O primeiro Código Penal da República brasileira foi promulgado em 1890, dois anos depois de abolida a escravidão no país. A primeira Constituição republicana foi promulgada em 1891.

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DESCRIÇÃO

O primeiro Código Penal da República brasileira foi promulgado em 1890, dois anos depois de abolida a escravidão no país. A primeira Constituição republicana foi promulgada em 1891.

QUESTÃO 4
Leia o excerto abaixo:

O primeiro Código Penal da República brasileira foi promulgado em 1890, dois anos depois de abolida a escravidão no país. A primeira Constituição republicana foi promulgada em 1891. O fato de o Código Penal ter sido promulgado antes da Constituição evidencia a preocupação de estabelecer o controle da ordem social e instituir mecanismos de identificação e punição do crime, antes mesmo que qualquer novo regime jurídico fosse pensado para o novo Estado Nacional. O Código de 1890 valeu durante toda a Primeira República e criminalizou práticas sociais ligadas aos escravizados recém-libertos, como a capoeira, e seus ritos religiosos. A maioria dessas pessoas foi expulsa das fazendas onde trabalhava e ficou desempregada. A Constituição de 1891 também não trouxe nenhuma lei para promover a igualdade social para os ex-escravizados [...].

MACHADO, Igor J. R.; AMORIM, Henrique; GRECCO, Fabiana S.; GALASTRI, Leandro. RODRIGUES, Cassiano T.; SILVA, Glaydson, J.; Contexto e Ação: trabalho e sociedade. Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – p. 66. Ensino Médio. São Paulo: Scipione, 2020.
A partir da leitura e análise do excerto podemos observar que existem algumas possibilidades de explorarmos a temática dentro da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas ao longo do Novo Ensino Médio. Todavia, para que isso ocorra é necessário que saibamos quais competências e mesmo habilidades temos condições de trabalhar utilizando este recurso textual. Tomando por base esta discussão, analise as afirmações em destaque, considerando-as com (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) uma das competências específicas da área que podemos explorar é a número quatro que debate acerca das relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas.
( ) a competência número cinco que busca reconhecer e combater as diversas formas de desigualdade e violência, adotando princípios éticos e democráticos, também é uma opção viável de análise.
( ) dentre as opções de habilidades que podemos utilizar, podemos colocar em destaque a identificação e discussão dos múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos.
( ) o texto em destaque reproduz um período histórico do Brasil e coloca em pauta questões relacionadas a jurisdição, ao trabalho, a liberdade e a cidadania, sendo uma opção apenas para as discussões presentes nas disciplinas de História e Sociologia.

Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de afirmações verdadeiras (V) e falsas (F):

Alternativas

 Alternativa 1 - F, V, F, V.

 Alternativa 2 - V, V, F, F.

 Alternativa 3 - F, F, F, V.

 Alternativa 4 - V, V, V, V.

 Alternativa 5 - V, V, V, F.

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