
MAPA - GPV - PROMOÇÕES E PRECIFICAÇÃO PARA LOJAS E PONTOS DE VENDA - 54_2024 Conhecer as regras e as leis para a publicidade já é um desafio em si. Conforme Santos (2008, p. 12), o sistema de regulamentação e fiscalização da atividade publicitária no Brasil é exercido por duas diferentes entidades. A primeira delas é o Estado soberano que, atua na publicidade com seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O segundo sistema, considerado alternativo, é o exercido pelo próprio setor publicitário por meio do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – a exemplos de normas temos a Lei Federal n° 4.680/1965, que rege o exercício da profissão de publicidade e propaganda no Brasil, e também os Códigos de Ética, os Códigos de Autorregulamentação e o Código de Defesa do Consumidor. De um modo geral, por mais que os cidadãos geralmente não tenham profundo conhecimento das leis e códigos.são capazes de identificar quando uma situação está incorreta. Tal atitude decorre além do acesso a informação, mais também por conta do bom senso social que, é um guia importante daquilo que pode ou não ser veículado em publicidade on-line, embora o conhecimento das leis e códigos seja essencial. SANTOS, R. F. A eficiência do CONAR na regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas no Brasil. Monografia (TCC) - Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. Escola de Comunicação das Faculdades Integradas do Brasil. Curitiba, 2008. Compreendendo tais aspectos, pense na seguinte situação: Você é diretor geral de uma agência de publicidade, e um importante cliente, uma empresa de filmes de streaming, VIVOFLIX, solicitou uma campanha para divulgação dos seus filmes para o dia da mulher nas redes sociais, a fim de promover uma sessão de protagonistas femininas. Tal campanha foi criada pelo gerente de criação com publicações que continham mulheres seminuas com o título: " O poder de chamar atenção sempre foi delas, e agora elas vão também te persuadir na VIVOFIX com a sessão especial para o Dia Internacional da Mulher." O post foi publicado nas redes sociais Instagram e Facebook, e a empresa VIVOFLIX acabou sendo autuada e penalizada pelos órgãos de fiscalização que solicitaram a imediata suspensão da campanha, pois o post viralizou e foi compartilhado até mesmo por menores de 18 anos. Pensando nessa situação hipotética, você, atuante como diretor da agência, precisa utilizar a situação apresentada em uma reunião junto com a equipe de criação de modo a destacar quais foram os erros cometidos. Lembre-se na necessidade de justificar a sua resposta, afinal a equipe precisa compreender. Além disso, aborde se a suspensão da campanha foi uma atitude correta. Lembrando que a ATIVIDADE MAPA deve ser desenvolvida no Formulário Padrão. Esse formulário pode ser baixado na plataforma STUDEO, na aba Material da Disciplina. Bons Estudos!
MAPA - GPV - PROMOÇÕES E PRECIFICAÇÃO PARA LOJAS E PONTOS DE VENDA - 54_2024 Conhecer as regras e as leis para a publicidade já é um desafio em si. Conforme Santos (2008, p. 12), o sistema de regulamentação e fiscalização da atividade publicitária no Brasil é exercido por duas diferentes entidades. A primeira delas é o Estado soberano que, atua na publicidade com seus três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O segundo sistema, considerado alternativo, é o exercido pelo próprio setor publicitário por meio do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – a exemplos de normas temos a Lei Federal n° 4.680/1965, que rege o exercício da profissão de publicidade e propaganda no Brasil, e também os Códigos de Ética, os Códigos de Autorregulamentação e o Código de Defesa do Consumidor. De um modo geral, por mais que os cidadãos geralmente não tenham profundo conhecimento das leis e códigos.são capazes de identificar quando uma situação está incorreta. Tal atitude decorre além do acesso a informação, mais também por conta do bom senso social que, é um guia importante daquilo que pode ou não ser veículado em publicidade on-line, embora o conhecimento das leis e códigos seja essencial. SANTOS, R. F. A eficiência do CONAR na regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas no Brasil. Monografia (TCC) - Curso de Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda. Escola de Comunicação das Faculdades Integradas do Brasil. Curitiba, 2008. Compreendendo tais aspectos, pense na seguinte situação: Você é diretor geral de uma agência de publicidade, e um importante cliente, uma empresa de filmes de streaming, VIVOFLIX, solicitou uma campanha para divulgação dos seus filmes para o dia da mulher nas redes sociais, a fim de promover uma sessão de protagonistas femininas. Tal campanha foi criada pelo gerente de criação com publicações que continham mulheres seminuas com o título: " O poder de chamar atenção sempre foi delas, e agora elas vão também te persuadir na VIVOFIX com a sessão especial para o Dia Internacional da Mulher." O post foi publicado nas redes sociais Instagram e Facebook, e a empresa VIVOFLIX acabou sendo autuada e penalizada pelos órgãos de fiscalização que solicitaram a imediata suspensão da campanha, pois o post viralizou e foi compartilhado até mesmo por menores de 18 anos. Pensando nessa situação hipotética, você, atuante como diretor da agência, precisa utilizar a situação apresentada em uma reunião junto com a equipe de criação de modo a destacar quais foram os erros cometidos. Lembre-se na necessidade de justificar a sua resposta, afinal a equipe precisa compreender. Além disso, aborde se a suspensão da campanha foi uma atitude correta. Lembrando que a ATIVIDADE MAPA deve ser desenvolvida no Formulário Padrão. Esse formulário pode ser baixado na plataforma STUDEO, na aba Material da Disciplina. Bons Estudos!
MAPA - IMF- PRODUTOS DE RENDA VARIÁVEL E FUNDOS IMOBILIÁRIOS - 54_2024
Para explorar de forma prática o conteúdo aprendido, vamos analisar e resolver um exercício sobre o INDICADORES DE ANÁLISE DE DIVIDENDOS. Para isto, você deve:
Passo 1: Leia o Texto
Passo 2: Analisar a situação problema da atividade
Passo 3: resolver o exercício
Passo 1: Leia o Texto
Analistas projetam aumento de dividendos da Itaúsa (ITSA4) para 2025 e elevam preço-alvo das ações
por Murilo Melo
As projeções para os dividendos da Itaúsa (ITSA4) em 2025, segundo análise do Banco Safra, sugerem um cenário de expectativa positiva. Essas estimativas refletem não apenas a performance financeira da empresa, mas também indicadores macroeconômicos e mudanças estratégicas recentes, afirma relatório da instituição.
Os estrategistas dizem que a venda da participação na XP Inc. ano passado proporcionou à Itaúsa uma significativa injeção de liquidez, permitindo que a empresa reduzisse sua alavancagem e fortalecesse sua posição financeira. Esse movimento estratégico, diz o Safra, aliado a um ambiente de queda nas taxas de juros, sinaliza um potencial aumento nos dividendos para os acionistas.
Além das perspectivas de dividendos do Itaúsa, o relatório aborda a importância da gestão eficiente de recursos e alocação de capital para garantir o crescimento sustentável da empresa. A estratégia de investimento da Itaúsa, analisa o banco, continua focada em oportunidades que ofereçam retornos consistentes e estejam alinhadas com seus objetivos de negócios.
Fonte: https://www.suno.com.br/noticias/itausa-itsa4-dividendos-projecao-safra-mm/
Passo 2: Analisar a situação problema da atividade
Com base no texto acima suponha que o histórico de dividendos do Itaúsa nos últimos anos foram:
Histórico de dividendos e análise (2019-2023)
Ano | Dividendos em Março | Dividendos em Outubro |
2019 | R$ 0,010 por ação. | R$ 0,015 por ação. |
2020 | R$ 0,020 por ação. | R$ 0,022 por ação. |
2021 | R$ 0,030 por ação. | R$ 0,033 por ação. |
2022 | R$ 0,031 por ação. | R$ 0,035 por ação. |
2023 | R$ 0,040 por ação | R$ 0,044 por ação |
Suponha que o histórico de preço das ações do Itaúsa nos últimos anos foram:
Histórico de preço das ações (2019-2023)
Ano | Preço das ações em Março | Preço das ações Outubro |
2019 | R$ 5,20 por ação. | R$ 5,30 por ação. |
2020 | R$ 5,6 por ação. | R$ 5,8 por ação. |
2021 | R$ 6,13 por ação. | R$ 6,7 por ação. |
2022 | R$ 7,5 por ação. | R$ 7,8 por ação. |
2023 | R$ 8,6 por ação | R$ 8,9 por ação |
Elaborado pela professora, 2024.
Passo 2: AÇÃO - Realização e envio da atividade
Com base nas informações apresentada acima calcule:
a) Calcule o valor do Dividend Yield (Rendimento de Dividendos) para cada período apresentado e faça uma análise do histórico de pagamento de dividendos e seu rendimento.
b) Suponha que em Outubro de 2023 o Lucro Líquido da Itaúsa S.A foi de R$ 14.10 bilhões e que o valor dos dividendos distribuídos foi de R$ 7,9 bilhões , calcule o valor Payout Ratio (Taxa de Distribuição) da empresa.
Veja o VÍDEO EXPLICATIVO da atividade MAPA, gravado pela Professora Juliana Franco Afonso
Agora é com você. Bom estudo!

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