A construção de Projetos Político-Pedagógicos no contexto hospitalar exige articulação entre ensino, organização institucional

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A construção de Projetos Político-Pedagógicos no contexto hospitalar exige articulação entre ensino, organização institucional

A construção de Projetos Político-Pedagógicos no contexto hospitalar exige articulação entre ensino,
organização institucional e aspectos clínicos. O planejamento, que já é complexo na escola regular, torna-se
ainda mais desafiador no hospital, onde o tempo de permanência do aluno é incerto, as turmas são
multisseriadas e as condições clínicas impõem adaptações constantes. Modelos como o planejamento
participativo e o estratégico são apontados como ferramentas viáveis, pois favorecem a escuta de todos os
envolvidos, a definição de metas claras e a mobilização da equipe para promover um ensino significativo e
adequado às condições do aluno internado.
SEULE, Lucas; LEVA, Sabrina Camargo Silva. Psicopedagogia: teoria e prática no contexto hospitalar.
Maringá: Unicesumar, 2021.
Durante uma formação de equipe multiprofissional em um hospital pediátrico, a psicopedagoga propõe a
elaboração de um Projeto Político-Pedagógico (PPP) específico para a classe hospitalar. Alguns profissionais
alegam que não vale a pena planejar com tantos alunos diferentes e em constante rotatividade. Outros
acreditam que o PPP deve seguir o modelo escolar tradicional. A psicopedagoga argumenta que o
planejamento no hospital deve considerar tanto os objetivos educacionais quanto as condições
institucionais, clínicas e emocionais do paciente.
Com base nessa situação qual seria a proposta da psicopedagoga, marque a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
18/06/2025, 11:44 Unicesumar - Ensino a Distância
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Prioriza aspectos burocráticos em detrimento das experiências educativas reais no ambiente hospitalar.
Reflete um equívoco conceitual, já que o PPP hospitalar deve ser centrado exclusivamente no currículo escolar.
É inadequada, pois a volatilidade da internação impede a aplicação de um PPP com base estratégica e
organizacional.
Desconsidera a função do PPP, que deve ser construído pela escola de origem e apenas seguido no ambiente
hospitalar.
É pertinente, pois articula modelos de planejamento que consideram o ambiente, os objetivos, os recursos e a
realidade do aluno hospitalizado.

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