Importante: Ao desenvolver o fluxograma, apresente os pontos que, em sua opinião, devem ocorrer a aprovação ou não da etapa do processo.

R$60,00
Adicicionar ao Checkout
Categorias: 
Tags: 
DESCRIÇÃO

Importante: Ao desenvolver o fluxograma, apresente os pontos que, em sua opinião, devem ocorrer a aprovação ou não da etapa do processo.

MAPA - EPROD - GESTÃO DA QUALIDADE - 54_2024

Instruções de entrega:

- Esta é uma atividade de entrega INDIVIDUAL.

- Trabalhos com cópias indevidas integrais ou parciais de outros alunos, ou da Internet terão desconto na nota final.

- A sua resolução deve ser feita utilizando um documento de texto, pois ao final da sua atividade, você irá entregar apenas UM ARQUIVO com suas respostas. O arquivo a ser entregue deve ser dos formatos DOC / DOCX ou PDF.

- Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em PDF para evitar incompatibilidades.

- Se você fez a atividade (ou parte dela) a mão, você deve digitalizar ou tirar fotos da sua atividade e colocar estas imagens dentro do seu arquivo de resposta que será entregue.

- O arquivo de resposta preenchido pode ter quantas páginas você precisar para respondê-lo.

- Coloque um nome simples no seu arquivo para não se confundir no momento de envio.

- Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que você está enviando o arquivo correto! É a atividade da disciplina certa? Uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir se está de acordo com o arquivo entregue.

- ATIVIDADE MAPA: GESTÃO DA QUALIDADE -

​Iniciemos esta atividade pensando na seguinte questão:

Quão comprometida as empresas estão sobre a qualidade de seus produtos e processos?

As empresas, em sua maioria, embora afirmem a qualidade de seus produtos, nem sempre tem qualidade em seus processos. Gerir a qualidade de uma empresa requer organização, conhecimento dos processos e das normas que estabelecem os requisitos para a gestão da qualidade, neste caso, a Norma ABNT NBR ISO 9001.

Imagine a seguinte situação: Uma empresa fabricante de móveis, especializada em mesas, cadeiras e armários para escritório. No processo, os móveis são fabricados por pessoas experientes, os equipamentos têm tecnologia moderna, o sistema informatizado de gestão tem a estrutura MRP, entre outros. No entanto, a empresa não tem procedimentos operacionais padrão, registros de processos, tampouco tem estabelecido indicadores da qualidade para seus produtos e processos. O maior problema desta empresa é o processo de montagem dos kits, que retornam reclamações de clientes e profissionais de montagem de móveis, pois ora faltam peças, a furação não bate, os dispositivos de fixação não têm padrão dimensional, entre outros.

 

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

Diante do exposto, como garantir a qualidade dos processos e produtos de uma empresa como a citada no exemplo?

O que não se controla, não tem como garantir se o que se fabrica tem de fato a qualidade que se vende. O maior patrimônio de uma empresa são os seus clientes. Assim, um cliente insatisfeito, pontua negativamente para a empresa.

Você já teve a experiência de mapear um processo de fabricação? Se não, você terá a oportunidade de exercitar esta atividade importante a ser realizada para iniciar o processo de implementação ou manutenção da gestão da qualidade de uma empresa.

Está preparado? Então, vamos nessa.

Para esta atividade, inicio propondo a você as seguintes etapas:

1 - Assista ao vídeo: “Como é a produção de um móvel? Conheça a fábrica da Kappesberg”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XjmF5o3P0PA. Acesso em: 13 ago. 2024.

 

2 - Utilizando as ferramentas da qualidade, desenvolva um fluxograma do processo de fabricação de móveis apresentado no vídeo. 

Importante: Ao desenvolver o fluxograma, apresente os pontos que, em sua opinião, devem ocorrer a aprovação ou não da etapa do processo.

3 - Com base no vídeo, preencha o checklist a seguir, contendo os itens a serem verificados para aprovação ou não das etapas do processo que você considera importante para garantir a qualidade do produto.

  

Etapa do processo Conforme Não Conforme
     
     
     
     
     
     
     
     
     
     

Fonte: o autor.

 

4 - Com base nos itens anteriores, responda: em sua opinião, qual é a importância do mapeamento do processo para a gestão da qualidade? Justifique sua resposta em no máximo 5 linhas.

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
FEEDBACKS
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho