
A qualidade passou a fazer parte da estratégia das organizações, o que a torna um requisito essencial
A qualidade passou a fazer parte da estratégia das organizações, o que a torna um requisito essencial
ATIVIDADE 1 - GQ - CUSTOS DA QUALIDADE - 54_2024
A qualidade passou a fazer parte da estratégia das organizações, o que a torna um requisito essencial para auxiliar a empresa a salvaguardar vantagem competitiva, visando sua permanência, manutenção e continuidade no mercado atuante. Já o conhecimento sobre os Custos da Qualidade ainda se encontra limitado no nosso país, crescendo em pequenos passos, quando comparado aos estudos internacionais.
Dessa forma, qual seria o valor que uma empresa estaria disponível a pagar pela qualidade de seus produtos? O quanto é prejudicado o resultado de uma organização em função da ausência de qualidade em seus produtos, serviços e processos organizacionais? Quais os pontos que representariam maiores perdas para a empresa? Como justificar os projetos de investimentos em qualidade perante os acionistas, proprietários, bancos e outras instituições de fomento?
Nesse sentido, os chamados Custos da Qualidade são, reconhecidamente, uma das ferramentas da Gestão da Qualidade, e apresentam têm como principais objetivos: responder questões relativas à mensuração financeira da qualidade oferecida pela empresa, quantificar as perdas de oportunidades derivadas da baixa qualidade de seus produtos e serviços e, principalmente, direcionar e motivar os esforços de melhoria por meio de uma linguagem compreendida por todos na empresa: a linguagem monetária.
Fonte: LIMA, S. A.; RIBEIRO, M. S. Custos da qualidade: conceituação e abordagens CBC, 2010.
De modo geral, os Custos da Qualidade devem abranger todas as atividades com participação na qualidade dentro da empresa, fornecendo informações para comparar os investimentos em qualidade (inputs) com os resultados (outputs). Os inputs são os investimentos em prevenção e avaliação da qualidade e os outputs são os custos referentes às falhas internas e às falhas externas.
Logo, o estudo dos Custos da Qualidade contribui para a análise do desempenho da empresa, a programação das atividades da equipe de qualidade para uma máxima eficácia e uso mais efetivo dos recursos produtivos, a alocação realista de recursos para o esforço necessário de qualidade para se atingir os objetivos da empresa e a preparação de estimativas de custos para novos empreendimentos.
Fonte: TOLEDO, J. C. Conceitos sobre custos da qualidade. UFSC. 2002.
Desse modo, você foi convocado a esclarecer para sua equipe de trabalho as principais diferenças entre as categorias dos custos da qualidade. Para isso, ESCREVA UM PARÁGRAFO EXPLICATIVO DE ATÉ 5 (CINCO) LINHAS PARA CADA CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS DA QUALIDADE, DANDO 1 (UM) EXEMPLO AO FINAL PARA CADA UM, SENDO: CUSTOS DE PREVENÇÃO, CUSTOS DE AVALIAÇÃO, CUSTOS DE FALHAS INTERNAS E CUSTOS DE FALHAS EXTERNAS.

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