AE3 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

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DESCRIÇÃO

AE3 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

ATIVIDADE 3 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

 

QUESTÃO 1

O Bloqueio é um fundamento que gera um dos pontos mais graciosos do voleibol. É considerada uma habilidade defensiva, que, no entanto, pode se tornar ofensiva, visto que, dependendo das opções técnicas e táticas adotadas pela equipe, que por sua vez considera também o seu oponente, para melhor executar tal fundamento.

CARUZZO, Nayara Malheiros, XAVIER, Robson Florentino, VIEIRA, Suelen Vicente. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá, Unicesumar, 2016.


Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina sobre o fundamento bloqueio, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Para que o bloqueio obtenha sucesso o atleta tem que manter uma sincronização com o adversário, devendo antecipar em bolas lentas e atrasar em bolas rápidas.

 Alternativa 2 - Para executar um bloqueio o jogador deve fazer o movimento em direção a rede e saltar com o corpo de frente para linha de fundo.

 Alternativa 3 - No bloqueio defensivo as mãos invadem o espaço aéreo do adversário, na tentativa de proteger a área da quadra.

 Alternativa 4 - No bloqueio ofensivo as mãos invadem o espaço aéreo do adversário, na tentativa de proteger a área da quadra.

 Alternativa 5 - A função principal do bloqueio é tentar impedir que o saque passe para sua quadra.

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QUESTÃO 2

A proposta dos jogos reduzidos em suas diferentes variações (1x1, 2x2, 3x3, 4x4) evita os exercícios analíticos e faz do jogo um meio de excelência no aprendizado da modalidade voleibol. O minivoleibol, considerando tais argumentos, surge como um método de trabalho que facilita o processo de ensino e aprendizagem dessa modalidade esportiva.

SANTOS, Viviane Miranda dos. O minivôlei como ferramenta para o desenvolvimento psicomotor em crianças de 7 a 10 anos. 2011. Monografia (Especialização em Psicomotricidade), Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2011.

Considerando o fragmento acima e a importância do minivoleibol durante o ensino da modalidade esportiva voleibol, avalie as afirmações a seguir:

I – Os princípios básicos do voleibol, como o toque e a manchete, não são trabalhados no minivoleibol, pois o praticante precisa se sentir livre durante o jogo.
II – O minivoleibol tem como objetivo central exigir do praticante um acúmulo físico e mental, que favoreça a sua inserção na modalidade esportiva voleibol.
III – Ao fornecer possibilidades de adaptação, o minivoleibol pode auxiliar o praticante na compreensão da modalidade de maneira simples e atrativa.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I apenas.

 Alternativa 2 - II apenas.

Alternativa 3 - III apenas.

 Alternativa 4 - II e III apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

QUESTÃO 3

A cortada é o fundamento que finaliza a maioria das ações ofensivas e visa enviar, por meio de um golpe forte, realizado durante um salto, a bola no solo adversário, de forma que, geralmente, encerra o rali. É considerada o gesto técnico mais complexo do voleibol, devido às dificuldades de execução das várias fases em conjunto (coordenação de vários movimentos). As cortadas exigem, para seu domínio, força, velocidade, destreza e precisão e, normalmente, é composta por cinco etapas: deslocamento, chamada, salto, fase aérea e queda.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V.. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá: Unicesumar, 2016.


Considerando o texto anterior e os estudos na disciplina sobre o desempenho do jogador canhoto, analise as afirmativas, a seguir, considerando V para verdadeiro e F para falso.

I - Na fase da chamada da cortada, em que o canhoto deve iniciar com a perna direita a frente, de modo que posicione o ombro esquerdo mais distante da rede.
II - Na fase da chamada da cortada, o canhoto deve iniciar com a perna esquerda à frente, de modo que posicione o ombro direito mais distante da rede.
III - A melhor posição para o ataque do canhoto é a posição 4, na entrada de rede, considerando o ângulo que o jogador terá para realizar o ataque.
IV - Para os canhotos a melhor posição é a 2, na saída de rede, pois recebem a bola levantada da esquerda para a direita.


As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 - V, F, V, F.

 Alternativa 2 - V, V, F, F.

 Alternativa 3 - F, F, V, V.

 Alternativa 4 - F, V, F, F.

 Alternativa 5 - V, F, F, V.

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QUESTÃO 4

Um dos principais fundamentos defensivos no Voleibol é a manchete, que se caracteriza pela união dos dois braços na hora de sua execução. Para facilitar o ensino da manchete, é aconselhável que o professor a divida em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Com base nos estudos realizados na disciplina e diante do trecho acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Não há necessidade de coordenar os movimentos de braços com os movimentos de pernas durante a execução da manchete.

 Alternativa 2 - É importante enfatizar que, na fase de ataque à bola, o(a) aluno(a) deverá flexionar os cotovelos de modo que a bola rebata no antebraço na hora do impacto.

 Alternativa 3 - Na fase de entrada na bola, é importante que o(a) aluno(a) permaneça com os joelhos e cotovelos semiflexionados como no toque de bola por cima, sendo um pé ligeiramente a frente do outro.

 Alternativa 4 - Ao realizar a manchete, após o contato com a bola, no término do movimento, o(a) aluno(a) permanece com os cotovelos estendidos e os braços unidos, podendo ser elevados até a altura aproximadamente dos ombros.

 Alternativa 5 - Na entrada de bola, os cotovelos precisam estar semiestendidos e unidos à frente do corpo, sendo os dedos de uma mão sobrepostos aos da outra, de forma que, ao fechar as mãos, os polegares estarão paralelamente estendidos.

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QUESTÃO 5

A posição de expectativa é a postura adotada pelo aluno que o permita agir prontamente, assim que a situação exigir, em condições ideais de velocidade e qualidade de movimento. Sua importância no contexto do jogo de voleibol se justifica pela imprevisibilidade e rapidez das ações. Quanto mais rápida a resposta a uma situação de jogo, maior a possibilidade de sucesso.

 

BIZZOCCHI, C. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. São Paulo: Manole, 2004


A posição de expectativa, também conhecida como posição básica, deve ser treinada e fazer parte da iniciação até o alto rendimento, assinale a alternativa correta sobre a posição de expectativa.

Alternativas

 Alternativa 1 - Não há como ensinar essa técnica sem os demais fundamentos.

Alternativa 2 - A posição de expectativa pode ser ensinada em conjunto com as técnicas de deslocamento.

 Alternativa 3 - Na posição de expectativa as pernas deverão estar com a articulação glenoumeral estendida.

 Alternativa 4 - Na posição de expectativa os braços deverão estar estendidos para baixo, ao longo do corpo e na lateral.

 Alternativa 5 - Não é necessário ensinar a técnica e corrigir o movimento, pois, no jogo, o aluno irá aprender naturalmente.

QUESTÃO 6

Em jogos de alto nível, o mergulho é um dos recursos defensivos utilizado pelos atletas de Voleibol em defesas mais longas que não permitem a defesa em pé. Essa habilidade é mais uma técnica defensiva, utilizada para defender bolas, cujo ângulo de trajetória, muito rasamente, só permite ao atleta defender mergulhando em sua direção. A partir do que foi trabalhado na disciplina sobre o ensino da técnica do mergulho no Voleibol, analise as afirmações abaixo.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

  1. O professor precisa enfatizar que, para a execução do mergulho, após um deslocamento, o jogador deve se apoiar sobre uma perna, a qual precisa estar com o joelho semiflexionado, para então “mergulhar” em direção a bola.
  2. Acidentes podem acontecer durante a aprendizagem do mergulho. Por isso, é importante que o professor ensine que, antes de amortecer a queda, logo após tocar a bola, o aprendiz deve estender os joelhos e abaixar o queixo, evitando o choque no solo.

III. O “peixinho” é uma técnica muito semelhante ao mergulho. No entanto, sua diferença está na execução do movimento, pois apresenta um ângulo de queda menos acentuado que no mergulho, o que propicia o deslize do corpo no solo sobre o abdômen e não sobre o peito.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I apenas.

 Alternativa 2 - II apenas.

Alternativa 3 - I e III apenas.

 Alternativa 4 - II e III apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

QUESTÃO 7

No voleibol, a manchete é um dos principais fundamentos executados durante uma defesa em pé. Lógico que há necessidade de compreensão que a manchete que é utilizada para esta ação defensiva, difere da manchete executada na recepção de um saque.

CARUZZO, Nayara Malheiros; VIEIRA, Suelen Vicente; XAVIER, Robson Florentino. Esportes coletivos: voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

A partir do fragmento acima e considerando o ensino do fundamento defesa em pé, analise as afirmativas a seguir.

I – No momento de organização do sistema defensivo de uma equipe, os jogadores que estão na linha de defesa precisam adotar uma postura de posição de expectativa alta.
II – Na defesa em pé, nota-se que durante a realização desse fundamento, um dos principais erros de execução é o jogador que defende se posicionar atrás do bloqueio de sua equipe.
III – A execução da manchete, durante a defesa em pé, de preferência, os movimentos de braços são para a lateral direita ou esquerda do jogador que está defendendo e os pés paralelos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I apenas.

 Alternativa 2 - II apenas.

 Alternativa 3 - III apenas.

 Alternativa 4 - II e III apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

Ao observar a dinâmica do jogo de Voleibol, nota-se uma divisão na quadra entre as posições de ataque e as posições de defesa. Tal divisão acontece porque as ações que são executadas pelos atletas em cada zona são diferentes.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando o texto acima e o material da disciplina sobre o posicionamento em quadra e as ações realizadas pelos jogadores de Voleibol, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - O jogador que está na posição 6 da quadra se encontra na zona de defesa e é o responsável pelo saque da equipe.

 Alternativa 2 - Os jogadores que estão nas posições 5, 4 e 3 são os únicos que podem efetuar o bloqueio, pois se encontram na zona de ataque da quadra de Voleibol.

 Alternativa 3 - A zona de defesa no Voleibol é caracterizada pelas posições 5, 6 e 1, as quais ficam no fundo de quadra e são responsáveis pelas ações defensivas da equipe.

 Alternativa 4 - As posições 3, 2 e 1 se encontram dentro da linha dos 3 metros no Voleibol, a qual linha delimita e permite que os jogadores dessas posições fiquem responsáveis pelas ações de ataque da equipe.

 Alternativa 5 - Os jogadores que se encontram na zona de defesa da quadra de Voleibol podem efetuar ataques com a bola acima da borda superior da rede desde antes de rebater a bola eles realizem um salto da linha de 3 metros ou de trás dela.

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QUESTÃO 9

As defesas no voleibol tornam o voleibol mais emocionando, deixando os rally mais longos e disputados. A cada defesa bem-sucedida se inicia uma nova ação de jogo chamada contra-ataque.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R.F.; VIEIRA, S.V. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá – PR, Unicesumar, 2016.


Considerando o texto acima e os estudos sobre os rolamentos como recursos utilizados para a defesa, assinale a alternativa que corresponde as características do rolamento:

Alternativas

 Alternativa 1 - Ação lenta com execução que evita quedas; usado como recurso para o levantamento mais rápido.

 Alternativa 2 - Posição de expectativa baixa, nas pontas dos pés; usado somente como recurso de passe; melhor precisão; evita lesões.

 Alternativa 3 - Posição de expectativa média, somente após a defender executando a manchete; e deslizar no chão com o dorso da mão para cima; voltar a posição inicial.

Alternativa 4 - Posição de expectativa baixa; realizar um afundo lateral; defender ou tentar dar uma manchete; tocar no chão a parte lateral do tronco ou quadril; rolar sobre o tronco e voltar à posição inicial.

 Alternativa 5 - Posição de expectativa alta; realizar um afundo lateral; defender ou tentar dar uma manchete; tocar no chão a parte lateral do tronco; rolar sobre o ombro e voltar à posição inicial de manchete.

QUESTÃO 10

Por se assemelhar com o movimento do smach do tênis, o Saque por Cima ficou conhecido como Saque Tipo Tênis. Trata-se de um saque mais potente que o Saque por Baixo, por causa da velocidade que o braço dominante pode atingir na hora de rebater a bola para a quadra adversária.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Diante do excerto acima e dos conteúdos da disciplina, analise as afirmações:

  1. Uma das formas do saque tipo tênis é o saque com rotação, o qual recebe esse nome pela rotação que é atribuída à bola, por meio da extensão de punho que é realizada no instante do golpe. Esse saque pode ser ensinado a partir de duas fases: fase preparatória e fase de execução.
    II. No saque flutuante, uma variação do saque tipo tênis, a bola percorre uma trajetória sem rotação, após a batida da mão dominante do jogador. Essa ação acontece porque não há flexão de punho na hora do golpe, fazendo com que a bola execute uma trajetória flutuante e irregular.
    III. Na fase de execução do saque com rotação, uma das formas do saque tipo tênis, a bola é lançada com uma das mãos acima da cabeça e os braços são lançados para cima. O braço batedor passa acima da linha dos ombros, em sua máxima amplitude escapuloumeral.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I apenas.

 Alternativa 2 - II apenas.

 Alternativa 3 - I e III apenas.

 Alternativa 4 - II e III apenas.

 Alternativa 5 - I, II e III.

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RESULTADOS

 

 

 

 

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