AE2 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 51/2024

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DESCRIÇÃO

AE2 - BEDU - PSICOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO - 51/2024

QUESTÃO 1

Assim como no contexto do treinamento desportivo, a intervenção da Psicologia do Esporte e do Exercício apresenta algumas etapas a serem respeitadas durante o processo. Esta intervenção precisa ser estruturada respeitando as características da modalidade e também dos atletas, o que leva o profissional da psicologia a iniciar seu trabalho pensando nestes fatores.

Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

Assinale a alternativa correta quanto a estas etapas de intervenção psicológica:

Alternativas

Alternativa 1:

Etapa 1: Contato inicial; etapa 2: levantamento das necessidades; etapa 3: programa de intervenção; etapa 4: avaliação dos resultados.

Alternativa 2:

Etapa 1: Contato inicial; etapa 2: avaliação dos resultados; etapa 3: pré trabalho; etapa 4: resultados.

Alternativa 3:

Etapa 1: Avaliação dos atletas; etapa 2: programa de intervenção; etapa 3: avaliação dos resultados; etapa 4: agradecimento.

Alternativa 4:

Etapa 1: Observação; etapa 2: entrevistas; etapa 3: intervenção; etapa 4: avaliação.

Alternativa 5:

Etapa 1: Canalização; etapa 2: Imputação; etapa 3: programa de intervenção; etapa 4: avaliação dos resultados.

QUESTÃO 2

No que tange ao campo de intervenção em Psicologia do Esporte, o qual se nutre do conhecimento gerado pela pesquisa para discutir e solucionar problemas relacionados ao comportamento humano no contexto esportivo – verifica-se uma grande carência de profissionais, uma vez que a intervenção requer a formação em Psicologia, com conhecimento das Ciências do Esporte e do Esporte.

Fonte: VIEIRA, Lenamar Fiorese; NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade; VIEIRA, José Luiz Lopes. O estado da arte da pesquisa em Psicologia do Esporte no Brasil. Revista de psicología del deporte, v. 22, n. 2, p. 501-507, 2013.

Sobre a disciplina de Psicologia do Esporte e Exercício nos cursos de graduação, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

Mesmo não encontrando tanto profissionais atuantes com a área, a Psicologia do Esporte geralmente está incluída nos cursos de graduação de Psicologia.

Alternativa 2:

Nos cursos de Educação Física a realidade é um pouco diferente, sendo encontrada como uma disciplina eletiva, na maioria dos casos.

Alternativa 3:

A principal tática que pode ser realizada para desenvolver a área é a criação de novos laboratórios.

Alternativa 4:

A Psicologia do Esporte é uma corrente teórica e não uma ciência, por isso a dificuldade de ser inserida em contextos acadêmicos.

Alternativa 5:

Existem três funções elementares que balizam as principais atividades dos atuantes na Psicologia do Esporte: pesquisador, professor e consultor.

QUESTÃO 3

Um dos fatores presentes no contexto esportivo é a ocorrência de lesões. Algumas são bem características de esportes específicos, mas é praticamente impossível um atleta passar a carreira toda sem algum tipo de lesão. Há lesões mais simples e há lesões mais sérias que exigem um período maior de recuperação e até mesmo intervenções cirúrgicas, o que afeta não apenas a questão física mas também outros componentes como o fator psicológico.

Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

Assinale a alternativa correta quanto aos outros fatores da lesão no esporte:

Alternativas

Alternativa 1:

Além das questões físicas, o atleta lesionado precisa lidar com as dificuldades sociais e psicológicas da lesão, tendo em vista a necessidade de pausa na prática, além da necessidade de manter o foco na recuperação.

Alternativa 2:

Apesar do período de lesão ser um momento difícil, os atletas conseguem não levar em consideração a avaliação da torcida sobre sua lesão.

Alternativa 3:

Enquanto lesionado o atleta tem a capacidade de abstração acerca da dor, ou seja, só pensa no sucesso sem se preocupar com a lesão.

Alternativa 4:

Um atleta lesionado precisa ter consciência de que sua lesão pode ter sido consequência de seus pensamentos ruins.

Alternativa 5:

Manter o foco na recuperação e no sucesso faz com que todo atleta lesionado volte a competir em alto nível.

QUESTÃO 4

Ao considerar a preparação integral de um atleta, é necessário avaliar fatores táticos, físicos, técnicos e psicológicos. Para isso, algumas etapas devem ser seguidas para acompanhar os atletas.

Fonte: OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

Acerca da proposta realizada por Vieira, Vissoci e Oliveira (2010), analise as asserções abaixo:

I. O momento de vínculo entre a equipe esportiva e psicólogos é denominado de rapport e ocorre no contato inicial.

II. O programa de intervenção é conhecido como a quarta etapa e direciona para observação de comportamentos.

III. Na segunda etapa são realizados testes psicométricos individuais e se fica à par da rotina de treinamentos.

IV. Nas etapas 1 (contato inicial) e 2 (levantamento de necessidades) o período de realização é mais curto.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, II e III, apenas.

Alternativa 2:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 3:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II, III e IV.

Alternativa 5:

I e III, apenas.

QUESTÃO 5

A moralidade é uma preocupação presente desde os filósofos gregos, passando pelos filósofos modernos e chegando à Sociologia. Os estudos de Piaget (1932) sobre desenvolvimento moral foram aprofundados por Lawrence Kohlberg que confirmou e consolidou a tese do paralelismo entre lógica e moral, a teoria dos estágios e a universalidade dos processos cognitivos e morais.

Fonte: POLLI, Gislei Mocelin et al. Excesso de velocidade no trânsito: análise sob a perspectiva da moralidade. Psicologia: ciência e profissão, v. 30, n. 1, p. 85-97, 2010.

Relembrando sobre os Estágios de Desenvolvimento, Níveis de Consciência Moral e Noção de Justiça, avalie as asserções a seguir:

I. São exemplos de noção de justiça no nível pós-convencional: princípio racional de legitimação do direito e ordem social (os mais fracos devem obediência).

II. A noção de justiça de perspectiva de manutenção da lei e da ordem pertence ao nível de consciência de orientação “lei e ordem”.

III. O estágio pré-convencional envolve dois níveis de consciência: orientação instrumental-relativista e orientação “bom-moço”.

IV. A principal característica do estágio pós-convencional é que o indivíduo busca agir de acordo com os princípios da moralidade.

V. A polidez é uma noção de justiça do estágio de desenvolvimento pré-convencional.

As afirmações I, II, III, IV e V, são, respectivamente:

Alternativas

Alternativa 1:

V, F, V, F, V.

Alternativa 2:

F, F, V, V, F.

Alternativa 3:

F, V, F, V, V.

Alternativa 4:

V, V, F, V, F.

Alternativa 5:

V, F, F, V, F.

QUESTÃO 6

Você é treinador de uma equipe de natação sub-17. Nos treinos, você consegue notar os diferentes tipos de motivações que os/as atletas possuem para dedicarem grande parte das horas da semana para o treinamento esportivo.

Fonte: OLIVEIRA, L. P. de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

Uma aluna em especial chamou sua atenção. Em todos os treinamentos seu irmão mais velho está presente. Ele acompanha, busca incentivar, mas quer que a irmã continue na modalidade porque ele também é atleta de natação. No final de um treino você parou para conversar com a aluna e ela relata que não para de treinar porque não quer deixar o irmão triste.

Neste sentido, qual classificação de motivação essa aluna apresenta?

Alternativas

Alternativa 1:

Motivação Extrínseca de Regulação Externa.

Alternativa 2:

Motivação Extrínseca de Regulação Introjetada.

Alternativa 3:

Motivação Extrínseca de Regulação Identificada.

Alternativa 4:

Motivação Extrínseca de Regulação Integrada.

Alternativa 5:

Motivação Extrínseca de Regulação Interna.

QUESTÃO 7

Entre as teorias que discutem a liderança no contexto esportivo o Modelo de Liderança no Esporte de Chelladurai é um dos que melhor representa a compreensão deste processo que envolve 5 grandes dimensões: Comportamento Treino-Instrução, Comportamento de Suporte Social, Comportamento de Feedback Positivo (Reforço), Comportamento Autocrático e o Comportamento Democrático.

Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

Assinale a alternativa correta quanto à dimensão Comportamento de Reforço:

Alternativas

Alternativa 1:

É o comportamento do técnico que visa apenas a melhora do desempenho técnico e das habilidades esportivas dos atletas.

Alternativa 2:

É o comportamento do técnico quando se preocupa com o bem-estar dos atletas fora do contexto esportivo.

Alternativa 3:

É o comportamento de feedback positivo que o técnico realiza, elogiando e recompensando os atletas por um comportamento positivo.

Alternativa 4:

É o comportamento do técnico que visa dividir com os atletas as decisões acerca de estratégias que serão traçadas.

Alternativa 5:

É o comportamento do técnico que visa tomar as decisões sem levar em consideração a opinião dos atletas.

QUESTÃO 8

No Brasil a Psicologia do Esporte tem sido considerada como um ramo emergente da Psicologia, tanto em congressos científicos da Psicologia como em seus cursos de graduação. Ao se considerar a história do desenvolvimento dessa especialidade, nota-se que seu surgimento é semelhante ao desenvolvimento da Psicologia Geral.

Fonte: VIEIRA, L. F. et al. Psicologia do esporte: uma área emergente da psicologia. Psicologia em estudo, v. 15, p. 391-399, 2010.

Com base nos aspectos conceituais e de atuação da Psicologia do Esporte e Exercício, analise as afirmativas a seguir:

I. Ao relembrar os campos de atuação, o esporte de alto rendimento essencialmente é o ambiente destinado para esses profissionais.

II. Um dos objetivos da prática profissional é compreender como os aspectos culturais, motores e biopsicossociais afetam emocionalmente o sujeito.

III.  A APA determina que essa área está direcionada para os estudos de habilidades psicológicas para compreender o bem-estar e desempenho dos atletas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

QUESTÃO 9

A Psicanálise Freudiana é uma das teorias mais conhecidas por não psicólogos, principalmente pela capacidade de explicar o desenvolvimento da personalidade. No entanto, há diferentes formas de pensar a personalidade, como por exemplo o Modelo Big 5 que ao invés de discutir etapas de desenvolvimento descreve 5 traços específicos: Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura para Experiências.

Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

Sobre o traço de personalidade Conscienciosidade, assinale a alternativa correta:

Alternativas

Alternativa 1:

Pessoas com este traço tem como ponto alto a característica de perfeccionismo, são confiáveis, organizadas e comprometidas com seus relacionamentos.

Alternativa 2:

Conscienciosidade significa sempre respeitar as ideias das outras pessoas, altruísta.

Alternativa 3:

São pessoas expansivas e com baixo foco nas atividades do dia a dia.

Alternativa 4:

Conscienciosidade leva a pessoa a ser mais calma e insegura.

Alternativa 5:

Pessoas com este traço de personalidade tendem a se tornar atletas profissionais.

QUESTÃO 10

Algumas características psicológicas são mais constantes, por exemplo a personalidade. Mas há algumas características que variam de acordo com o momento e a situação envolvida. Entre estas variáveis estão o humor, a ansiedade e os sintomas de estresse, que são dependentes da estrutura psicológica do indivíduo.

Fonte: OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de. Psicologia do Esporte e do Exercício. Maringá-PR: Unicesumar, 2018.

Sobre o humor, considere V para verdadeiro e F para falso:

(  ) O humor pode ser caracterizado como a variável que reflete tanto os estados emocionais quanto os corporais e comportamentais do atleta.

(  ) Avaliar o humor dos atletas pode ser uma importante ferramenta a ser utilizada no contexto esportivo durante o processo de intervenção psicológica.

(  ) A variação ou a estabilidade do humor estão diretamente relacionados com as experiências e vivências da pessoa.

(  ) As alterações de humor estão ligadas apenas a fatores internos do indivíduo.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

Alternativa 1:

V, V, V e F.

Alternativa 2:

V, F, V e F.

Alternativa 3:

V, V, V e V.

Alternativa 4:

F, F, V e F.

Alternativa 5:

F V, V e F.

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