Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo

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DESCRIÇÃO

Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo

MAPA - LET - PRODUÇÃO TEXTUAL I - 54_2024

 

Como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, você precisará trabalhar com diferentes textos em sala de aula. Partindo desse pressuposto, imagine que escolheu o texto dissertativo que se encontra abaixo para o desenvolvimento de uma atividade relacionada aos fatores de textualidade, leia o texto dissertativo:

 

No filme “Matrix“, clássico do gênero ficção científica, o protagonista Neo é confrontado pela descoberta de que o mundo em que vive é, na realidade, uma ilusão construída a fim de manipular o comportamento dos seres humanos, que, imersos em máquinas que mantêm seus corpos sob controle, são explorados por um sistema distópico dominado pela tecnologia. Embora seja uma obra ficcional, o filme apresenta características que se assemelham ao atual contexto brasileiro, pois, assim como na obra, os mecanismos tecnológicos têm contribuído para a alienação dos cidadãos, sujeitando-os aos filtros de informações impostos pela mídia, o que influencia negativamente seus padrões de consumo e sua autonomia intelectual.

Em princípio, cabe analisar o papel da internet no controle do comportamento sob a perspectiva do sociólogo contemporâneo Zygmunt Bauman. Segundo o autor, o crescente desenvolvimento tecnológico, aliado ao incentivo ao consumo desenfreado, resulta numa sociedade que anseia constantemente por produtos novos e por informações atualizadas. Nesse contexto, possibilita-se a ascensão, no meio virtual, de empresas que se utilizam de algoritmos programados para selecionar o conteúdo a ser exibido aos internautas com base em seu perfil socioeconômico, oferecendo anúncios de produtos e de serviços condizentes com suas recentes pesquisas em sites de busca ou de compras. Verifica-se, portanto, o impacto da mídia virtual na criação de necessidades que fomentam o consumo entre os cidadãos.

Ademais, a influência do meio virtual atinge também o âmbito intelectual. Isso ocorre na medida em que, ao ter acesso apenas ao conteúdo previamente selecionado de acordo com seu perfil na internet, o indivíduo perde contato com pontos de vista que divergem do seu, o que compromete significativamente a construção de seu senso crítico e de sua capacidade de diálogo. Dessa maneira, surge uma massa de internautas alienados e despreocupados em checar a procedência das informações que recebem, o que torna ambiente virtual propício à disseminação das chamadas “fake news”.

Assim, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação, em parceria com a mídia, na educação da população — especialmente dos jovens, público mais atingido pela influência digital — acerca da necessidade do posicionamento crítico quanto ao conteúdo exposto e sugerido na internet. Isso deve ocorrer por meio da promoção de palestras, que, ao serem ministradas em escolas e universidades, orientem os brasileiros no sentido de buscar informação em fontes variadas, possibilitando a construção de senso crítico. Além disso, cabe às entidades em governamentais a elaboração de medidas que minimizem os efeitos das propagandas que visam incentivar o consumismo. Dessa forma, será possível tornar o meio virtual um ambiente mais seguro e democrático para a população brasileira.

Fonte: SOUZA, G. M. Gêneros Textuais nos contextos dos vestibulares paranaenses: uma abordagem teórica e prática. [s.l.]: Sarandi, 2021. Acesso em: 29 nov. 2024.

 

Depois da leitura desse texto, você deverá elaborar um texto expositivo, com no mínimo 15 linhas e no máximo uma lauda, demonstrando como desenvolver um trabalho em sala de aula que se possa estudar três fatores de textualidade, fazendo uso da dissertação disposta anteriormente. Cabe destacar que, de acordo com Beaugrande; Dressler (1981) apud Marcuschi (2008) são sete fatores/critérios da textualidade e suas respectivas linhas de orientação: coerência e coesão (fatores orientados pelo próprio texto e de natureza linguística e conceitual); a intencionalidade e a aceitabilidade (orientados pelo aspecto psicológico); a informatividade (critério orientado pelo aspecto comunicacional); e a situacionalidade e a intertextualidade, que são orientados pelo aspecto sociodiscursivo. Esses cinco últimos são de natureza social e pragmática.

 

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