MAPA - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025

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DESCRIÇÃO

MAPA - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025

MAPA - MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - 52_2025

 

Dentre as áreas de estudo da cineantropometria, a antropometria corresponde àquela que proporciona informações específicas sobre a análise das características morfológicas de uma pessoa, como a forma, a proporcionalidade e a composição corporal. Uma vez que a antropometria corresponde ao conjunto dos processos de mensuração do corpo humano, ela é amplamente utilizada na área da educação física, sendo frequentemente inserida nas rotinas de avaliação física.

Fonte: adaptado de: PITANGA, F. J. G. Testes, medidas e avaliação em educação física. 3. ed. São Paulo: Phorte, 2004.

 

Como a antropometria é uma ferramenta importante para o acompanhamento de aspectos relacionados tanto à saúde quanto à performance esportiva, nessa atividade MAPA vamos testar seus conhecimentos na prática. Dessa forma, você terá três tarefas a serem cumpridas, relacionadas à avaliação física. Essas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Assim, siga as orientações a seguir:

 

Orientações para a realização da atividade

- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA, que se encontra no Material da Disciplina.

- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade.

- Siga todas as orientações contidas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).

 

Orientações gerais

 - Muito importante! Você deverá entregar essa atividade apenas por meio do MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio.

- Cópias parcial ou total serão zeradas.

- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.

 

*Todas as informações a seguir estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA – MEDIDAS E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

 

FICHAS DE AVALIAÇÃO

# Ficha de avaliação 1

Data da avaliação: 01/05/2025

Avaliado: Letícia

Sexo: feminino

Data de nascimento: 11/09/1994

Massa Corporal: 72,4kg

Estatura: 1,62m

Circunferência da Cintura: 83cm

 

Dobras cutâneas
  1° medida 2° medida 3° medida
Dobra cutânea do Peitoral: 15,5 mm 15,9 mm 15,7 mm
Dobra cutânea do Abdômen: 30,8 mm 29,5 mm 28,5 mm
Dobra cutânea do Tríceps: 23,9 mm 22,8 mm 23 mm
Dobra cutânea da Coxa: 30,1 mm 29,5 mm 28,5 mm
Dobra cutânea da Suprailíaca: 28,5 mm 30,7 mm 27,5 mm
Dobra cutânea da Axilar média: 18,6 mm 20,5 mm 19,6 mm
Dobra cutânea da Subescapular: 28,0 mm 30,9 mm 29 mm

 

ATIVIDADE 1 – PROTOCOLO E PROCEDIMENTO DE COLETA DAS MEDIDAS

Quando aplicamos um teste, devemos verificar, primeiramente, para qual população ele foi desenvolvido e, na sequência, respeitar e seguir as orientações dos protocolos, para que as medidas/resultados forneçam informações confiáveis.

Nesse contexto, responda às questões a seguir:

  1. Para a condução das medidas antropométricas, é importante que o avaliado esteja apropriadamente vestido. Segundo o material da disciplina, quais são as recomendações de vestimenta para uma avaliação?
  2. Segundo o material da disciplina, quais são as orientações para realizar a medida da massa corporal?
  3. Conforme o material da disciplina, quais são as orientações para realizar a medida da estatura?
  4. Conforme consta no material da disciplina, quais são as duas formas de realizar a medida da circunferência da cintura?
  5. A Figura 1, logo a seguir, ilustra a localização de alguns dos pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas.

 

Figura 1 - Pontos anatômicos para a mensuração das dobras cutâneas

Fonte: o autor.

 

Considerando essa figura, conforme a identificação da localização, preencha o quadro a seguir com o nome da dobra cutânea:

 

Identificação da localização Nome da dobra cutânea
1  
2  
3  
4  
5  
6  
7  

 

  1. Conforme o material da disciplina, para a correta obtenção da medida das dobras cutâneas, é necessário seguir algumas normas. Segundo o material, quais são essas normas?

 

  1. Ainda sobre importância de seguir as orientações dos protocolos, é constatado que as informações coletadas em uma avaliação estão suscetíveis a incoerências decorrentes de erros conhecidos como “Erro de Medida”. Nesse sentido, quais são as quatro subdivisões do erro de medida apresentadas no material da disciplina? Explique e exemplifique cada uma delas.

 

ATIVIDADE 2 – ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CORPORAL

Considerando as informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 2 você estimará o percentual de gordura corporal, a massa gorda e a massa isenta de gordura da Letícia. Atenção, para realizar essas estimativas, você deverá consultar o livro didático.

Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas:

 

1) Cálculo completo e o resultado da densidade corporal da Letícia. Utilize a fórmula de sete dobras de Jackson, Pollock e Ward (1980).

 

2) Cálculo completo e o resultado do percentual de gordura corporal da Letícia. Utilize a fórmula de Siri (1961).

 

3) Cálculo completo e o resultado da massa gorda e massa isenta de gordura da Letícia.

 

ATIVIDADE 3 – ANÁLISE DA AVALIAÇÃO

A partir das informações das fichas de avaliação, nessa Atividade 3, você fará algumas análises e inferências relacionadas a aspectos da saúde da Letícia.

Para responder a essa atividade, preencha os campos a seguir com as informações solicitadas.

 

1) Resultado e diagnóstico do IMC da Letícia.

 

2) Considere a medida da circunferência de cintura da Letícia. Conforme as informações do livro didático, ela está exposta a maiores riscos à saúde? Por quê?

 

3) Considere o percentual de gordura corporal da Letícia. De acordo a proposta de Heyward e Stolarczyk (2000), apresentada no livro didático, como está classificado o percentual de gordura dela?

 

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