AE2 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

R$20,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

AE2 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

ATIVIDADE 2 - EDU - ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL - 51/2024

 

QUESTÃO 1

Existem dois tipos de capacidades que podem ser trabalhadas na modalidade voleibol: as capacidades físicas condicionais e as coordenativas, que serão sempre mais complexas na medida em que o nível técnico dos alunos envolvidos aumentar.

GROSSER, M. Capacidades Motoras. Treino Desportivo. 23, 23-32, 1983.


Em relação a esse conteúdo, leia as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta, que aborda o âmbito qualitativo:

I – Força - é a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo por meio da contração dos músculos.
II- Equilíbrio - adquirida por uma combinação de ações musculares que objetiva sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
I II- Resistência - proporciona realizar esforço durante um tempo, com suporte da fadiga e recuperação após pouco tempo da prática.
IV- Velocidade - é a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

 

Alternativas

Alternativa 1 - II, apenas.

 Alternativa 2 - III, apenas.

 Alternativa 3 - I, II e IV, apenas.

 Alternativa 4 - I e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III, IV.

QUESTÃO 2

No voleibol temos a posição de expectativa, que é considerada um dos fundamentos do voleibol de mais simples utilização e ensino, costumeiramente se ensina de modo interligado ao ensino da movimentação pela quadra, em um processo pedagógico único, esse fundamento pode ocorrer de maneira baixa, média ou alta.

CARUZZO, Nayara Malheiros; XAVIER, Robson Florentino; VIEIRA, Suelen Vicente. Esportes Coletivos: Voleibol.2018.

 

Considerando o texto acima e os estudos sobre posição de expectativa durante a disciplina, análise as afirmativas abaixo considerando V para verdadeira e F para falsa.

I- Passo cruzado: utilizado para percorrer maiores distâncias e necessita de prática.
II- Corrida: com a finalidade de cobrir distâncias maiores, é utilizada com passos pequenos e rápidos
III- Salto: pode ser utilizado com ou sem deslocamento prévio, para alcançar bolas altas ou muito distantes.
IV- Passo simples: utilizado normalmente no andar, para distâncias curtas, para todas as direções e quando a bola não está em jogo.
V- Deslocamentos: para troca de posição na quadra, sem mudar, no entanto, a posição de expectativa do jogador (média, alta), utilizado em todas as direções.

Alternativas

 Alternativa 1 - V, V, V, F, F.

 Alternativa 2 - F, F, V, F, V.

 Alternativa 3 - V, F, F, V, V.

 Alternativa 4 - V, V, V, V, V.

 Alternativa 5 - F, F, F, F, F.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

Dentre as diferentes práticas corporais presentes na Educação Física, cada uma possui características específicas que foram construídas por meio de seu desenvolvimento histórico e com o Voleibol não foi diferente.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Com base no trecho citado e nos materiais da disciplina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - O Voleibol estreou como modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio em 1964. Na ocasião, participaram 10 equipes masculinas e seis equipes femininas.

 Alternativa 2 - As primeiras regras do Voleibol foram publicadas em 1922, em seu texto original já constava com o número de participantes como é hoje e também o número de toques na bola.

 Alternativa 3 - O Voleibol é uma adaptação italiana do jogo americano minonette, jogado por equipes de duas a nove pessoas, no qual os jogadores utilizavam as mãos e podiam deixar a bola quicar no chão.

 Alternativa 4 - Em 1895, James Naismith apresentou aos alunos da Associação Cristã de Moços de Holyoke o jogo de rebater faustball (nome inicial do Voleibol), o qual utilizava a câmara da bola de basquetebol como bola.

 Alternativa 5 - O Brasil foi o país pioneiro na prática do Voleibol na América do Sul, por volta de 1910. Por isso, nosso país é um dos poucos países a possuir destaque no cenário mundial com equipes do feminino e do masculino.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

Didaticamente, essa sequência foi proposta devido às características dos movimentos se assemelharem. Assim, o professor poderá racionalizar melhor todo o processo de ensino e aprendizagem. Isso porque movimentos similares utilizam-se capacidades motoras parecidas para sua boa execução - como força de pernas, equilíbrio estático, dinâmico e recuperado e elasticidade de quadríceps - ao pensarmos, por exemplo, no ensino da posição básica, do toque e da manchete.

BOJIKIAN, J. C. M.; BOJIKIAN, L. P.. Ensinando voleibol. 5. d. São Paulo: Phorte Editora, 2012.


Considerando o texto acima e a divisão feita por Bojikian, J. e Bojikian, L. (2012), que separa os fundamentos em três grupos de capacidades motoras inerentes aos fundamentos que as compõem. Assim sendo, assinale a alternativa que possui corretamente as habilidades do grupo II proposta por Bojikian, J. e Bojikian

Alternativas

 Alternativa 1 - c) Saque por baixo, manchete e toque.

 Alternativa 2 - b) Saque tipo tênis, cortada e bloqueio.

 Alternativa 3 - e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 Alternativa 4 - a) Defesa em pé, rolamentos e recursos

 Alternativa 5 - d) Posição básica, movimentação e mergulho

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

No período de crescimento e desenvolvimento, predominantemente nas duas primeiras décadas de vida, diversas são as mudanças que os(as) estudantes estão sujeitos(as). Sendo assim, devemos ter em mente que crianças não podem ser expostas à mesma carga e forma de processos pedagógicos dos adultos.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Desse modo, considerando a importância do trabalho elaborado de forma correta e eficaz com a criança, julgue as afirmativas.

  1. Os professores devem evitar exercícios de alta intensidade, bem como a especialização precoce.
    II. É importante que o professor priorize atividades que envolvam grande repertório motor e de caráter lúdico.
    III. As orientações de atividades são determinadas pela idade, porém o professor deve observar que o ritmo cronológico da criança, às vezes, não representa o ritmo biológico.
    IV. Faz-se necessário que no Voleibol o professor já comece a trabalhar as funções (levantamento; atacante central; atacante ponteiro; líbero) com cada aluno(a), para melhor desenvolver as funções táticas.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I e III apenas.

 Alternativa 2 - II e IV apenas.

Alternativa 3 - I, II e III apenas.

 Alternativa 4 - I, II e IV apenas.

 Alternativa 5 - II, III e IV apenas.

QUESTÃO 6

As variações de toque, na maioria das vezes, utilizados para execução do levantamento, podem ser executados em qualquer das posturas básicas: alta, média ou baixa. Esses tipos são: 1. Para frente; 2. para trás; 3. Lateral; 4. com rolamento e 5. em suspensão (com 1 ou 2 mãos). Este último, muito utilizado pelos levantadores nos times de alto rendimento e chamado por alguns, de recurso.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V.. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá: Unicesumar, 2016.

Considerando o texto anterior e os estudos na disciplina, analise as afirmativas sobre a sequência pedagógica do fundamento toque e assinale a alternativa correta:


I - Lançar a bola para cima e para frente, correr e agarrar a bola na posição do toque.
II - Em duplas, um lança a bola baixa em diferentes direções, para que o outro aluno corra e lance a bola na posição do toque.
III - Separados em duplas, um lança bola para o outro realizar toques, sendo o professor responsável por determinas as repetições e/ou o tempo do exercício.
IV - Ficar de cócoras, atrás de uma bola parada no solo, com um dos pés ligeiramente à frente do outro, colocar as mãos sobre a bola de modo que forme o triângulo com o posicionamento dos dedos e elevar a bola sobre a testa (cerca de um palmo da testa).

 

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - I e II, apenas.

 Alternativa 3 - II e IV, apenas.

Alternativa 4 - I, III e IV, apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

QUESTÃO 7

Em 1897 foram publicadas as primeiras regras, porém só em 1918 é que se fixou o número de seis participantes, assim como é atualmente. As regras, além de direcionar um jogo de Voleibol, orientam ações técnicas, táticas e também norteiam as funções dos jogadores na quadra.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.

Considerando o excerto acima e os materiais da disciplina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

 Alternativa 1 - Todas as partidas de Voleibol precisam ter cinco sets, principalmente em eventos ou jogos escolares ou categorias menores.

 Alternativa 2 - A quadra oficial e a altura da rede são as mesmas para todas as categorias, independente se são categorias masculinas ou femininas.

 Alternativa 3 - Uma partida de Voleibol só pode ser disputada em quadras fechadas. O jogo deve ser disputado por duas equipes, compostas por cinco jogadores cada.

 Alternativa 4 - O jogo de Voleibol só se inicia com cinco jogadores em quadra. Mas em caso de lesões durante o jogo, a equipe pode continuar a partida com quatro ou três jogadores.

 Alternativa 5 - O placar de um set tem ao menos 25 pontos e só é finalizado quando se atinge uma diferença de dois pontos. Quando essa diferença não é obtida, prossegue-se o set até que uma das equipes consiga tal vantagem.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

O ensino e aprendizagem de uma modalidade esportiva requerem do profissional, conhecimento não apenas da parte teórica e pratica da modalidade, mas outros aspectos devem ser levados em consideração independente se o ensino ocorrerá durante uma aula de Educação Física na escola ou em um processo de iniciação esportiva.

OLIVEIRA, Valdomiro de; PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. Revista Digital- Buenos Aires – ano 10, n. 71, abril de 2004


Baseado nessa informação analise as afirmativas:

I – A criança e o adolescente têm uma base motora igual à de um adulto não sendo necessário levar em consideração diferentes cargas de treinamento.
II- A maturação sexual é considerada a principal variável a ser considerada, quando uma criança inicia o processo de aprendizado e especialização esportiva.
III- Os processos maturacionais ocorrem igualmente para meninos e meninas não sendo necessário na escola ou na iniciação esportiva separar as turmas por gênero.
IV- Os processos de maturação, possui eventos específicos que são o marco desse processo (em meninas a primeira menarca, em meninos o início da produção de espermatozóides), porém apesar de ser um marco, a maturação requer um processo de consolidação da maturidade óssea, alcance do potencial máximo anabólico. Que tem que ser considerados no processo de ensino aprendizado.

Assinale a alternativa correta:

 

Alternativas

 Alternativa 1 - II e IV apenas.

 Alternativa 2 - I e III apenas.

 Alternativa 3 - I e II apenas.

 Alternativa 4 - I, II e IV apenas.

 Alternativa 5 - I, II, III e IV.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

Desde 2003, com a instituição do Ministério do Esporte (ME), o esporte no Brasil começou a ser tratado de forma diversificada, o que possibilitou o incentivo a programas, projetos e ações esportivas em diferentes esferas da sociedade. Bojikian e Bojikian (2012) destacam que o Voleibol, assim como as demais manifestações esportivas, pode se tornar instrumento em potencial da Educação Física em três diferentes áreas.

 

BOJIKIAN, J. C.; BOJIKIAN, L. P. Ensinando Voleibol. 5.ed. São Paulo: Phorte Editora, 2018.

De acordo o fragmento acima e com o material da disciplina, assinale a alternativa que apresenta essas áreas.

Alternativas

 Alternativa 1 - Saúde e Lazer; Educação; e Competição.

 Alternativa 2 - Saúde e Lazer; Educação; e Tecnologia.

 Alternativa 3 - Saúde e Tecnologia; Rendimento; e Educação.

 Alternativa 4 - Saúde e Tecnologia; Educação; e Rendimento.

 Alternativa 5 - Saúde e Tecnologia; Rendimento; e Competição.

VOTAR

RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 10

Historicamente, o voleibol surgiu nos Estados Unidos em decorrência da necessidade e contexto da época, visando ser uma atividade de menos contato e mais recreativa do que os esportes existentes. William George Morgan, baseou-se em esportes populares nos Estados Unidos. Assim, no inverno de 1895, Morgan apresentou um jogo de rebater, batizado de minonette.

CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá: Unicesumar, 2016.

Morgan ao criar o voleibol utilizou equipamentos de outros jogos. Marque a opção que corresponde às modalidades que emprestaram equipamentos para o Minonette, nome original do voleibol.

Alternativas

 Alternativa 1 - Golfe e hóquei.

 Alternativa 2 - Handebol e futsal.

 Alternativa 3 - Lacrosse e softbol.

Alternativa 4 - Basquetebol e tênis.

 Alternativa 5 - Futebol Americano e beisebol.

 

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho