Observa-se que os desafios no ambiente escolar têm sido cada vez maiores na atualidade. Não se trata apenas de oportunizar aos alunos o conhecimento dos conteúdos das disciplinas, mas, também, possibilitar

R$0,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Observa-se que os desafios no ambiente escolar têm sido cada vez maiores na atualidade. Não se trata apenas de oportunizar aos alunos o conhecimento dos conteúdos das disciplinas, mas, também, possibilitar

QUESTÃO 3
Observa-se que os desafios no ambiente escolar têm sido cada vez maiores na atualidade. Não se trata apenas de oportunizar aos alunos o conhecimento dos conteúdos das disciplinas, mas, também, possibilitar que eles “[...] desenvolvam as habilidades para operá-los, revê-los, transformá-los e redirecioná-los em sociedade e as atitudes sociais - cooperação, solidariedade, ética -, tendo sempre como horizonte colocar os avanços da civilização a serviço da humanização da sociedade” (PIMENTA, 1993, p.79). Diante desse entendimento, a instituição de ensino passa a ser percebida como um espaço de possibilidades, contribuindo para o processo de humanização do aluno, conhecedor de sua realidade.
PIMENTA, Selma Garrido. Questões sobre a organização do trabalho na escola. Disponível em: <https://www.crmario covas.sp.gov.br/pdf/ideias_16_p078-083_c.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2021.
Considerando o papel humanizador da escola perante a realidade de seu alunado, analise as afirmativas abaixo:

I. Por intermédio da escola as pessoas potencializam atitudes e hábitos, conhecem ideias e conceitos, absorvem valores e tradições presentes na sociedade. Portanto, a escola favorece a socialização das pessoas, visto que oportuniza o convívio com pessoas de orientações sexuais, de religião e de etnias diferentes.
II. A escola busca tornar as pessoas sujeitos incapazes de se adaptarem à realidade social. Portanto, ela intensifica o individualismo com objetivo de atenuar as diferenças e de preparar individualmente o sujeito para o mercado de trabalho. Pois, só assim, as pessoas terão condições de enfrentar o competitivo cenário trabalhista atual.
III. A escola é uma instituição que busca pelo desenvolvimento intelectual e social das pessoas. Portanto, a escola procura possibilitar aos alunos o domínio do conhecimento científico e cultural, devendo socializar o saber sistematizado, potencializar capacidades cognitivas e operativas, que contribuam para a conquista dos direitos de cidadania.
IV. A diversidade cultural, econômica e social do Brasil, exige da instituição escolar o entendimento da realidade em que vivem os alunos, condição imprescindível para que eles possam se reconhecer como parte integrante dessa realidade social.

É correto o que se afirma em:

Alternativas

 Alternativa 1 - I, apenas.

 Alternativa 2 - II, apenas.

 Alternativa 3 - IV, apenas.

 Alternativa 4 - II e III, apenas.

 Alternativa 5 - I, III e IV, apenas. (Gabarito Oficial)

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho