AE3 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024

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DESCRIÇÃO

AE3 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024

ATIVIDADE 3 - EDU - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - 51/2024

De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12), [...] a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança [...] que ocorrem nas pessoas em consequência de sua participação em uma ampla gama de situações ou atividades educacionais.

Fonte: AMARAL, V. L. Psicologia da educação.
Natal: EDUFRN, 2007.

 

Diante disso e considerando a contribuições de diferentes áreas da psicologia para a Psicologia da Educação, analise as afirmativas:

 

  1. Mesmo dentro da mesma espécie, os sujeitos podem apresentar diferenças, que podem ser verificadas desde o nascimento.
  2. Os testes de inteligência ampliaram o campo teórico da Psicologia da Educação, pois permitiram a medição da inteligência.

III. O movimento psicanalítico contribuiu com o conceito de estágios do desenvolvimento, destacando as peculiaridades da infância, adolescência, vida adulta e velhice.

  1. A Psicologia experimental apresentou a importância da observação e da experimentação, pois por meio desta era possível analisar as diferenças individuais.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - I, II e III, apenas.

 Alternativa 4 - II, III, e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 2

"Freud empregou a palavra 'aparelho' para definir uma organização psíquica dividida em sistemas, ou instâncias psíquicas, com funções específicas, que estão interligadas entre si, ocupando certo lugar na mente. Assim, o modelo tópico designa um "modelo de lugares"; Freud formulou primeiramente a primeira tópica, conhecida como Teoria Topográfica, e posteriormente apresentou a segunda tópica, conhecida como Teoria Estrutural ou Dinâmica" (LIMA, 2010, p.280).

 

LIMA, A. P. O modelo estrutural de Freud e o cérebro: uma proposta de integração entre a psicanálise e a neurofisiologia.

Rev Psiq Clín., Rio de Janeiro, PUC/RJ, v. 37, n. 6, 2010, p.280-287.

 

Considerando esta compreensão da organização psiquíca, analise as afirmativas que seguem e considere V para as verdadeiras e F para as falsas:

 

  1. Os níveis de consciência são id, ego e superego.

 

  1. O Id organiza seus processos de maneira inconsciente.

 

III. O inconsciente pode ser trazido a consciência e facilmente recordado, se for necessário.

 

  1. O conteúdo que não está consciente, mas que pode ser evocado a qualquer momento, está locado no pré-consciente.

 

  1. O objeto da psicanálise é o inconsciente se diferenciando do objeto de estudo da Ciência Psicológica.

 

As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - V, V, V, V, V.

 Alternativa 2 - V, F, V, V, V.

 Alternativa 3 - V, F, V, F, V.

 Alternativa 4 - F, V, F, V, V.

 Alternativa 5 - F, F, V, V, V.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

Segundo Giusta (2013 apud BEM ET AL, 2019, p. 168), “[...] o propósito do behaviorismo é a construção de uma Psicologia baseada no observável, mensurável e fundada em uma concepção materialista que lhe garantisse objetividade. Essa concepção compreende o comportamento como produto do meio ambiente, significando um conjunto de reações aos estímulos advindos do meio que podem ser previsíveis, controlados e modificados".

 

BEM, L. Y. et al. A teoria behaviorista e suas implicações na concepção e prática no contexto escolar. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Sertão de Pernambuco, v. 7, n. 2, p. 166-178, 2019.

 

Em relação à aprendizagem nessa abordagem teórica, assinale a alternativa correta.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - O repertório comportamental do sujeito é construído do zero.

 Alternativa 2 - Para esta teoria, o ensinar abrange a ação do professor, sendo a aprendizagem dependente deste.

 Alternativa 3 - A adaptação do behaviorismo para uma linha de pensamento pedagógico foi nomeada de construtivismo.

 Alternativa 4 - Não cabe a escola o papel de ensinar comportamentos de autocontrole e desenvolver a capacidade de tomada de decisões.

 Alternativa 5 - O professor deve apresentar contingências de reforço, aumentando a possibilidade de o aluno apresentar o comportamento desejado. (Gabarito Oficial)

QUESTÃO 4

A Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, em sua gênese, pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores. São consideradas superiores por se distinguirem dos processos psicológicos elementares como as ações reflexas (ex: sucção do seio da mãe pelo bebê), as associações simples (ex: evitar o contato da mão com o fogo) e as reações automatizadas (ex: movimento da cabeça em direção a um ruído repentino).

Fonte: disponível em: https://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2290-6.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.

 

Sobre a Teoria Histórico-Cultural, analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso:

 

  1. Vygotsky é o principal mentor desta teoria.
  2. Para a Teoria Histórico-Cultural, o social é determinante.

III. A Teoria Histórico-Cultural estuda o desenvolvimento do sujeito e de suas funções psicológicas superiores.

 

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - V, V, V. (Gabarito Oficial)

 Alternativa 2 - V, F, V.

 Alternativa 3 - F, V, V.

 Alternativa 4 - V, F, F

 Alternativa 5 - F, F, F.

QUESTÃO 5

Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação como objeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito de instâncias psicológicas que compõem este sujeito: o psiquismo, a cognição, a "mente", a consciência, a identidade, o self; mas também, as percepções, as interpretações, e uma certa dimensão "intrapsíquica", das emoções, do desejo, do inconsciente o "reino da subjetividade". Implica, portanto, enunciar o "psicológico" objetivando tais instâncias: construindo-as como "realidades psíquicas", universalizando-as, substancializando-as e naturalizando-as, ancorando-as nas objetividades do corpo e da natureza, bem ao estilo do modelo de ciência da época (PRADO FILHO, MARTINS, 2007, p.14).

Fonte: PRADO FILHO, K.; MARTINS, S. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(s). Psicologia & Sociedade., Recife, CFCH – UFPE, v.19, n. 3, dez., 2007.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/NJYycJNvX58WS7RHRssSjjH/?lang=pt. Acesso em: 15 dez. 2022.

 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

  1. A prática pedagógica invoca o professor ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e, com isso, promove por meio da mediação, a apropriação dos instrumentos e signos culturais que vão proporcionar o desenvolvimento do aluno em sua totalidade.

PORQUE

 

  1. O conhecimento científico possibilita ao sujeito satisfazer necessidades que até então não foram identificadas por ele, levando aos outros níveis de desenvolvimento. O professor é essencial neste processo, sendo sua ação repleta de intencionalidade.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 6

Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46).

Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação.

Maringá: Unicesumar, 2021.

O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma preconceituosa e indevida e, muito dessas críticas são, na verdade, críticas à psicologia de Watson e não ao behaviorismo radical de Skinner. O entendimento das diferenças entre os modos idealista e materialista de pensar ajuda a esclarecer a maneira de estudar e compreender o comportamento para o behaviorismo radical.

Fonte: adaptado de: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n3/v23n3a09.pdf.

Acesso em: 19 jan. 2023.

 

Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:

 

  1. O Manifesto Behaviorista, de John Broadus Watson, é de grande importância para a teoria, pois pode ser considerado uma de suas bases.

PORQUE

  1. Muito da teoria desenvolvida por Watson pode ser encontrada ainda no que se conhece por Behaviorismo Radical, apresentado por Skinner, que defende que o comportamento é construído por meio dos processos de variação e seleção.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

A epistemologia genética estuda os mecanismos e processos que levam o sujeito de um estado menor de conhecimento para estados de conhecimentos mais avançados.

 

Observe a imagem:

Figura 1 - Processo de assimilação e acomodação

Fonte: disponível em: https://cursocompletodepedagogia.com/epistemologia-genetica-de-jean-piaget-1896-1980/. Acesso em: 19 jan. 2023.

 

Sobre a epistemologia genética, analise as afirmativas e assinale a correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - De acordo com Piaget, o conhecimento é uma herança hereditária, física ou social.

 Alternativa 2 - Para a epistemologia genética, o conhecimento é prefixado nas relações estabelecidas entre sujeito e objeto.

 Alternativa 3 - A epistemologia genética fez estudos teológicos sobre como ocorre o processo de desenvolvimento da inteligência.

 Alternativa 4 - Buscar como se dá o processo de desenvolvimento da inteligência não possui relações com as estratégias de aprendizado, por isso não é importante para educadores.

 Alternativa 5 - A aprendizagem, para a epistemologia genética Piagetiana, sempre será desencadeada por uma situação de desequilíbrio, em que o sujeito resgata seus esquemas existentes, assimila e acomoda novos conhecimentos. (Gabarito Oficial)

QUESTÃO 8

O bullying sempre existiu ao longo da história humana, porém não recebia muita ênfase como vem acontecendo desde o final do século XX. Os seus primeiros estudos datam dos anos 1970, na Suécia com Olweus, contudo somente nas décadas de 80 e 90 houve um aumento no número de trabalhos sobre esta temática. Inicialmente, não foi dada muita importância às suas pesquisas, mas, em 1983, pesquisando o caso de três meninos noruegueses, na faixa etária entre 10 e 14 anos, após cometerem suicídio, a causa atribuída foram os maus tratos que eles sofreram na escola. Houve a partir de então uma receptividade ao assunto (TARDELLI; LEME, 2012 apud RAMOS, 2019, p. 8).

 

RAMOS, E. A. Bullying no ambiente escolar: como surge e quais são as características de um agressor? Educação, Psicologia e Interfaces., Campo Grande, UFMS, v. 3, n. 1, p. 7-17, jan/abr, 2019.

Considerando esta temática, analise as afirmativas a seguir:

 

I -O bullying é temática suficientemente discutida e aprofundada pelos profissionais da educação.

II - Apenas a vítima de bullying pode apresentar alterações na saúde mental e no processo de aprendizagem.

III - Os agressores também apresentam adulteração em sua saúde mental sendo característico comportamentos que colocam em risco sua integridade física.

IV - Elementos que podem potencializar o Bullying são relações ancoradas no autoritarismo, que não possibilitam o diálogo e promovem a repressão.

 

É correto o que se afirma em:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - III e IV, apenas. (Gabarito Oficial)

 Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

QUESTÃO 9

"A assimilação não se reduz (...) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas estruturas" (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seus alguns elementos do mundo, portanto isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de lado a cada relação existente entre o sujeito e o objeto.

 

Fonte: PÁDUA, G. L. D. de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, [s. l.], n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4627078/mod_resource/content/1/Artigo_A%20epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Jean%20Piaget.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.

 

Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:

  1. Piaget possibilitou a compreensão do desenvolvimento infantil, bem como os seus comportamentos, descrevendo cada estágio do desenvolvimento – da infância à adolescência.

PORQUE

 

  1. Segundo a teoria de Piaget, a escola deve levar em consideração os esquemas de assimilação da criança e partir deles.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

Em 1974, o conceito de burnout surgiu para nomear o esgotamento típico das profissões de cuidado. É geralmente definido como síndrome psicológica decorrente do estresse crônico laboral, composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização/cinismo e baixa realização pessoal.

 

Fonte: disponível em: https://scielosp.org/article/physis/2019.v29n2/e290206/.

Acesso em: 15 dez. 2022.

Com base nas dimensões da Síndrome de Burnout, assinale a afirmativa a qual se caracteriza por essa síndrome.

 

Alternativas

 Alternativa 1 - A Síndrome de Burnout não interfere no processo de ensino-aprendizagem e na relação com o aluno.

 Alternativa 2 - A professora Mariana chega todo dia exausta da escola, reclama que os alunos não pararam um minuto.

 Alternativa 3 - Os pais da turma da professora Rudenildes comentam seu comportamento alienado, fala de assuntos que fogem ao contexto escolar.

 Alternativa 4 - A reclamação da professora Rosemary durante o intervalo é constante, sempre destacando a baixa valorização do trabalho e o salário baixo.

 Alternativa 5 - Professor Mário ligou para a escola novamente, não consegue vir lecionar, isto tem sido uma constante, fala que não vê sentido no seu trabalho.

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