ATIVIDADE 1 - BEDU - ATIVIDADE INTEGRADORA ESPECÍFICA I: RECREAÇÃO E LAZER - 52_2025

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

ATIVIDADE 1 - BEDU - ATIVIDADE INTEGRADORA ESPECÍFICA I: RECREAÇÃO E LAZER - 52_2025

05/05/25, 10:53 Unicesumar - Ensino a Distância 

ATIVIDADE 1 - BEDU - ATIVIDADE INTEGRADORA ESPECÍFICA I: RECREAÇÃO E LAZER - 52_2025 

Período:05/05/2025 08:00 a 06/07/2025 23:59 (Horário de Brasília) 

Status:ABERTO 

Nota máxima:2,00 

Gabarito:Gabarito será liberado no dia 07/07/2025 00:00 (Horário de Brasília) 

Nota obtida:

 

1ª QUESTÃO 

É correto equiparar empresários e empreendedores? Martes (2010, p. 260) nos leva a refletir: "adaptar, crescer, administrar eficientemente a rotina de uma empresa não significa empreender". Essa afirmação destaca a diferença entre a gestão racional e a natureza inovadora do empreendedorismo. 

Fonte: MARTES, A. C. B. Weber e Schumpeter: a ação econômica do empreendedor. Brazilian Journal of Political Economy, v. 30, p. 254-270, 2010. 

Considerando o texto e as informações sobre o empreendedor e o empresário, avalie as afirmativas a seguir: 

  1. O empreendedor, com visão macro do mercado, inova em produtos ou produção. 
  2. O ato de empreender é mais criativo que o de administrar, impulsionado pela intuição e imaginação. III. A visão sistêmica dos empreendedores permite que eles não apenas compreendam o presente, mas também visualizem e planejem o futuro. 
  3. O empreendedor precisa ser um bom administrador, mas nem todo administrador é empreendedor. O que diferencia o empreendedor são características e atitudes específicas. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

II e IV, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

I, II, III e IV. 

2ª QUESTÃO 

O Canvas, criado por Osterwalder e Pigneur, é uma ferramenta visual de modelagem de negócios com nove blocos que representam elementos essenciais. Um desses blocos inclui a comunicação, as vendas e a logística. O empreendedor deve planejar como a empresa se comunicará com seus clientes para alcançá-los e entregar valor. Esses canais são os meios pelos quais a empresa se relaciona com seus clientes, moldando a experiência do consumidor. 

Fonte: HERRERA, D. C. F. El modelo Canvas en la formulación de proyectos. Cooperativismo & desarrollo, v. 23, n. 107, 2015. 

Assinale a alternativa que corresponde ao bloco utilizado no template do Canvas detalhado no texto: ALTERNATIVAS 

about:blank 1/7

05/05/25, 10:53 Unicesumar - Ensino a Distância 

Parceria-chave. 

Fontes de receita. 

Recursos principais. 

Canais de distribuição. 

Segmentos de clientes.

 

3ª QUESTÃO 

É fundamental avaliar o histórico de sucesso da empresa franqueadora e de suas unidades ao pesquisar uma franquia. Franquias com um histórico sólido de sucesso sinalizam um modelo de negócio já estabelecido e oferecem suporte para o crescimento dos franqueados. São vários os tipos de franquias, entre elas, uma autoriza o franqueado a comercializar produtos exclusivos com o nome e a marca registrada do franqueador, proporcionando, assim, o benefício da associação a uma marca de renome e credibilidade. 

Fonte: LIMA, A. S.; LUNA, R. M.; SOUSA, A. R. de. Evolução do sistema de franquias no Brasil. REMark, v. 11, n. 1, p. 94-112, 2012. 

Assinale a alternativa que aponta corretamente o tipo de franquia detalhado no texto: 

ALTERNATIVAS 

Franquia máster. 

Franquia da marca. 

Franquia combinada. 

Franquia de distribuição. 

Franquia de negócio formatado. 

4ª QUESTÃO 

A Lei Pelé (Lei nº 9.615/1998), que substituiu a Lei Zico, é a legislação atual que regula o cenário esportivo brasileiro. Em seu texto, destacam-se dois capítulos cruciais para a gestão esportiva: o Capítulo II, que estabelece os princípios fundamentais, e o Capítulo III, que define a natureza e finalidade do esporte. 

Fonte: MAZZEI, L. C.; BUENO, B. L. Políticas públicas, legislação e responsabilidade social no esporte. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2024. 248 p. Disponível em: https://www.sp.senac.br. Acesso em: 14 abr. 2025. 

Considerando o texto e as informações sobre os princípios fundamentais e finalidade esportiva, avalie as afirmativas a seguir: 

  1. A soberania e a autonomia, são considerados princípios fundamentais. 
  2. A qualidade, a descentralização e a eficiência são princípios cruciais para a gestão esportiva. III. O esporte educacional é reconhecido como uma das perspectivas para a prática esportiva no país. IV. O esporte de formação e o esporte de rendimento foram inseridos pela Lei nº 13.155/2015, como perspectiva para a prática esportiva. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

about:blank 2/7

05/05/25, 10:53 Unicesumar - Ensino a Distância 

I e IV, apenas. 

II e III, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

II, III e IV, apenas.

 

5ª QUESTÃO 

A qualificação para a tomada de decisões eficientes e eficazes, no processo de gestão das organizações esportivas que estão inseridas em diferentes contextos, passa pela formação e pela experiência dos gestores esportivos na busca do desenvolvimento de competências específicas. 

Fonte: MIRANDA, Y. de H. B. de et al. Análise acerca das competências necessárias para a atuação profissional do gestor esportivo. Pensar a Prática, [s.l.], v. 20, n. 3, p. 594, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/45294. Acesso em: 14 abr. 2025. 

Sobre as competências do gestor esportivo, analise as opções a seguir: 

  1. Liderança. 
  2. Planejamento. 

III. Relações públicas. 

  1. Tomada de decisão. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

II e IV, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

I, II, III e IV. 

6ª QUESTÃO 

about:blank 3/7

05/05/25, 10:53 Unicesumar - Ensino a Distância 

Desde a construção de grandes obras na Antiguidade, a gestão de projetos tem evoluído continuamente, atingindo novos patamares de sofisticação e popularidade. No Brasil, os projetos e programas sociais esportivos (PPSE) integram o contexto das políticas públicas de esporte desde a década de 1980. Mediante o crescimento da demanda, tais iniciativas despertaram o interesse científico-acadêmico da área da Educação Física, especialmente nos últimos dez anos, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento na área. 

Fonte: KRAVCHYCHYN, C.; OLIVEIRA, A. A. B. de. Projetos e programas sociais esportivos no Brasil: uma revisão sistemática. Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1051-1065, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115343227016.pdf. Acesso em: 15 abr. 2025. 

Considerando o texto e as informações sobre os projetos esportivos, analise as afirmativas a seguir: 

I. Cada projeto esportivo que for elaborado deve ter sua especificidade e objetivo muito bem definido. II. Ao elaborar um projeto esportivo na mesma instituição, é importante desenvolver apenas um de cada vez para não dar conflito. 

III. Um projeto deve ser analisado do início ao fim, isso se chama “ciclo da vida do projeto” e é divido em três fases: princípio, intermediário e conclusão. 

IV. Algumas boas práticas são importantes para desenvolver um projeto de qualidade, como orçamento realista, gerenciar conflitos, ajustar prioridades e remover possíveis barreiras. 

É correto o que se afirma em:

 

ALTERNATIVAS 

I e IV, apenas. 

II e III, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

II, III e IV, apenas. 

7ª QUESTÃO 

O regulamento é um instrumento fundamental para a realização de eventos esportivos competitivos, como torneios, campeonatos e desafios, assegurando um desenvolvimento justo, organizado e dinâmico. 

Fonte: SANTOS, L. L. S. R. Gestão Esportiva. Maringá: UniCesumar, 2021. 

Considerando o texto e as informações sobre a utilização do regulamento, analise afirmativas a seguir: 

  1. Um regulamento de evento esportivo deve apresentar objetividade. 
  2. O regulamento de um evento esportivo deve ter clareza em sua descrição. 

III. O regulamento de evento esportivo deve ser de uso restrito da equipe de organização do evento. IV. O regulamento de um evento esportivo deve abranger todos os itens relativos ao bom andamento do evento. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

about:blank 4/7

05/05/25, 10:53 Unicesumar - Ensino a Distância 

I e IV, apenas. 

II e III, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e IV, apenas. 

II, III e IV, apenas.

 

8ª QUESTÃO 

Inicialmente, a prática esportiva era sustentada por clubes sociais, cujos membros arcavam com os custos. Com a profissionalização do esporte, o financiamento se transformou, passando a incluir patrocínios e recursos públicos. No Brasil, os eventos esportivos, como competições e jogos, foram as primeiras ferramentas de marketing de grande impacto. 

Fonte: MORGAN, M. J.; SUMMERS, J. Marketing esportivo. São Paulo: Thomson, 2015. 

Considerando o texto e as informações a respeito dos objetivos do marketing esportivo, avalie as afirmativasa a seguir: 

  1. O marketing esportivo agrega valor à marca ou à imagem. 
  2. O marketing esportivo serve como ferramenta de comunicação. 

III. O marketing esportivo aumenta o reconhecimento por parte do público. 

  1. O marketing esportivo fortalece a imagem do atleta do produto ou da empresa. 

É correto o que se afirma em: 

ALTERNATIVAS 

I, apenas. 

II e IV, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

I, II, III e IV. 

9ª QUESTÃO 

about:blank 5/7

05/05/25, 10:53 Unicesumar - Ensino a Distância 

As rápidas mudanças tecnológicas e as novas preferências dos consumidores estão transformando o cenário da educação física. A integração de tecnologias como aplicativos de fitness e dispositivos wearable, o aumento da demanda por treinamentos on-line e a crescente conscientização sobre saúde mental e bem estar são algumas das tendências em destaque. Além disso, a diversificação e especialização em nichos de mercado, bem como a colaboração entre diferentes áreas, são estratégias essenciais para o sucesso dos profissionais. 

Fonte: BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: 

I. A demanda por opções de treinamento remoto e on-line diminuiu após o período de pandemia. II. A utilização de aplicativos de fitness e dispositivos wearables pelos profissionais de educação física é uma tendência impulsionada pelos avanços tecnológicos. 

III. A especialização em nichos de mercado permite que os profissionais de educação física se destaquem em áreas específicas e atendam a demandas específicas. 

IV. Os profissionais de educação física estão expandindo seus serviços para incluir programas que visam não apenas a forma física, mas também o bem-estar emocional e o controle do estresse. 

É correto o que se afirma em:

 

ALTERNATIVAS 

I e IV, apenas. 

II e III, apenas. 

III e IV, apenas. 

I, II e III, apenas. 

II, III e IV, apenas. 

10ª QUESTÃO 

A pandemia de COVID-19 acelerou a transformação do setor de fitness, impulsionando a adoção de tecnologias e métodos de treinamento inovadores. Segundo o estudo "Worldwide Survey of Fitness Trends for 2023", os dispositivos vestíveis, como smartwatches e monitores de frequência cardíaca, lideram as tendências. Além disso, o levantamento aponta para o crescimento do treinamento com pesos livres, exercícios ao ar livre e programas de fitness para idosos, evidenciando a necessidade de flexibilidade e inovação no setor. 

Fonte: FERREIRA, C. A. A.; PENA, F. G. O uso da tecnologia no combate ao covid-19: uma pesquisa documental. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 5, p. 27315-27326, maio 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10006. Acesso em: 15 abr. 2025. 

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 

  1. A pandemia de COVID-19 catalisou mudanças no setor de fitness, resultando em uma maior adoção de tecnologias vestíveis como a principal tendência para 2023. 

PORQUE 

  1. As tecnologias vestíveis, como relógios inteligentes e monitores de frequência cardíaca, tornaram-se populares devido à sua capacidade de monitorar diversos aspectos da saúde e do desempenho físico. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: 

about:blank 6/7

05/05/25, 10:53 Unicesumar - Ensino a Distância 

ALTERNATIVAS 

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

As asserções I e II são falsas. 

about:blank 7/7

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho