AE2 - ADM - ESTATÍSTICA - 51/2024

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DESCRIÇÃO

AE2 - ADM - ESTATÍSTICA - 51/2024

ATIVIDADE 2 - ADM - ESTATÍSTICA - 51/2024

QUESTÃO 1

Leia o excerto a seguir:

“O Espírito Santo subiu cinco posições no ranking nacional de sustentabilidade ambiental. Os dados foram divulgados por meio do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Os bons resultados reforçam a importância dos investimentos realizados pelo Governo do Estado no meio ambiente. Atualmente, o Estado ocupa a quarta posição no Brasil, a melhor desde o ano de lançamento do ranking, em 2015. O Espírito Santo teve saldo positivo na emissão de CO2 e conseguiu melhorar a destinação do lixo. Também reduziu a perda de água e a velocidade do desmatamento” (Seama, 2023, on-line).

Fonte: https://seama.es.gov.br/Not%C3%ADcia/espirito-santo-assume-quarta-posicao-no-ranking-nacional-de-sustentabilidade-ambiental. Acesso em: 7 mar. 2024.


Considerando a classificação do Estado do Espírito Santo e o “ranking”, caracterizado como uma variável, assinale alternativa correta:

Alternativas

 Alternativa 1 - Qualitativa nominal.

 Alternativa 2 - Qualitativa ordinal.

 Alternativa 3 - Quantitativa discreta.

 Alternativa 4 - Quantitativa contínua.

 Alternativa 5 - Quantitativa.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 2

Um administrador fez um levantamento dos salários de colaboradores do setor de vendas de uma empresa de seguro. Os resultados estão apresentados na Tabela 01 a seguir:



Considerando essas informações, quantos colaboradores do setor de vendas ganham até R$ 3.000,00?

Alternativas

 Alternativa 1 - 5 colaboradores.

 Alternativa 2 - 13 colaboradores.

 Alternativa 3 - 18 colaboradores.

 Alternativa 4 - 8 colaboradores.

 Alternativa 5 - 7 colaboradores.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 3

Leia o excerto a seguir:

“Ao realizar uma pesquisa com os consumidores de cerveja, por exemplo, não é necessário ou mesmo possível mapear e conversar com todos os consumidores de cerveja do Brasil. Portanto, a amostragem de pesquisa seria uma parcela dos consumidores de cerveja e que pode representar o total da população do estudo a partir de critérios estatísticos e metodológicos” (Mathias, 2022, on-line).

Fonte: https://mindminers.com/blog/definir-amostra-de-pesquisa/. Acesso em:7 mar. 2024.

Assinale a alternativa correta que contém a vantagem de se utilizar uma amostra representativa em uma pesquisa:

Alternativas

 Alternativa 1 - Uma amostra representativa garante que todos os elementos da população sejam excluídos na pesquisa.

 Alternativa 2 - Uma amostra representativa garante que a pesquisa seja realizada de forma mais rápida.

 Alternativa 3 - Uma amostra representativa garante que os resultados da pesquisa sejam mais precisos e confiáveis.

 Alternativa 4 - Uma amostra representativa garante que a pesquisa seja realizada com um número maior de elementos.

 Alternativa 5 - Uma amostra representativa garante que todos as variáveis e elementos sejam analisados.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 4

Um administrador do setor de compras de uma organização fez uma pesquisa com três fornecedores diferentes, referentes a um produto. No fornecedor “A”, o preço médio do produto é de R$ 25,00 com um desvio padrão de R$ 7,50. O fornecedor “B” traz o preço médio do produto de R$ 31,00, com um desvio padrão de R$ 2,75, enquanto o fornecedor “C” traz o preço médio do produto de R$ 28,00 com um desvio padrão de R$ 9,75. Considerando essas informações, qual dos fornecedores traz uma menor dispersão com o valor dos produtos?

Elaborado pelo professor, 2018.

Alternativas

 Alternativa 1 - Fornecedor A.

 Alternativa 2 - Fornecedor B.

 Alternativa 3 - Fornecedor C.

 Alternativa 4 - Fornecedor A e B os resultados são iguais.

 Alternativa 5 - Fornecedor C e A são os menores.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 5

Um gestor está analisando a quantidade de ligações que recebe em seu escritório, para que possa ampliar a equipe de atendimentos. Esse gestor sabe que em média atende duas pessoas por telefone no escritório.

Analisando o fragmento de texto exposto anterior, a probabilidade de não atender nenhum cliente no dia é igual a:

Alternativas

 Alternativa 1 - 10,52%.

 Alternativa 2 - 11,58%.

 Alternativa 3 - 12,35%.

 Alternativa 4 - 13,53% (Gabarito Oficial)

 Alternativa 5 - 14,25%.

QUESTÃO 6

Em um estudo sobre a altura de alunos de 10 anos, foram obtidos os seguintes dados (em cm): 140, 135, 142, 138, 136, 139, 141, 137, 143, 145.

 

Desta forma, assinale a alternativa correta sobre qual é a média e mediana respectivamente:

Alternativas

 Alternativa 1 - Média = 140,50; Mediana = 139,50.

 Alternativa 2 - Média = 139,50; Mediana = 140,50.

 Alternativa 3 - Média = 137,50; Mediana = 138,50.

 Alternativa 4 - Média = 139,60; Mediana = 139,50.

 Alternativa 5 - Média = 141,50; Mediana = 135,50.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 7

Um administrador da área de vendas fez uma pesquisa com 400 clientes, com o objetivo de saber o grau de satisfação dos seus clientes em relação à prestação do serviço de sua empresa. Os resultados estão apresentados na tabela a seguir:

Elaborado pelo professor, 2018.


A classe modal da pesquisa de satisfação dos clientes consiste na:

Alternativas

 Alternativa 1 - Primeira classe.

 Alternativa 2 - Segunda classe.

 Alternativa 3 - Terceira classe.

 Alternativa 4 - Quarta classe.

 Alternativa 5 - O conjunto de dados é amodal.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 8

O trabalho com vendas é muito importante para área de gestão, monitorar os dados, a quantidade de vendas, são informações importantes na formação do preço, nas comissões, entre outras decisões administrativas. Diante disso, um grupo de vendedores contabilizou as vendas realizadas em um dia de trabalho. Os dados foram tabulados da seguinte maneira:

Quantidade de vendas em um dia de trabalho {4, 1, 8, 0, 11, 10, 7, 8, 6, 2, 9, 12}

 

Analisando o fragmento de texto exposto acima, o primeiro quartil para a distribuição apresentada é igual a:

Alternativas

 Alternativa 1 - 1,25.

 Alternativa 2 - 2,5.

 Alternativa 3 - 3,25.

 Alternativa 4 - 4,5.

 Alternativa 5 - 7,25.

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RESULTADOS

 

 

QUESTÃO 9

Uma empresa está monitorando o percentual de vendas relativas a um determinado produto, para isso anotou todos os dados de janeiro a dezembro de 2020. O gráfico, a seguir, apresenta o resultado obtido pela empresa.



Fonte: o autor.

Descrição: no gráfico de linhas, temos os meses de janeiro até dezembro, sendo cada mês com a respectiva taxa de vendas, sendo: janeiro 8,5%; fevereiro 8,4%, março 9,1%, abril 7,5%; maio 7,6%, junho 6,9%, julho 7,9%, agosto 8,9%, setembro 9,5%, outubro 9,8%, novembro 9,9% e dezembro 6,8%.


Com base nos resultados apresentados, a mediana referente taxa de vendas (%) do produto, no período de janeiro a dezembro de 2010, foi de:

Alternativas

 Alternativa 1 - 6,85.

 Alternativa 2 - 7,67.

 Alternativa 3 - 8,25.

 Alternativa 4 - 8,45. (Gabarito Oficial)

 Alternativa 5 - 9,15.

QUESTÃO 10

O universo ou população diz respeito a conjunto de elementos que podem ser estudados, quando extraímos elementos desse conjunto de dados, temos uma amostra, a partir de então podemos fazer inferências para o estudo da população (Santos, 2021).

Fonte: https://www.lcsantos.pro.br/wp-content/uploads/2021/03/195_PESQUISA_CIENTIFICA.pdf. Acesso em: 7 mar. 2024.

Sobre a diferença entre uma população e uma amostra, analise as afirmativas a seguir:

  1. População se refere a um conjunto de elementos com pelo menos uma característica em comum.
    II. População se refere a uma parte representativa da variável, enquanto amostra é um conjunto de elementos com pelo menos uma característica em comum.
    III. População se refere a uma parte representativa da amostra, enquanto amostra é um conjunto de elementos com características diferentes.
    IV. População se refere a um conjunto de elementos com características diferentes, enquanto amostra é uma parte representativa da população.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - I e III, apenas.

 Alternativa 4 - I, II e IV, apenas.

 Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.

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RESULTADOS

 

 

 

 

 

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