
O brincar infantil é cheio de significados. É por meio da brincadeira que a criança experiência o mundo, os sentimos e os diversos papeis sociais.
O brincar infantil é cheio de significados. É por meio da brincadeira que a criança experiência o mundo, os sentimos e os diversos papeis sociais.
PORTFÓLIO - PRÁTICA PEDAGÓGICA: LUDICIDADE, IMAGINAÇÃO E A CRIATIVIDADE - 52_2025
O brincar infantil é cheio de significados. É por meio da brincadeira que a criança experiência o mundo, os sentimos e os diversos papeis sociais. Spréa e Garanhani (2014), no texto “A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeira”, afirmam que nas relações das brincadeiras infantis com o fluxo da vida social encontra-se um domínio de saberes que é produzido especialmente pela ação das crianças, mobilizando conhecimentos. Citando Brougére (2006), os autores desse texto reforçam que é pela brincadeiras que as crianças assimilam o mundo real, pois, “sugerem as mais variadas situações de convívio e significação, constituindo um “espaço de socialização, de domínio da relação com o outro, de apropriação da cultura, de exercício de decisão e da invenção” (BROUGÈRE, 2006, p. 103, citado por SPRÉA e GARANHANI 2014, p. 720)
Referencia: SPRÉA, Nélio Eduardo; GARANHANI, Marynelma Camargo. A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeira. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 43, p. 717-735, set./dez. 2014
Nessa atividade, vamos refletir sobre o papel da brincadeira para a criança e como podemos utilizar essas brincadeiras no ambiente escolar inserindo os conteúdos de Arte que devemos trabalhar. Para isso, você primeiramente deve fazer a leitura do texto “A criança, as culturas infantis e o amplo sentido do termo brincadeira”, disponível no Material da Disciplina.
A partir da leitura, o que fazer?
- Escreva um texto de até 30 linhas refletindo sobre o papel da brincadeira na vida da criança.
- No segundo momento, você deverá observar crianças brincando: pode ser na igreja, no recreio da escola, no ambiente familiar, numa festa, ou outros. Após a observação, responda as questões:
- a) Descreva qual foi o ambiente observado e quantas crianças haviam ali.
- b) Descreva como as crianças estavam se comportando naquele momento: estavam agitadas, tranqüilas, brincavam em grupo ou sozinhas?
- c) Quais brincadeiras elas faziam? Utilizavam brinquedos, criavam brincadeiras?
- d) Faça uma proposta de ensino utilizando alguma dessas brincadeiras no contexto escolar. Coloque qual objetivo da atividade, o conteúdo e a metodologia que você utilizaria.
Como fazer?
- Utilize o formulário padrão mapa disponível no material da disciplina.
- Confira a entrega do arquivo correto de sua atividade no studeo da disciplina, pois, após a finalização da atividade o sistema não permite alteração de arquivo ou edição.
- Acompanhe o vídeo de orientação da atividade no material da disciplina.

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


