
MAPA - ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA - 51_2025 Suponha que você acabou de realizar uma avaliação física do seu estudante e está avaliando alguns resultados encontrados. As informações que você obtém estão descritas a seguir: Adulto (masculino) Condição de saúde: saudável Idade: 20 anos Peso corporal: 78kg Estatura: 174cm Frequência cardíaca máxima: 179bpm Pressão arterial sistólica/ diastólica: 130/80mmHg 1. Considerando todas as informações que você obteve e que estão descritas, responda: qual indicador você pode utilizar para identificar o estado nutricional do seu aluno? 2. Considerando todas as informações que você obteve e que estão descritas, e que o seu aluno é um adulto saudável, indique pelo menos quatro indicadores que podem influenciar a condição de “saudável” do aluno: 3. Considerando todas as informações que você obteve e que estão descritas, e sabendo que o seu aluno é um adulto saudável, indique dois testes de campo mais indicados para estimar o VO2máx do aluno: 4. Descreva o porquê é importante avaliar a frequência cardíaca máxima do seu aluno: ATENÇÃO - A atividade deverá ser realizada individualmente. - Você deverá entregar essa atividade por meio deste arquivo MODELO MAPA. - Utilize o livro da disciplina de Atividade Física e Qualidade de vida em formato PDF, disponível para baixar no ambiente da disciplina. - Atividades plagiadas (cópias parciais ou total) serão ZERADAS. - Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
MAPA - ATIVIDADE FISICA E QUALIDADE DE VIDA - 51_2025 Suponha que você acabou de realizar uma avaliação física do seu estudante e está avaliando alguns resultados encontrados. As informações que você obtém estão descritas a seguir: Adulto (masculino) Condição de saúde: saudável Idade: 20 anos Peso corporal: 78kg Estatura: 174cm Frequência cardíaca máxima: 179bpm Pressão arterial sistólica/ diastólica: 130/80mmHg 1. Considerando todas as informações que você obteve e que estão descritas, responda: qual indicador você pode utilizar para identificar o estado nutricional do seu aluno? 2. Considerando todas as informações que você obteve e que estão descritas, e que o seu aluno é um adulto saudável, indique pelo menos quatro indicadores que podem influenciar a condição de “saudável” do aluno: 3. Considerando todas as informações que você obteve e que estão descritas, e sabendo que o seu aluno é um adulto saudável, indique dois testes de campo mais indicados para estimar o VO2máx do aluno: 4. Descreva o porquê é importante avaliar a frequência cardíaca máxima do seu aluno: ATENÇÃO - A atividade deverá ser realizada individualmente. - Você deverá entregar essa atividade por meio deste arquivo MODELO MAPA. - Utilize o livro da disciplina de Atividade Física e Qualidade de vida em formato PDF, disponível para baixar no ambiente da disciplina. - Atividades plagiadas (cópias parciais ou total) serão ZERADAS. - Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
ATIVIDADE 1 - BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA - 51_2025
Observe o trecho do artigo “Molecular aspects of ABO Blood Group System” publicado na Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia em 2003:
O sistema ABO é o mais importante grupo sanguíneo na medicina transfusional. O gene ABO codifica as glicosiltransferases responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os convertem ao antígeno A ou B respectivamente. A estrutura do DNA dos três principais alelos do sistema ABO, A, B e O foi primeiramente descrita em 1990. Os avanços da genética molecular permitiram o entendimento da base molecular dos genes ABO e o conhecimento do polimorfismo dos alelos comuns a esse locus.
Conhecer o tipo sanguíneo de uma pessoa é fundamental para que transfusões ocorram de maneira adequada. A administração de um sangue incorreto, por exemplo, pode causar uma ocorrência denominada de reação hemolítica aguda, que provoca a destruição das hemácias (hemólise) do sangue recebido, dor lombar, febre, hipotensão, náusea e falta de ar no paciente. Quando não tratada adequadamente, a pessoa que sofreu a transfusão pode morrer em decorrência desse processo.
Fonte: Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-8484200.... Acesso em 06 ago. 2024.
Com base nos conhecimentos adquiridos na disciplina de Biologia e Bioquímica Humana, construa um pequeno texto explicando como o sistema ABO está relacionado com a expressão de marcadores moleculares na membrana plasmática. Inclua em seu texto os carboidratos da membrana e os casos de incompatibilidade na transfusão pelos anticorpos que possuímos (não é necessário falar da produção).

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