MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I - 52_2025

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I - 52_2025

MAPA - ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO I - 52_2025

 

Olá, estudante!

 

Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina e para realizar a atividade MAPA você precisa cumprir duas etapas:

 

(1) PRIMEIRA ETAPA: Introdução a Algoritmos de Ordenação

 

Os algoritmos de ordenação representam um papel fundamental na computação, e expressá-los em pseudocódigo oferece uma vantagem crucial. O pseudocódigo, por sua natureza simplificada e independente de linguagem, permite uma compreensão universal e acessível desses algoritmos. Essa abstração facilita o ensino, a análise e a implementação prática em diferentes contextos. Além disso, ao escrever algoritmos de ordenação em pseudocódigo, os desenvolvedores podem focar na lógica e na eficiência do algoritmo, sem as complexidades específicas de uma linguagem de programação. Isso promove uma compreensão mais profunda e uma adaptação mais fácil a diferentes ambientes de desenvolvimento, ressaltando a importância desses algoritmos como blocos essenciais na construção de sistemas eficazes e escaláveis.

 

(2) SEGUNDA ETAPA: Compreendendo o Problema

 

Observe, abaixo, o pseudocódigo que descreve o algoritmo de ordenação conhecido como BUBBLESORT:

Linha Código
1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

Algoritmo ordena

Var

num: Vetor[1..5] de inteiro

i, j, aux: inteiro

Início

Para i de 1 até 5 passo 1 faça

Escreva(“Informe um número:”)

Leia(num[i])

Fim_para

Para i de 1 até 4 passo 1 faça

Para j de i+1 até 5 faça

Se (num[i] > num[j]) então

aux <- num[i]

num[i] <- num[j]

num[j] <- aux

Fim_se

Fim_para

Fim_para

Para i de 1 até 5 passo 1 faça

Escreva(num[i], " ")

Fim_para

Fim

Fonte: LEAL, Gislaine Camila Lapasini, OLIVEIRA, Pietro Martins de. Algoritmos e Lógica de Programação I. Maringá: Unicesumar, 2020. [Unidade 4, pg 144-150]

 

O problema consiste em compreender corretamente o algoritmo acima e responder aos seguintes itens:

 

  1. A) Considere um vetor com os seguintes elementos: [11, 3, 8, 1, 15]. Da forma como foi apresentado, ao final, o algoritmo irá imprimir, na tela, algo como: "1 3 8 11 15". Assim sendo, reescreva a linha de código 20, para que o algoritmo imprima, na tela, não só o conteúdo do vetor ordenado, mas também a posição de cada elemento, entre colchetes, para cada elemento respectivo, da seguinte forma: "[1]=1 [2]=3 [3]=8 [4]=11 [5]=15".

 

  1. B) Qual linha de código deveria ser reescrita, e como deveria ser reescrita, para que o algoritmo realize uma ordenação "não-crescente"?

 

  1. C) Quais linhas de código deveriam ser reescritas, e como deveriam ser reescritas, para que o algoritmo realize a ordenação em um arranjo de tamanho 100? Indique a linha e reescreva-a adequadamente para tal propósito.

 

Dicas para realizar a atividade mapa:

  1. Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Arquivos >> Material da Disciplina
  2. Disserte a respeito do tema, seguindo como roteiro os tópicos elencados anteriormente.
  3. A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA disponível no material da disciplina.
  4. Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
  5. Após o envio não são permitas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente. Revise bem antes de enviar!
  6. Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências serão inquestionavelmente zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
  7. Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
  8. Procure sanar suas dúvidas junto a mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade, de modo que consiga realizar sua participação.
  9. Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software, etc. e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.

Bons estudos!

Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho