ATIVIDADE 1 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52_2024

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ATIVIDADE 1 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52_2024

ATIVIDADE 1 – FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I – 52_2024

 

Bom trabalho!Dois fatores são importantes para o estudo de arrancadas e freadas: a variação da velocidade e o tempo. Daí a importância da aceleração. Como vimos, a aceleração é o quociente da variação de velocidade pelo tempo gasto para haver essa variação. Logo, quanto maior a aceleração em módulo, maior a arrancada ou a freada.
Fonte: Física Geral e Experimental I. Luis Ricardo Arruda de Andrade. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019. p. 47.

a) Você tem disponível nos laboratórios virtuais o experimento de Movimento Retilíneo Uniformemente Variável, no qual aborda em específico sobre o movimento de corpos acelerados. Após realizar a leitura da apresentação do experimento, do sumário teórico, do roteiro e de realizar o pré-teste, faça o experimento virtual. Em seguida, responda as alternativas (a), (b) e (c), lembrando que, para o MRUV:
S=So+Vo.t+a.t²/2
V=Vo+a.t
V²=Vo²+2.a.ΔS

a) Explique, com suas palavras, como este experimento pode ser aplicado nos conceitos de MRUV.

b) Os dados da tabela abaixo foram obtidos após realizar o experimento virtual. Utilizando os dados que já estão tabelados, preencha os demais campos da tabela. Qual a aceleração média obtida?

 

            S=a.t²/2 V=a.t
espaço (mm) espaço (m) t1 t2 t3 média t(s) a (m/s²) Vm (m/s)
So=0 0 0 0 0 0 Vo=0
18   0,179 0,169 0,176      
36   0,242 0,255 0,235      
54   0,305 0,291 0,303      
72   0,334 0,356 0,346      
90   0,379 0,370 0,382      
108   0,407 0,414 0,431      
126   0,468 0,468 0,440      
144   0,496 0,489 0,489      
162   0,519 0,513 0,501      
180   0,541 0,543 0,526      
–  –  –  –  Aceleração média (m/s²)
–  –   

 

  1. c) O experimento é virtual, mas imagine que você realizou este experimento em uma bancada de laboratório real, cite (no mínimo 3) quais seriam as possíveis causas de desvios na resposta? Por exemplo: bancada mal nivelada pode gerar desvios nos valores de tempo obtidos pela queda do carrinho.  

 

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