 - I, II e III.

 Alternativa 3 - I, IV e V.

 Alternativa 4 - III, IV e V.

 Alternativa 5 - II, III, IV e V.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho