
MAPA - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2024 O Marketing envolve um conjunto de ações de relacionamento por parte das organizações, com vista à obtenção de benefícios à empresa e aos seus clientes. Cabe complementar que o Marketing busca atender e satisfazer as necessidades de consumidores, na medida em que se responsabilizam pela conexão entre organizações, ambiente, clientes e possíveis clientes, contribuindo, dessa forma, para a identificação de comportamentos, percepções e anseios. Sua aplicação em saúde é de extrema importância, já que os serviços de saúde são vistos como intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Nesse cenário, o Marketing contribui para adequada orientação em diferentes organizações, sejam elas privadas ou públicas, facilitando e ampliando horizontes dos serviços. O uso do Marketing em saúde assume, então, grande importância, tendo em vista que os serviços de saúde apresentam características como intangibilidade — não podem ser vistos, sentidos, cheirados, ouvidos e nem provados —, inseparabilidade — são produzidos, entregues e consumidos ao mesmo tempo —, variabilidade — nunca serão exatamente iguais — e perecibilidade — não podem ser estocados. Cabe destacar ainda que o Marketing faz parte da evolução da vida em sociedade. Hoje, pode ser definido como uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e fornecer valor para clientes e para gerenciar as relações com clientes, de modo que beneficiem a organização e os principais envolvidos. Fonte: SAGAZ, S. M.; LUCIETTO, D. A. Marketing Social Aplicado à Saúde Coletiva: definições, usos, aplicações e indicadores da produção científica brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo de Administração, v. 10, n. 3, p. 16–30, 2016. Perceba que, diante dos conceitos expostos, o Marketing voltado para o mercado de serviços é mais complexo em comparação com os produtos, já que, em serviços, existe a influência da intangibilidade. Nesta atividade, você, como futuro(a) profissional da área da saúde, precisa entender que o Marketing ocorrerá como um conjunto de estratégias que permitirá identificar as necessidades do seu público-alvo. Portanto, com base no texto apresentado e no conteúdo do livro da disciplina, responda a seguir: a) Cite os seis elementos do “Composto Promocional”. b) Discorra sobre o “Marketing direto", segundo Kotler e Armstrong (KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.). c) Descreva a essência e a importância do elemento “Promoção” do Composto de Marketing. Orientações para desenvolver sua atividade MAPA: 1. Leia o livro da disciplina. 2. Assista às aulas conceituais e ao vivo. 3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade.Link: https://www.youtube.com/watch?v=_gdakOdr89k (copie e cole o link no seu navegador de internet). 4. Baixe o "Modelo de Entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados. 5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA. 6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação. 7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas. *Esta atividade faz parte da composição de notas para a recuperação de sua média na disciplina. Sua realização é muito importante.
MAPA - FUNDAMENTOS DE MARKETING - 51_2024 O Marketing envolve um conjunto de ações de relacionamento por parte das organizações, com vista à obtenção de benefícios à empresa e aos seus clientes. Cabe complementar que o Marketing busca atender e satisfazer as necessidades de consumidores, na medida em que se responsabilizam pela conexão entre organizações, ambiente, clientes e possíveis clientes, contribuindo, dessa forma, para a identificação de comportamentos, percepções e anseios. Sua aplicação em saúde é de extrema importância, já que os serviços de saúde são vistos como intangíveis, inseparáveis, variáveis e perecíveis. Nesse cenário, o Marketing contribui para adequada orientação em diferentes organizações, sejam elas privadas ou públicas, facilitando e ampliando horizontes dos serviços. O uso do Marketing em saúde assume, então, grande importância, tendo em vista que os serviços de saúde apresentam características como intangibilidade — não podem ser vistos, sentidos, cheirados, ouvidos e nem provados —, inseparabilidade — são produzidos, entregues e consumidos ao mesmo tempo —, variabilidade — nunca serão exatamente iguais — e perecibilidade — não podem ser estocados. Cabe destacar ainda que o Marketing faz parte da evolução da vida em sociedade. Hoje, pode ser definido como uma função organizacional e um conjunto de processos para criar, comunicar e fornecer valor para clientes e para gerenciar as relações com clientes, de modo que beneficiem a organização e os principais envolvidos. Fonte: SAGAZ, S. M.; LUCIETTO, D. A. Marketing Social Aplicado à Saúde Coletiva: definições, usos, aplicações e indicadores da produção científica brasileira. Revista Pensamento Contemporâneo de Administração, v. 10, n. 3, p. 16–30, 2016. Perceba que, diante dos conceitos expostos, o Marketing voltado para o mercado de serviços é mais complexo em comparação com os produtos, já que, em serviços, existe a influência da intangibilidade. Nesta atividade, você, como futuro(a) profissional da área da saúde, precisa entender que o Marketing ocorrerá como um conjunto de estratégias que permitirá identificar as necessidades do seu público-alvo. Portanto, com base no texto apresentado e no conteúdo do livro da disciplina, responda a seguir: a) Cite os seis elementos do “Composto Promocional”. b) Discorra sobre o “Marketing direto", segundo Kotler e Armstrong (KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.). c) Descreva a essência e a importância do elemento “Promoção” do Composto de Marketing. Orientações para desenvolver sua atividade MAPA: 1. Leia o livro da disciplina. 2. Assista às aulas conceituais e ao vivo. 3. Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade.Link: https://www.youtube.com/watch?v=_gdakOdr89k (copie e cole o link no seu navegador de internet). 4. Baixe o "Modelo de Entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados. 5. Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA. 6. Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação. 7. Evite plágio de informações, nesse caso, insira as referências utilizadas para consulta das respostas. *Esta atividade faz parte da composição de notas para a recuperação de sua média na disciplina. Sua realização é muito importante.
ATIVIDADE 1 - PRÁTICA PEDAGÓGICA: SABERES DIGITAIS - 51_2025
O avanço das tecnologias e recursos digitais têm despertado grande interesse nas pesquisas em educação e ensino. É inquestionável a contribuição desses avanços para os processos de ensino, aprendizagem e produção de conhecimento. Esse próprio texto, redigido em um software instalado em um computador, possui referências bibliográficas que vão além de livros físicos, incluindo artigos e textos acadêmicos acessados, editados e indexados em plataformas online, disponíveis a qualquer pessoa ao redor do mundo com apenas um clique. Embora seja indiscutível a contribuição dessas ferramentas tecnológicas para a produção de conhecimento na educação e sua utilização no ambiente escolar, é necessário considerar que essas mudanças ocorrem de forma exponencial e podem ser incorporadas ao cotidiano das pessoas sem uma reflexão profunda, intensificando os processos de alienação da sociedade tardo-moderna, conforme defendido por Hartmut Rosa (2022).
Fonte: BARBOSA, R. de O.; TAVEIRA, F. A. L.; PERALTA, D. A. Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica. Revista Pesquisa Qualitativa, [s. l.], v. 12, n. 30, p. 01-18, 2024. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/723. Acesso em: 23 jan. 2025.
A tecnologia tem transformado profundamente a educação, ampliando o acesso à informação e oferecendo novas ferramentas para o ensino. O uso de inteligências artificiais, como o ChatGPT, levanta questionamentos sobre os limites e as possibilidades da incorporação dessas tecnologias na prática pedagógica. Embora essas ferramentas possam auxiliar na produção de conteúdos, sua capacidade de substituir a experiência e a mediação do professor ainda é debatida. O avanço tecnológico não ocorre sem desafios. Entre os principais dilemas estão a dependência excessiva de respostas automatizadas, a perda da capacidade crítica dos alunos e os impactos da aceleração tecnológica no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é fundamental refletir sobre o papel dos saberes digitais na formação docente e na construção do conhecimento. Nesse contexto, é essencial que professores e alunos desenvolvam um olhar crítico sobre o uso dessas ferramentas, aproveitando seus benefícios sem perder a profundidade e a experiência que o ensino tradicional proporciona. A tecnologia deve ser vista como um suporte à prática pedagógica, e não como um substituto da vivência humana na educação.
Com base na leitura do artigo "Entre Respostas Digitais e Saberes Experienciais: O ChatGPT e a Educação em Perspectiva Crítica", discuta o impacto dos saberes digitais na prática pedagógica. Considere os avanços tecnológicos, os desafios éticos e as contribuições das ferramentas digitais no ensino. Argumente se a tecnologia pode substituir a experiência humana na educação ou se deve ser apenas um suporte ao ensino. Escreva um texto dissertativo-argumentativo de 15 a 20 linhas, fundamentando sua resposta com trechos do artigo lido e reflexões próprias. Lembre-se de fundamentar seu texto e colocar as referências no final, conforme as normas da ABNT.
Aproveitando que o tema é tecnologia e cultura digital, que tal fazer um teste rápido para saber se você é uma pessoa digital? Esse teste não é avaliativo, mas é necessário que você coloque o seu resultado no final da sua atividade:
Você é uma pessoa digital? Marque “X” em "Não" ou "Sim".
Você usa e-mail regularmente para comunicação pessoal ou profissional?
( ) NÃO
( ) SIM
Você realiza compras on-line pelo menos uma vez ao mês?
( ) NÃO
( ) SIM
Você usa redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) com frequência?
( ) NÃO
( ) SIM
Você já utilizou um aplicativo de banco ou carteira digital para fazer pagamentos?
( ) NÃO
( ) SIM
Você costuma assistir a vídeos ou consumir conteúdos digitais (YouTube, Netflix, podcasts)?
( ) NÃO
( ) SIM
Você prefere ler notícias e artigos on-line em vez de jornais ou revistas impressas?
( ) NÃO
( ) SIM
Você já usou serviços de armazenamento na nuvem (Google Drive, Dropbox, OneDrive)?
( ) NÃO
( ) SIM
Você utiliza assistentes virtuais ou inteligência artificial (Siri, Alexa, ChatGPT)?
( ) NÃO
( ) SIM
Você já trabalhou ou estuda de forma remota utilizando ferramentas digitais?
( ) NÃO
( ) SIM
Você protege suas senhas e dados pessoais utilizando autenticação em dois fatores ou gerenciadores de senhas?
( ) NÃO
( ) SIM
Resultado:
✅ Se respondeu "Sim" a seis ou mais perguntas: você pode ser considerado uma pessoa digital!
❌ Se respondeu "Sim" a menos de seis perguntas: você ainda não faz parte totalmente do mundo digital.
Quantos SIM e NÃO você ASSINALOU?
SIM:
NÃO:
PELAS SUAS RESPOSTAS, VOCÊ É CONSIDERADO COMO UMA PESSOA DIGITAL?

Olá, somos a Prime Educacional!
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.


